quinta-feira, 25 de outubro de 2018

20 FATOS CURIOSOS SOBRE A VIDA DE PELÉ - O REI DO FUTEBOL

20 FATOS CURIOSOS SOBRE A VIDA DE PELÉ - O REI DO FUTEBOL


Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completou 78 anos em 23 de outubro de 2018. Em sua carreira, marcou história no futebol nacional e mundial. Em sua vida, participou de filmes, compôs músicas e se envolveu em várias polêmicas.




1 - Promessa cumprida
Desde pequeno, Pelé sempre teve uma forte ligação com o futebol. Aos nove anos, em uma história bastante conhecida, prometeu que ganharia uma Copa do Mundo para Dondinho, seu pai, logo após o Brasil perder para o Uruguai no Mundial de 1950. E não é que ele ganhou não só uma, mas três Copas do Mundo?




2 - Antes de ser Pelé...
Edson Arantes do Nascimento nem sempre foi chamado de Pelé. Recebeu o nome de Edson em homenagem ao inventor Thomas Edison. Seu primeiro apelido, dado pela família, era Dico. Só passou a ser chamado de Pelé na escola, pois pronunciava errado o nome de um dos seus ídolos no futebol, o goleiro Bilé, que jogava no Vasco da Gama




3 - Um craque precoce
Em 1958, com apenas 17 anos, Pelé foi artilheiro do Campeonato Paulista marcando 58 gols. No mesmo ano ele conquistou, junto com a seleção brasileira, a Copa do Mundo da Suécia, onde marcou cinco gols. É o campeão mais jovem da história das Copas do Mundo




4 - Pausa na carreira
Aos 18 anos, já reconhecido mundialmente, Pelé teve que dividir seu tempo entre o futebol e o serviço militar. Ele se alistou e serviu o Exército Brasileiro por seis meses no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Praia Grande (SP)




5 - Todos saúdam o rei
Em 25 de fevereiro de 1958 Pelé foi chamado de rei pela primeira vez, após triunfo do Santos por 5 a 3 contra o América (RJ) pelo Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã. Nessa partida, o jovem camisa 10 do Santos fez quatro gols e o jornalista Nelson Rodrigues escreveu uma crônica, onde classificava Pelé como rei do futebol




6 - De goleiro
Nem só de marcar gols foi feita a carreira de Pelé no futebol. Ele precisou jogar como goleiro do Santos em quatro partidas, devido a contusões ou expulsões dos titulares. A primeira vez foi em 1964 contra o Corinthians no Pacaembu em São Paulo. Depois ainda jogou como goleiro contra o Comercial (1969), Botafogo-PB (1969) e Baltimore-EUA (1973)




7 - O homem que parou uma guerra
Se alguém duvidava do "poder do futebol", depois do que aconteceu em 1969, na África, não havia mais nenhum questionamento. O Santos de Pelé realizou excursão no continente africano e jogou na República Democrática do Congo (à época chamado de Congo-Kinshasa), no Congo (que era Congo-Brazzaville) e na Nigéria (chamada de Biafra). Na segunda partida o juiz foi ameaçado pelo chefe de estado do Congo-Brazzaville, pois estava permitindo jogadas violentas contra o time de Pelé. Já no jogo em solo nigeriano, o amistoso do Santos fez parar uma guerra civil que já durava anos. Após a equipe de Pelé deixar a África, o conflito foi retomado.




8 - Rei dos cartões vermelhos?
Ser o melhor jogador de todos os tempos não impedia Pelé de colecionar cartões vermelhos. Ele foi expulso em treze partidas com a camisa do Santos. Um número considerado alto para um atleta de ataque




9 - O maior vencedor de Copas do Mundo
Nenhum outro jogador, até os dias atuais, venceu mais Copas do Mundo que Pelé. Foram três títulos (1958, 1962 e 1970) em quatro edições disputadas (ele também jogou em 1966).




10 - Gol 1.000
Existem muitas polêmicas a respeito dos mais de mil gols marcados por Pelé. No entanto, a famosa marca do milésimo gol aconteceu em 19 de novembro de 1969, em partida do Santos contra o Vasco, no Maracanã. Pelé fez, de pênalti, o tão famoso gol em cima do goleiro Andrada




11 - Formado em educação física
Na década de 1970, o rei do futebol se dedicou aos estudos e se formou em educação física pela Faculdade de Educação Física de Santos




12 - Nunca jogou na Europa
Pelé só jogou oficialmente por dois clubes na carreira: Santos e o New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde ficou de 1975 a 1977. O rei do futebol nunca defendeu nenhum clube europeu, algo impensável para grandes jogadores na atualidade.



13 - Aposentadoria
O rei do futebol teve três despedidas em sua carreira. A primeira foi da seleção brasileira, em jogo amistoso do Brasil com a Iugoslávia, no Maracanã, em 1971. A segunda, foi do Santos em 1974, na partida entre o time da baixada e a Ponte Preta. E a última foi em 1977, quando participou de um jogo festivo entre o New York Cosmos e o Santos.




14 - Carreira musical
Pelé esteve sempre ligado à música. Ele já compôs canções e até participou de um álbum em conjunto com a cantora Elis Regina em 1969. Mas a música mais conhecida de Pelé é "ABC", gravada em 1998 como parte da campanha Brasil em Ação, do governo federal, incentivando a alfabetização.




15 - O armário da Vila Belmiro
Um dos maiores mistérios que envolvem a carreira de Pelé é o armário na Vila Belmiro, sede do Santos FC. Depois que o rei se aposentou, ele nunca mais foi aberto, só Pelé tem a chave, e o Santos já informou que nunca irá mexer nele ou revelar o conteúdo do armário. O próprio Pelé disse que não há nada demais guardado por lá, mas não deixa de ser algo bem curioso.




16 - Rivalidade com Maradona
Enquanto os brasileiros defendem Pelé, os argentinos acreditam que Maradona é o maior jogador da História. Mas a rivalidade fica só nisso. Os dois têm boa relação, e Pelé já foi entrevistado por Maradona em um antigo programa de TV do ex-jogador argentino




17 - No cinema
Além da música e do futebol, outro lugar onde Pelé sempre apareceu foi o cinema. Ele foi ator em filmes como "Fuga para a Vitória" (1981), que tem Sylvester Stallone no elenco, e no longa nacional "Os Trombadinhas" (1979). Sua vida é tema de documentários como "Pelé Eterno" (2004) e "Pelé: O Nascimento de uma Lenda" (2016)



18 - Redes sociais
O rei do futebol é bastante ativo nas redes sociais. Sua conta no Twitter tem mais de 2 milhões de seguidores, enquanto a página oficial no Facebook é acompanhada por mais de 5 milhões de usuários.




19 - Polêmicas
Pelé é inquestionável no futebol, mas fora de campo já se envolveu em diversas polêmicas. Uma das principais foi na época da Copa das Confederações, em 2013. Ele disse: "Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil e vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue. Não vamos vaiar a seleção. Vamos apoiar até o final". A declaração não foi bem recebida. Outra treta famosa aconteceu com o jogador Romário em 2005. 

Pelé disse que o baixinho deveria encerrar a carreira e ouviu como resposta de Romário: "O Pelé calado é um poeta"



20 - A prisão do filho
Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé e também ex-jogador do Santos, já foi preso cinco vezes. Ele foi detido pela primeira vez em 2005, acusado de ter ligação com tráfico de drogas. Atualmente, Edinho cumpre pena de 12 anos e dez meses por lavagem de dinheiro na Penitenciária de Tremembé (SP)

Pelé - Ex-jogador de Futebol






Leia também:

01 - De que somos feitos ?

02 - Morre diretor de 'Garganta profunda'

03 - Restaurantes do Ar - Tecnologia

04 - Mozart, a Flauta Mágica

05 - Crocodilo-do-nilo - Nascido para matar

06 - O Gênio ataca de novo - Ficção Científica

07 - Site russo revela ameaça mundial escondida nos oceanos

08 - Zeptosegundo - cientistas medem o menor fragmento de tempo já registrado

09 - Por que ainda não utilizamos água salgada ? Especialistas explicam

10 - Dinheirama - A História do dinheiro

11 - Arco-iris Submarino - Natureza

12 - Projeto Super Nintendo Revolution usa USB para rodar Roms

13 - 20 Edições Inesquecíveis da Dragão Brasil

14 - Energia Diet - Ecologia

15 - Asteroide equivalente a nove navios deve passar pela Terra nesta sexta

16 - Cientistas encontram dois anfíbios pré-históricos no Piauí e no Maranhão

17 - 20 Anos de Street Fighter II

18 - Postagem Populares - Novembro de 2014

19 - 16 Documentários Indicados - OUTUBRO DE 2013

20 - Matemático que solucionou problema de 357 anos recebe o prêmio Abel

21 - Japoneses participam de festival do culto ao pênis

22 - O Tesouro da Serra dos Carajás - Geologia

23 - Supercondutores, receita francesa para alcançar um recorde - Tecnologia

24 - A História do D&D (e da TSR) - RPG

25 - Ecologia à moda da casa - Ambiente

26 - 2015, três odisseias no espaço

27 - O incrível Zôo do Ar - Aerobiologia

28 - Descoberto por astecas, chiclete foi 'mau hábito' por séculos

29 - Agora você pode baixar qualquer ISO do Office ou do Windows

30 - A Face Oculta do Caos - Física



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

C=688,148










Nenhum comentário:

Postar um comentário