quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A História do D&D (e da TSR) - RPG



A História do D&D (e da TSR) - RPG


A LENDA GARY GYGAX
Gary Gygax, criador do Dungeons & Dragons, nasceu em 17 de julho de 1938 em Chicago, Illinois. Aos 5 anos o filho de imigrantes alemães começou a jogar cartas e, depois, xadrez. Instruído a jogar pela sua mãe, sua descoberta da fantasia e ficção científica através dos trabalhos de autores como Jack Vance e Robert E. Howard, acenderam em Gygax duas obsessões que definiram sua vida daquele ponto em diante: fantasia e jogos. Essas paixões eventualmente se combinaram na criação do Dungeons & Dragons, o pai dos RPG’s.


NASCE A ‘TSR’

Gygax e Don Kaye, mais tarde juntando-se a Blume e Arneson, formaram sua própria companhia em 1973, a qual eles chamaram de Tactical Studies Rules, depois, um clube de jogos local chamado de Lake Geneva Studies Association. Esta companhia foi formada para gerar um mercado para o “jogo de fantasia para ser jogado com papel e lápis” que eles renomearam para Dungeons & Dragons (depois de uma sugestão da esposa de Gygax, Mary)


A primeira aparição do jogo, na EasterCon de 1973, teve pouco tempo para ser avaliada durante aquele ano e sua primeira tiragem, de 1.000 cópias, foi oficialmente lançada (numa caixa branca) em janeiro de 1974. O jogo consistia em três livros: Men and Magic, Monsters and Treasures, e Wilderness & Dungeon Adventures. Foi recomendado que os compradores do jogo tivessem também uma cópia do Chainmail assim como uma do Avalon Hill, Outdoor Survival.



AS PRIMEIRAS CLASSES



Existiam então três classes: Fighting Man, Magic-user e Cleric. Os autores eventualmente decidiram por uma base do sistema de magias tirada dos livros de Jack Vence. Existiam também quatro raças diferentes: humanos, anões, hobbits, e elfos. Os protestos por parte de Tolkien causaram a mudança de hobbit para halfling, mais tarde.


POPULARIZAÇÃO E CENÁRIOS DE CAMPANHAS


Quando o jogo começou a tornar-se popular, depois do primeiro ano, foi decidido publicar alguns detalhes de campanhas dentro de algumas expansões para o jogo. 

Este produto foi o Grayhawk original. Grayhawk trouxe a classe Ladrão e continha notas para magias, monstros e mais. O Reino de Grayhawk mantinha um grande fã clube, e eles publicaram Blackmoor, que trouxe o Monge e o Assassino, e também incluía um módulo: Temple of the Frog. Então, veio o Eldritch Wizardry, que trouxe o Druida e os Psiônicos. O último livro dessas séries foi o Gods, Demigods, and Heroes, que apresentou vários panteões para serem usados no jogo.


O FIM FOI APENAS O INÍCIO

Livros lançados pela Ed. Abril no Brasil

Em 1975, Arneson e Gygax separaram seus caminhos e Don Kaye teve um infarto fulminante. A esposa de Kaye, junto com Gygax e Blume, decidiu desmanchar a companhia. Gygax e Blume vieram então a criar a TSR Hobbies, Inc. no final daquele ano.

Neste ponto, o jogo estava comprimido em muitas regras dentro de vários livros, suplementos e revistas. Gygax criou uma pilha de notas de campanhas e novas regras que ele queria adicionar ao jogo. Foi decidido então que uma nova edição do jogo deveria ser lançada, mas, ao invés de chamá-la de segunda edição e descontinuar a primeira, a TSR lançou o Advanced Dungeons & Dragons. Esta versão expandida e atualizada começou com o lançamento do Monster Manual em 1977. Este lançamento foi seguido em 1978 pelo Player’s Handbook e, em 1979, pelo Dungeon Master’s Guide. Em 1997, a Wizards of the Coast, Inc., publicadora do mundialmente famoso Magic: The Gathering, adiquiriu a TSR. Em 2000, a WotC publicou a terceira edição do Dungeons & Dragons, o todo refeito sucessor da segunda edição do Advanced Dungeons & Dragons e do básico Dungeons & Dragons.


A LINHA DO TEMPO

1966 – International Federation of Wargamers formada por Gary Gygax e outros jogadores.

1969 – Chainmail, escrito por Gary Gygax e Jeff Perren, é publicado pela Guidon Games.

1970 – Dave Arneson criou um cenário de batalha envolvendo o esgoto de um castelo.

1971 – Gary Gygax e Dave Arneson colaboraram com a criação do The Fantasy Game.

1972 – Gary Gygax e Don Kaye formaram uma companhia chamada Tactical Studies Rules.

1974 – Brian Blume ingressa na Tactical Studies Rules e traz financiamento para publicar o Dungeons & Dragons, originalmente chamado de The Fantasy Game.

– No ano seguinte, toda a primeira tiragem, de 1000 cópias, foi vendida.

1975 – Tactical Studies Rules se dissolve e uma nova companhia se forma: TSR Hobbies, Inc.
– Empire of the Petal Throne torna-se o primeiro suplemento publicado para o jogo.
– Mais dois suplementos seguem o D&D: Grayhawk e Blackmoor.
– O jogo de tabuleiro The Dungeon! É publicado.
– Um terceiro jogo de RPG – o Boot Hill, ambientado no Oeste Selvagem é introduzido.

1976 – A primeira revista dedicada a fantasia e ficção científica é lançada: The Dragon Magazine.

– TSR Hobbies hospeda o GenCon Game Fair pela primeira vez.
– O primeiro torneio de D&D é lançado – uma tradição continuada até hoje.
– Os suplementos para D&D – Eldritch Wizardry e Gods, Demigods, and Heroes – são introduzidos.

1977 – O set básico do D&D é publicado.
– A TSR publica o Monster Manual, o primeiro livro publicado por uma companhia de jogos. O Manual contém mais de 350 monstros para desafiar os jogadores e seus personagens.
– Os primeiros materiais de apoio para o D&D são produzidos: Dungeon Geomorphs e Monster and Treasure Assortments.

1978 – A nova versão do D&D é lançada: o Advanced Dungeons & Dragons.
– O primeiro produto para o AD&D é lançado: Player’s Handbook.
– A TSR produz uma série de seis aventuras antes usada apenas nos torneios.
– A TSR se muda para o subúrio Lake Geneva, ocupando uma sala sobre a Dungeon Hobby Shop, e deixa a velha casa cinza que foi de Gary Gygax.

1979 – O segundo manual para AD&D – o Dungeon Master Guide – é publicado.

1980 – Para atender a crescente demanda, TSR, Ltd. É formada na Inglaterra.
– O primeiro cenário de campanha para AD&D é introduzido: The World of Grayhawk.
– Outro gênero de roleplaying é apresentado: Top Secret Espionage Game.
– Uma nota escrita na TSR, sobre alguns assassinatos fictícios (parte do jogo teste para o Top Secret) traz o FBI ao escritório da TSR.
– A Role Playing Game Association (RPGA) é criada para promover RPG de qualidade e unir os jogadores espalhados pela nação.

1981 – A TSR troca máquinas de escrever por computadores.
– Inc. magazine lista a TSR como uma das companhias privadas que mais cresceu (e mais rápido o fez) dentre outras 99 nos Estados Unidos.
– Outra vez a TSR muda seu escritório, desta vez para um prédio informal, para estoque de medicamentos, anexado a um armazém.
– A rede RPGA publica a primeira edição de Polyhedron Newszine, um jornal de 16 páginas, em preto e branco.

1982 – A TSR passa a marca de 20 milhões em vendas.
– Dois novos jogos de RPG são apresentados: o GangBusters (ambientado na década de 20) e o Star Frontiers Science Fiction Game.
– A distribuição do D&D em 22 países é estabelecida.
– O francês é a primeira adaptação lingüística para o D&D e muitas outras traduções vêm logo depois: dinamarquês, finlandês, alemão, hebreu, italiano, japonês, coreano, norueguês, sueco e mais.
– Um departamento educacional é estabelecido para desenvolver programas curriculares para leitura, matemática, história e resolução de problemas. O grande sucesso tornou-se a série de livros Endless Quest.

1983 – A TSR buscava diversificação e adquiriu ou iniciou vários novos negócios: manufatura de miniaturas, brinquedos e presentes, e uma divisão de entretenimento buscando oportunidades para filmes e televisão.
– A TSR adquire as marcas e direitos das revistas SPI e Amazing Stories.
– A companhia muda seu nome para TSR, Inc.
– A premiere da série do cartoon D&D estréia em 17 de setembro.
– Esta série vira mais de 100 licenças diferentes.

1984 – A TSR lança a Dragonlance Saga, depois de dois anos de desenvolvimento. Dragonlance Saga faz da TSR a editora número 1 de romances sobre fantasia e ficção científica da nação.
– A TSR assina acordos de licença para publicar os jogos Marvel Super Heroes, Adventures of Indiana Jones e Conan.

1985 – A GenCon Game Fair se muda para Milwaukee, Wisconsin, devido a necessidade de um espaço maior.
– Oriental Adventures, um novo livro, é o maior em vendas.
– A TSR apresenta o jogo All My Children, baseado no drama diário número 1 da ABC. Mais de 150.000 cópias são vendidas.

1986 – A TSR apresenta a Dungeon Adventures, uma revista bimestral contendo aventuras.

1987 – O imenso Forgotten Realms – Campaign Setting é lançado.
– Um pequeno time de designers inicia o trabalho sobre a segunda edição do AD&D. Este é o maior trabalho coordenado jamais empenhado pela companhia e levaria quase dois anos para estar terminado.

1988 – O RPG Bullwinkle & Rocky é lançado.
– A TSR surpreende a maior parte do Mercado ao publicar um dos mais vendidos jogos de Guerra de todos os tempos: The Hunt for Red October, baseado no romance de Tom Clancy.
– A GenCon Game Fair une forças a sua maior concorrente: Origins.

1989 – É lançada a segunda edição do AD&D.
– Lançamentos para esta segunda edição incluem: Dungeon Master Guide; Player’s Handbook; Monstrous Compendiums® Volumes 1, 2, e 3; The Complete Fighter’s Handbook; e The Complete Thief’s Handbook.
– O AD&D segunda edição ganha o espaço com o lançamento de SpellJammer – suplemento de fantasia no espaço.
– A rede RPGA expande para a Noruega, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Israel e Austrália.

1990 – O Conde Strahd Von Zarovich torna-se o vilão mais popular e resistente do AD&D com a chegada do Ravenloft Campaign Setting.
– Depois de uma pausa de três anos, o calendário de Dragonlance é lançado – e se esgota em um mês, tornando-se um dos top 10 calendários do ano.
– A West Coast, divisão da TSR, é criada para desenvolver projetos de entretenimento e uma série de gibis sobre ficção científica, terror e ação/aventura.

Ravenloft Campaign Setting



1991 – O mundo selvagem de Athas é apresentado aos fãs através do Dark Sun Campaign Setting.
– Um jogo D&D – direcionado aos novatos – é lançado.
– A TSR entra no mercado de cards colecionáveis com a primeira de três séries anuais de cards colecionáveis, trazendo a arte fantástica dos ilustradores da TSR.

1992 – O primeiro produto para Al Qadim, – Arabian Adventures – é lançado. Este produto traz um novo design de gráficos e mostra o quão versáteis e sofisticadas são as regras do AD&D.
– O primeiro romance em capa dura da TSR é lançado. Legacy, escrito por R. A. Salvatore, pula para o topo da lista dos bestsellers do The New York Times dentro de poucas semanas após seu lançamento.
– A GenCon Game Fair quebra todos os records anteriores de audiência de todas as convenções de jogos dos EUA.

1993 – O cenário de campanha Forgotten Realms recebe um novo visual gráfico.
– Os Monstrous Compendiums são reempacotados como o Monstrous Manual Tome.
– Uma nova abordagem para novos jogadores é tentada com o lançamento do produto Dragon-Strike Entertainment, que inclui um revolucionário vídeo de 30 minutos explicando os conceitos do Role-playing Game.

Forgotten Realms Campaign Setting


1994 – Em resposta ao grande sucesso dos jogos de cards colecionáveis, a TSR publica o Spellfire: Master the Magic, um jogo de cards colecionáveis trazendo os já conhecidos nomes e termos do AD&D.
– Queixos caem em admiração aos gráficos e à atitude do Planescape, quando este é apresentado.
– O primeiro produto incluindo um CD de audio é introduzido.

1995 – A TSR comemora seu 20º aniversário com novas versões de: Player’s Handbook e Dungeon Master Guide, o card game Blood Wars, os livros de regras Player’s Option e Dungeon Master Option, o jogo Dragon Dice e dezenas de outros jogos e suplementos.
– A campanha The Birthright expande o Role-playing Game de uma maneira revolucionária, introduzindo Blood Magic, The Power of the Land, e The Divine Right of Kings.

1996 – A TSR lança o primeiro CD-ROM para o AD&D – The AD&D Core Rules.
– The Wizard Spell Compendiums é lançado compilando todas as magias de Mago em quarto volumes.
– O premiado Dragonlance: Fifth Age é lançado. O jogo usa cartas aos invés de dados e enfatiza o desenvolvimento de backgrounds.

1997 – Wizards of the Coast, Inc. – conhecida mundialmente através do Magic: The Gathering – compra a TSR.
– The Alternity RPG é lançado.


Dungeons & Dragons 1974 – atualidade.



Um comentário: