segunda-feira, 3 de agosto de 2020

ESCRAVIDÃO - 'Meu bisavô africano vendeu escravos, mas não deve ser julgado pelos padrões atuais', diz escritora negra

ESCRAVIDÃO - 'Meu bisavô africano vendeu escravos, mas não deve ser julgado pelos padrões atuais', diz escritora negra

Os legados dos comerciantes de escravos coloniais estão sendo 
reavaliados, mas e os africanos que lucravam?

Em meio ao debate global sobre relações raciais, colonialismo e escravidão, alguns europeus e americanos que fizeram fortuna no comércio de escravos viram seus legados reavaliados, suas estátuas tombadas e seus nomes removidos de prédios públicos.


A jornalista e romancista nigeriana Adaobi Tricia Nwaubani escreve que um de seus ancestrais vendia escravos, mas argumenta que ele não deve ser julgado pelos padrões ou valores atuais.

Confira o depoimento dela.

Meu bisavô, Nwaubani Ogogo Oriaku, era o que prefiro chamar de empresário, da etnia Igbo do sudeste da Nigéria. Ele negociou uma série de mercadorias, incluindo tabaco e produtos de palma. Também vendeu seres humanos.

"Seu bisavô tinha agentes que capturavam escravos de lugares diferentes e os traziam para ele", meu pai me disse.

Comerciantes britânicos desempenhavam papel central no comércio 
de escravos, antes de a abolição da escravatura


Os escravos de Nwaubani Ogogo foram vendidos por meio dos portos de Calabar e Bonny, no sul do que hoje é conhecido como Nigéria.

Pessoas de grupos étnicos ao longo da costa, como Efik e Ijaw, trabalhavam como estivadores dos comerciantes brancos e como intermediários dos comerciantes de igbo como meu bisavô.

Várias nações europeias tinham 'fábricas de escravos' no que é hoje a Nigéria



Eles carregaram e descarregaram navios e forneceram comida e outras provisões aos estrangeiros. 

Eles negociavam os preços dos escravos do interior e depois cobravam royalties de vendedores e compradores.

Cerca de 1,5 milhão de escravos Igbo foram enviados pelo Oceano Atlântico entre os séculos 15 e 19.

Mais de 1,5 milhão de africanos foram embarcados para o chamado Novo Mundo - as Américas - pelo porto de Calabar, na Baía de Bonny, tornando-o um dos maiores pontos de saída durante o comércio transatlântico.


Venda e marcações de escravos antes de serem embarcados em um navio, 1965


A única vida que eles conheciam
Nwaubani Ogogo viveu em uma época em que os mais fortes sobreviveram e os mais valentes se destacaram. O conceito de "todos os homens são criados iguais" era completamente estranho à religião e à lei tradicionais em sua sociedade.

Seria injusto julgar um homem do século 19 pelos princípios do século 21.

Gravura de 1868 mostra grupo de africanos capturados sendo 
levados embora por um escravo branco


Avaliar o povo da África de outrora pelos padrões de hoje nos obrigaria a retratar a maioria de nossos heróis como vilões, negando-nos o direito de homenagear completamente quem não foi influenciado pela ideologia ocidental.

Petição para abolir o comércio de escravos. 'Venha, ouça meus cantores melancólicos, / Vós ternos corações e filhos queridos! / E, caso isso mova suas almas para compaixão, / Oh! tente acabar com as dores que ouvir. De Ameilia Opie "O lamento do homem negro; ou como fazer açúcar", Londres, 1826


Os comerciantes de escravos igbo como meu bisavô não sofreram nenhuma crise de aceitação social ou legalidade. Eles não precisavam de qualquer justificativa religiosa ou científica para suas ações. Eles simplesmente viviam a vida em que foram criados.

Isso era tudo que eles conheciam.


Comerciantes brancos inspecionam escravos africanos durante uma venda, por volta de 1850



Escravos enterrados vivos
A história mais popular que ouvi sobre meu bisavô foi como ele enfrentou com sucesso representantes do governo colonial britânico depois que eles apreenderam alguns de seus escravos.

Os escravos estavam sendo transportados por intermediários, juntamente com uma remessa de produtos de tabaco e palma, da cidade natal de Nwaubani Ogogo, Umuahia, para a costa.

Meu bisavô aparentemente não considerou justo que seus escravos tivessem sido capturados.


Escravo capturado na África no século 19. Africa 
Por Keith Johnston, publicado em 1884


A compra e venda de seres humanos entre os igbo já ocorria muito antes da chegada dos europeus. As pessoas se tornaram escravas como punição por crime, pagamento de dívidas ou prisioneiros de guerra.

A venda bem-sucedida de adultos era considerada uma façanha pela qual um homem era aclamado por trovadores, semelhante a vitórias na luta livre, na guerra ou na caça de animais como o leão.


Família de Aaobi


Os escravos Igbo serviam como empregados domésticos e trabalhadores. Às vezes também eram sacrificados em cerimônias religiosas e enterrados vivos com seus senhores para atendê-los na eternidade.

A escravidão estava tão arraigada na cultura que vários provérbios Igbo populares fazem referência a ela:


01-Quem não tem escravo é escravo dele mesmo.

02-Um escravo que observa enquanto um colega escravo é amarrado e jogado na sepultura com seu mestre deve perceber que o mesmo pode ser feito com ele algum dia.

03-É quando o filho recebe conselhos que o escravo aprende.


A chegada de comerciantes europeus que trocavam armas, espelhos, gins e outros produtos exóticos por pessoas aumentou enormemente a demanda, levando a um aumento de sequestros e tráfico humano.

A Sociedade Missionária foi formada em Londres em 1799 por 
abolicionistas britânicos contra a escravidão



Resistindo à abolição
O comércio de africanos continuou até 1888, quando o Brasil se tornou o último país do hemisfério ocidental a aboli-lo.

Quando os britânicos estenderam seu domínio ao sudeste da Nigéria no final do século 19 e início do século 20, começaram a impor a abolição por meio de ação militar.


Igreja em terra doada por comerciante de escravos


Mas, usando a força e não a persuasão, muitas pessoas locais, como meu bisavô, podem não ter entendido que a abolição tinha a ver com a dignidade da humanidade e não era uma mera mudança na política econômica que afetava a demanda e a oferta.

"Achamos que esse comércio deve continuar", disse um rei local em Bonny, infame no século 19.

"Esse é o veredicto de nosso oráculo e de nossos sacerdotes. Eles dizem que seu país, por maior que seja, nunca pode impedir um comércio ordenado por Deus."

No que dizia respeito ao meu bisavô, ele possuía uma licença comercial da Royal Niger Company, uma empresa britânica que administrava o comércio na região no fim do século 19.

Assim, quando suas propriedades foram confiscadas, Nwaubani Ogogo, ofendido, foi corajosamente se encontrar com as autoridades coloniais responsáveis e lhes entregou sua licença. Eles libertaram seus bens e seus escravos.

"Os brancos pediram desculpas a ele", disse meu pai.



Comércio de escravos no século 20
O aclamado historiador igbo Adiele Afigbo descreveu o comércio de escravos no sudeste da Nigéria, que durou até o final da década de 1940 e o início da década de 1950 como um dos segredos mais bem guardados da administração colonial britânica.

Mas se o comércio internacional terminou, o comércio local continuou.


Casa da família de Adaobi


"O governo estava ciente do fato de que os chefes costeiros e os principais comerciantes costeiros continuaram comprando escravos do interior", escreveu Afigbo em seu livro The Abolition of the Slave Trade in Southern Nigeria: 1885 to 1950 (A Abolição do Comércio de Escravos no Sul da Nigéria: 1885 a 1950, em tradução livre).

Ele acrescentou que os britânicos toleravam o comércio em andamento por motivos políticos e econômicos.

Eles precisavam dos chefes do tráfico de escravos para garantir uma governança local eficaz e para a expansão e crescimento do comércio legítimo.

Às vezes, eles também fecharam os olhos, em vez de pôr em risco essa aliança vantajosa, como parece ter acontecido quando retornaram os escravos de Nwaubani Ogogo.

Esse incidente levou Nwaubani Ogogo a ganhar status de deus entre seu povo. Aqui estava um homem que enfrentou com sucesso os poderes brancos do exterior. Ouvi a história de parentes e li sobre ele.

Foi também o início de uma relação de respeito mútuo com os colonialistas que levou Nwaubani Ogogo a ser nomeado chefe supremo pela administração britânica.

Ele era o representante do governo para as pessoas em sua região, em um sistema conhecido como imperialismo indireto.

O pai de Adaobi, Chukwuma Hope Nwaubani, vive em 
uma terra pertencente a Nwaubani Ogogo

Registros dos Arquivos Nacionais do Reino Unido mostram como os britânicos lutaram desesperadamente para acabar com o comércio interno de escravos por quase todo o período colonial.

Eles promoveram o comércio legítimo, especialmente em produtos de palma. Eles introduziram a moeda inglesa para substituir as mercadorias, como latão, os comerciantes dependiam dos escravos para carregar. Eles processaram infratores com sentenças de prisão.

"Na década de 1930, o establishment colonial estava desgastado", escreveu Afigbo.

"Por isso, eles torciam para que o efeito corrosivo ao longo do tempo da educação e da civilização fosse levar ao fim daquele tipo comércio".



Trabalhando com os britânicos
Como chefe supremo, Nwaubani Ogogo ganhava uma comissão para recolher impostos para os britânicos.

Ele presidiu casos em tribunais nativos. Forneceu trabalhadores para a construção de linhas ferroviárias. Também voluntariamente doou terras para missionários construírem igrejas e escolas.


Adaobi Tricia Nwaubani é jornalista e romancista


A casa onde cresci e onde meus pais ainda moram fica em um terreno que está com a minha família há mais de um século.

Era outrora o local da casa de hóspedes de Nwaubani Ogogo, onde ele hospedava autoridades britânicas de passagem pela região. Eles lhe enviavam envelopes com chumaços de seus cabelos para que ele soubesse quando chegariam.

Nwaubani Ogogo morreu no início do século 20 e deixou dezenas de esposas e filhos. Não existem fotos dele, mas aparentemente ele teria uma pele notavelmente clara.

Em dezembro de 2017, uma igreja em Okaiuga, no Estado de Abia, no sudeste da Nigéria, comemorou seu centenário e convidou minha família para receber um prêmio póstumo em seu nome.

Os registros deles mostraram que meu bisavô cedera uma escolta armada para os primeiros missionários na área.

Ele era conhecido por suas proezas nos negócios, ousadia notável, liderança forte, vasta influência, imensas contribuições para a sociedade e avanço do cristianismo.


Nwaubani Ogogo doou terras para missionários cristãos


Os igbo não têm uma cultura de erguer monumentos para seus heróis - caso contrário, algum dedicado a ele poderia estar em algum lugar da região de Umuahia atualmente.

"Ele era respeitado por todos ao redor", disse meu pai. "Até os brancos o respeitavam."


Como os escravos eram comercializados na África

Os compradores europeus aguardar no litoral

Vendedores africanos traziam escravos do interior a pé

As viagens poderiam ser de até 485 km

Escravos eram normalmente acorrentados em dupla pelo tornozelo

Escravos capturados eram amarrados em fila indiana por cordas no pescoço

10% -15% dos escravos morriam durante a jornada




Fonte: Encyclopaedia Britannica





Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - A aventura no Cosmo - Exploração Espacial

02 - Filipino se surpreende ao encontrar cobra com par de pés

03 - Guga e o Zen-budismo

04 - O Japão rumo ao espaço - Astronautica

05 - Pólo Aquático - Olimpiadas

06 - Alemanha tem jogo de 'xadrez vivo' com pessoas no papel de peças

07 - Alemães fazem máquina funcionar e vão mudar o mundo nos próximos anos

08 - Como surgiram os nomes dos dias da semana

09 - Europa, Ano 1000 - História

10 - A Vida Sob Pressão - Fisiologia

11 - Vai para o trono ou não vai? História

12 - Historiador revela plano secreto do Papa para matar Hitler

13 - Uma questão de inteligência - Idéias

14 - Expressão Corporal - Natureza

15 - Tocador digital chinês 'clona' o novo console

16 - Estudo associa estrutura do cérebro a sociabilidade

17 - Silêncio: Som demais - Ambiente

18 - Pesquisadores decifram ameaça por trás de buracos na Sibéria

19 - Vítima da Insensatez - Leão marinho japonês

20 - Por recorde, trio assiste a série '24 horas' por mais de 86 horas

21 - Conselheiro da Anatel critica cobrança do ponto extra na TV paga

22 - Arthur Stanley o pai das estrelas Eddington

23 - A Promessa da Fusão - Tecnologia

24 - EUA liberam testes do temido raio laser da morte

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Novos estudos fecham o cerco sobre a explicação da origem da vida

27 - O Gandhi Nuclear - James Lovelock

28 - Por que estamos todos tão cansados ?

29 - Akira previu as Olimpíadas de Tóquio em 2020 há 30 anos

30 - Gata 'highlander' sobrevive após tomar 50 tiros

31 - Conheça a rede social que promete a vida eterna digital

32 - Inferno de Lava em Vênus - Astronomia

33 - Segredo do sorriso da Mona Lisa é revelado

34 - Erros, fraudes e intrigas - História

35 - Olhos e ouvidos da Terra - Espaço

36 - Nova descoberta - Seres humanos gigantes fizeram parte da evolução humana

37 - Nova descoberta sugere que a Lua poderia receber uma colônia humana

38 - ONU diz que 10% dos homicídios mundiais ocorrem no Brasil

39 - Os últimos selvagens - conheça tribos sem contato com a civilização

40 - Astrofísico explica por que Einstein pode ter revelado chave para viagens além da velocidade da luz

41 - Cientista cita descoberta histórica em Marte

42 - As mais populares - Dezembro de 2016

43 - COLEÇÃO SAIBA MAIS - COMPLETA

44 - Por que somos a única espécie humana viva ?

45 - Quem teria sido o confidente de Tesla ? Veja as 7 amizades mais incomuns da história

46 - Genocídio Instantâneo - 50 anos de Bomba Atômica

47 - RPG por Whatsapp - um pequeno manual para mestres desesperados

48 - Indieflix ‘Netflix dos filmes independentes’ tem mais de 8 mil títulos e opções gratuitas

49 - É Frevo - Carnaval

50 - Diabete, a armadilha do açúcar - Medicina

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY



MÚSICAS FAVORITAS - 173 de 1001 - Abril de 2020


FAV 173 de 1001 - Abril de 2020


Segue abaixo as 173 músicas FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção 
"1001 Songs You Must Hear Before You Die".








COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=950.208






Nenhum comentário:

Postar um comentário