quinta-feira, 16 de junho de 2016

Estudo confirma teoria sobre primeira molécula da vida na Terra


Estudo confirma teoria sobre primeira molécula da vida na Terra


Um novo estudo confirma uma teoria proposta em 1986, que afirma que a primeira molécula de vida sobre a Terra poderia ter sido o ácido ribonucleico (RNA).


Pela primeira vez na história, os cientistas conseguiram ver em laboratório como se forma espontaneamente uma série de “tijolos” fundamentais do RNA, a partir de “ingredientes” simples e disponíveis na Terra. 

A chamada “Hipótese do mundo de RNA”, proposta pelo ganhador do prêmio Nobel e bioquímico americano Walter Gilbert já previa o que mais tarde foi confirmado: a possibilidade de que ingredientes químicos simples tenham dado origem a dois dos quatro “tijolos” fundamentais do RNA, o uracilo e a citosina.

Recentemente, os cientistas usaram diferentes ingredientes, como a aminopirimidina, cujos precursores foram detectados até mesmo no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, graças à missão Rosetta da Agência Espacial Europeia. 

“Agora temos um caminho que nos indica como usar moléculas simples que provavelmente estavam presentes na Terra primitiva”, afirmou um dos cientistas responsáveis. O próximo objetivo é unir os “tijolos” do RNA para formar um filamento completo. 


Fonte: Clarín 



Nenhum comentário:

Postar um comentário