terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Ruínas de palácio de Calígula são encontradas embaixo de edifício comercial em Roma

Ruínas de palácio de Calígula são encontradas embaixo de edifício comercial em Roma

Arqueólogos encontraram as ruínas do palácio de Calígula sob um edifício comercial na área central de Roma. 

As escavações revelaram os restos da residência e do jardim que pertenceram ao infame imperador romano. Artefatos retirados do local, incluindo joias, moedas, ossos de animais e um broche de metal pertencente a uma guarda imperial serão exibidos ao público.

As escavações foram feitas durante três anos no subsolo de um prédio do século XIX, sede de uma empresa especializada em administrar fundos de pensão. Nas ruínas do palácio foram encontrados os restos de um luxuoso jardim ornamentado com fontes de água. Os arqueólogos acreditam que o local abrigava um zoológico onde viviam animais exóticos.



"As ruínas contam histórias incríveis, começando pelos animais", disse a Dra. Mirella Serlorenzi, do Ministério do Patrimônio Cultural da Itália. “Encontramos ossos de patas de leão, dentes de urso, além de ossos de avestruzes e veados. Podemos imaginar os animais correndo livres neste cenário encantado, mas também havia animais selvagens que eram usados para os jogos circenses particulares do imperador", explicou. Sementes de plantas exóticas também foram encontradas no local. 



A casa principal e os jardins foram construídos por Lucius Aelius Lamia, um rico senador e cônsul. Calígula assumiu a propriedade em 37 d.C. ao se tornar imperador. Mirella disse que ficou especialmente impressionada com uma escada de mármore branco ligando os diferentes níveis do jardim. “Podemos imaginar o imperador Calígula caminhando por esta escadaria monumental para apreciar o espetáculo de um palácio construído no modelo helenístico e oriental, que combinava grandeza arquitetônica e entusiasmo decorativo com monumentos dedicados  às ninfas aquáticas e fontes”, afirmou em entrevista ao The Times.

Calígula, o terceiro imperador de Roma, governou o Império Romano durante apenas quatro anos, de 37 d.C. a 41 d.C. Ele herdou o poder após a morte de Tibério, que havia determinado que dividisse o governo com seu primo Tibério Gêmelo. Mas, para governar sozinho, Calígula mandou matar o primo. 



O imperador, conhecido por sua crueldade e extravagância, chegou a proclamar-se deus supremo e criou um templo para sua própria adoração. Foi assassinado por um capitão da Guarda Pretoriana. 



Biografia de Calígula
Calígula (12-41) foi um imperador romano que governou entre os anos 37 e 41 da Era Cristã. Foi o terceiro imperador romano e integrante da dinastia Júlio-Claudiana. Teve uma atuação política caracterizada principalmente pelo despotismo.

Calígula, alcunha do imperador Caio Júlio César Augusto Germânico, nasceu no alto Império Romano, na cidade de Anzio, na região do Lácio, centro-oeste da Itália, no dia 31 de agosto do ano 12. Filho de Agripina e do general Germanicus, considerado um dos melhores generais da história de Roma, cresceu nos acampamentos militares da Germânia Inferior, onde seu pai era o comandante do Exército Imperial.


Contexto histórico
Após conquistar o Egito e apoderar-se do tesouro dos faraós, Otávio voltou para Roma e a República estava a um passo de se transformar em Império. O prestígio político de Otávio foi legitimado pelo Senado, que lhe concedeu diversos títulos. Em 27 a.C., por fim, incorporou o título de Augusto (escolhido dos deuses). As numerosas reformas administrativas, sociais e culturais realizadas por Augusto alteraram completamente a antiga organização republicana. Dando início ao Império.  

No momento de indicar seu sucessor, Otávio Augusto escolheu o critério da adoção, já que não tinha filho. O escolhido foi o general Tibério (14-37), um dos seus principais colaboradores, que deu início à dinastia Júlio-Claudiana. Tiago executou os planos deixados por seu antecessor. No entanto, no ano 19, Calígula acompanhava seu pai em uma expedição à Síria quando este foi envenenado, vindo a falecer. O povo e o Senado se voltaram contra Tibério, que foi acusado da morte, pois via no general um perigoso rival político.


Imperador
No ano 37, Calígula foi escolhido o sucessor de Tibério. Ao assumir o poder, foi recebido com entusiasmo pelo exército, que se mantinha fiel a seu pai. Os primeiros meses de seu governo foram prósperos, segundo alguns historiadores: respeitou o Senado, devolveu à Assembleia popular o direito de eleger os magistrados, decretou amplas anistias para aqueles que haviam sido condenados durante o mandato de Tibério e organizou grandes espetáculos circenses.

Logo depois, começou a dar sinais de desequilíbrio mental quando começou a dar mostras de um caráter autoritário. Condenou sem processo o seu primo Tibério Gemelo e o chefe dos pretorianos Macrón. Procurou governar com o apoio do povo em direta oposição os senadores ricos. Os cofres do Império Romano se esvaziaram rapidamente e para pagar as tropas e custear as festas da corte e viu obrigado a aumentar demasiadamente os impostos.

Calígula foi um dos mais cruéis, polêmicos e extravagantes imperadores romanos. Mandou matar alguns senadores para se apropriar de seus bens.  Ordenou assassinar várias pessoas que prometeram as suas vidas aos deuses se o Imperador se recuperasse. Além das orgias que promovia, chegou a nomear seu cavalo, Incitatus, cônsul romano.

Em sua política exterior, aumentou o número de reinos vassalos no Oriente e reduziu a autonomia dos territórios ocidentais. No ano de 39, realizou uma expedição a Germânia e a Gália Setentrional. Organizou uma conspiração, falida, encabeçada por Cornelio Léntalo e Marco Lépido, este último casado com sua irmã Drusila.

Calígula foi assassinado por oficiais da guarda pretoriana, em Roma, no dia 24 de janeiro de 41. No mesmo dia de sua morte, seu tio Cláudio foi declarado imperador pelos próprios pretorianos.


Calígula, o mais infame e sádico Imperador de Roma




Fontes: The Times e Daily Mail

(https://www.thetimes.co.uk/article/caligulas-ancient-rome-house-of-infamy-revealed-qhnht5djh)

(https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-8953225/Lavish-home-indulgent-Emperor-Caligula-discovered-Rome.html)






Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Rede elétrica dos EUA sofreu ataque espião

02 - Guerra de Canudos... E o sertão virou um mar de sangue - História

03 - Postagens Populares - Junho de 2015

04 - Como 'O Senhor dos Anéis' virou um ícone da contracultura

05 - Conheça o segredo para “aprender mais” que Albert Einstein passou ao seu filho

06 - Antártida - Região Selvagem

07 - Geradores de Mapas e Masmorras e Outros Acessórios Incríveis - RPG

08 - Incríveis aventuras do cavalo-marinho - Natureza

09 - Elenco de Escola de Rock se reúne 10 anos depois

10 - Os povoadores do Polo Norte - Arqueologia

11 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY




SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93





Nenhum comentário:

Postar um comentário