segunda-feira, 14 de julho de 2025

EXTINÇÕES EM MASSA - Fenômenos que alteraram ecossistemas podem estar se repetindo

EXTINÇÕES EM MASSA - Fenômenos que alteraram ecossistemas podem estar se repetindo

Alguns especialistas argumentam que a vida em terra firme nunca de fato sofreu uma extinção em massa, ao contrário do que aconteceu com a vida marinha.

A história da evolução da vida na Terra não foi gradual nem contínua. Ao longo de centenas de milhões de anos, ocorreram grandes catástrofes que provocaram o desaparecimento rápido e global de muitas espécies.

Esses episódios, conhecidos como extinções em massa, ocorreram em períodos muito curtos se comparados com a escala de tempo geológico. Nesses eventos, a diversidade de seres vivos diminuiu muito mais do que o habitual: espécies de diferentes grupos e ecossistemas desapareceram, deixando uma lacuna profunda na história da vida.



Extinções em massa: fenômenos que alteraram ecossistemas
podem estar se repetindo — Foto: Adobe Stock


➡️ Durante os últimos 540 milhões de anos, um período chamado Éon Fanerozoico, os paleontólogos identificaram cinco grandes extinções em massa, conhecidas como as “Cinco Grandes”. Além disso, há um debate sobre uma sexta extinção em massa que poderia estar ocorrendo hoje pelas rápidas mudanças no clima e no ambiente produzidas pela ação humana.

As Cinco Grandes estão relacionadas a graves perturbações ambientais, como o aquecimento global, a acidificação dos oceanos e/ou a perda de oxigênio na água. Curiosamente, esses mesmos fenômenos estão ocorrendo nas últimas décadas, afetando ecossistemas de diferentes regiões do planeta.

➡️ Nos últimos anos, porém, começou-se a questionar a ideia de que essas extinções afetaram de maneira semelhante os ecossistemas marinhos e terrestres. Novas pesquisas colocam em dúvida que as Cinco Grandes tenham sido realmente maciças em todos os ambientes da mesma forma.



Recriação de um fóssil encontrado na formação Daye, no sul da China, que data de 250,8 milhões de anos atrás — Foto: Dinghua Yang, Haijun Song/Agência Sinc, CC BY, via The Conversation




O que é uma extinção em massa?

Em condições normais, espécies aparecem e desaparecem gradualmente. Esse processo ocorre a um ritmo chamado “taxa de extinção de fundo”. Mas as extinções em massa quebram esse ritmo. Nelas, mais de 75% das espécies desaparecem em um período geologicamente curto, às vezes em apenas dezenas de milhares de anos.

Embora os tempos exatos e os critérios para defini-las ainda sejam debatidos, cinco grandes crises bióticas foram reconhecidas como extinções em massa. As Cinco Grandes ocorreram no final dos períodos Ordoviciano, Devoniano, Permiano, Triássico e Cretáceo.

A mais grave foi a do final do Permiano, há cerca de 250 milhões de anos. Nesse evento, desapareceram até 96% das espécies e cerca de metade das famílias de invertebrados marinhos. A vida na Terra mudou completamente.

Causas desencadeantes e letais

Uma extinção em massa geralmente tem uma causa principal que a inicia e desencadeia mecanismos “letais” que provocam o desaparecimento das espécies.


➡️ Entre as principais causas estão grandes erupções vulcânicas. Por exemplo, as erupções de grandes províncias ígneas envolvem vários milhões de quilômetros cúbicos de magma, como as que ocorreram no final do Permiano. Também o impacto de asteroides, como o que marcou o fim do Cretáceo e a extinção dos dinossauros. Ou, inclusive, alterações causadas pela própria biosfera, como na extinção do Devoniano.


Os mecanismos “letais” incluem a falta de oxigênio nos oceanos (desoxigenação), o aquecimento global e a acidificação da água dos oceanos. Esses efeitos estão relacionados a grandes desequilíbrios no ciclo do carbono do planeta.


Pontos de inflexão ou crises temporárias?

Dentro da comunidade científica, ainda se debate sobre a natureza desses eventos. Foram pontos de inflexão decisivos que mudaram a vida para sempre? Ou apenas crises temporárias seguidas de recuperação e diversificação?


➡️ De qualquer forma, eles representam momentos-chave para entender como a vida em nosso planeta responde aos “estressores ambientais”. Além disso, oferecem pistas importantes para enfrentar os desafios atuais da biodiversidade.


Foram realmente maciças?

Nos últimos anos, Hendrik Nowak, da Universidade de Nottingham, e Spencer Lucas, do Museu de História Natural do Novo México, investigaram em que medida as extinções em massa afetaram igualmente os ambientes marinhos e terrestres e se esses eventos ocorreram simultaneamente em ambos.

Para a extinção em massa do final do Permiano, Nowak compilou dados sobre a diversidade global de plantas terrestres e descobriu que, embora a diversidade vegetal tenha diminuído, não houve um evento de extinção em massa como tal na terra.

Spencer Lucas, por sua vez, revisou todas as evidências disponíveis para determinar se as extinções em massa marinhas foram acompanhadas por extinções simultâneas em terra, mas encontrou poucas evidências de que os eventos fossem igualmente grandes e sincronizados, exceto possivelmente na extinção do final do Cretáceo.


O refúgio dos sobreviventes

Novos dados do noroeste da China mostram que, durante a grande extinção do final do Permiano, algumas plantas terrestres conseguiram sobreviver. Em zonas baixas e úmidas, o clima permaneceu estável, sem chuvas extremas ou secas.


Refúgio entre ruínas: desenterrando a flora perdida que escapou
da extinção em massa no final do Permiano
— Foto: Science, CC BY, via The Conversation

Essas “zonas de refúgio” funcionaram como botes salva-vidas em meio à tempestade, permitindo que plantas e ecossistemas terrestres resistissem à crise. Uma hipótese interessante sugere que, graças a esses “refúgios seguros”, foi possível a rápida expansão e diversificação da flora da era Mesozoica.


Falta de evidências

A ausência de extinções em massa terrestres pode ser devida ao escasso registro fóssil e ao fato de os organismos terrestres serem mais resistentes à extinção, o que ressalta a importância de continuar investigando.

Independentemente de esses eventos terem sido realmente maciços ou não, o estudo das Cinco Grandes fornece informações valiosas sobre a resistência e resiliência dos ecossistemas marinhos e terrestres diante de condições ambientais adversas. Além disso, nos ajuda a entender como a vida se recupera após uma crise e as escalas temporais envolvidas.

Ao analisar os Cinco Grandes, nós, cientistas, podemos estimar com que rapidez surgem novas espécies e quanto tempo a natureza leva para recuperar sua biodiversidade e os serviços que ela nos oferece.


Gianluca Marino pertence ao Centro de Investigação Marinha da Universidade de Vigo (CIM-UVigo) e recebe financiamento do Ministério da Ciência e Inovação através do projeto “NOVel Approaches to decipher MonsOOn dyNamics” (CNS2023-145305).




Extinções em massa: fenômenos que alteraram ecossistemas
podem estar se repetindo — Foto: Adobe Stock



Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Pegadas de dinossauros aparecem em rio após seca nos Estados Unidos

02 - Máquina de criar bactéria - Saúde

03 - Fusca feito de portões será exibido na Alemanha

04 - Primeiro ser humano surgiu 100 mil anos antes do que se imaginava

05 - Abóbora de 911 quilos e outros vegetais gigantes

06 - Revelada identidade de quem denunciou criminoso nazista capturado na Argentina

07 - Tempestade desenterra estátua romana em Israel

08 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

09 - Uma Casa em Órbita - Espaço

10 - Uma das maiores previsões cientificas de todos os tempos foi cumprida em 2017

11 - Menina de 8 anos encontra espada milenar em lago na Suécia

12 - Amantes milenares enterrados de mãos dadas eram dois homens

13 - O Dia da Toalha - 5 de Maio

14 - Novo site de buscas dá respostas diretas

15 - O inexplicável Templo de Kailasa - Uma construção esculpida em uma só rocha

16 - Fã de Star Wars - Veja quanto custa um dos itens usados nos filmes

17 - Coletânea de clássicos Guitar hero

18 - 8 sons de tecnologias antigas que não ouvimos mais

19 - Cotonete e pinças do Império Romano são encontrados durante obra na Inglaterra

20 - Casa do jardim encantado é descoberta em Pompeia

21 - Poeira espacial que cai na Terra poderia conter sinais de vida

22 - À procura da Inteligência Extraterrestre - Astronomia

23 - A PROFECIA - THE OMEN - FILME

24 - Médico mostra como indústria de alimentos manipula

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Planeta dos Micróbios - Biologia

27 - CAMADA POR CAMADA - NASA revela como é Marte por dentro

28 - A Fera Sob a Pele de Um Gato - Natureza

29 - Garoto de 15 anos encontra cidade Maia em região pouco acessível

30 - Fóssil de dinossauro que morreu chocando ovos é encontrado pela primeira vez

31 - Apocalipse Já - Ambiente

32 - E ele pagou o pato - Pato do Labrador

33 - Playstation da Nintendo - Como seria ?

34 - 12 Fatos sobre cerveja que você provavelmente não sabe

35 - Correr pode deixar você mais inteligente

36 - Como era o treinamento da elite guerreira mais letal da Roma Antiga

37 - Lulas Gigantes - Lula de 450 kg É Capturada Intacta na Costa da Antártida

38 - Mais 4 soldados que valiam por um exército inteiro

39 - Coco Chanel, a revolucionária da Moda - Perfil

40 - O maior vulcão do mundo pode entrar em erupção, alertam especialistas

41 - Crocodilo-do-nilo - Nascido para matar

42 - Fósseis de gigantescos dragões da morte são encontrados na Argentina

43 - EUA encerram transmissões da TV analógica

44 - Asteroide equivalente a nove navios deve passar pela Terra nesta sexta

45 - Rara espada Viking encontrada na Escócia tem muitas histórias pra contar

46 - Zé Alfaiate, o maior traficante de escravos do Brasil

47 - 16 Crimes cometidos em novelas

48 - O que são buracos de minhoca de Einstein-Rosen ?

49 - Jesus tinha o poder de mudar sua aparência, diz antigo texto egípcio

50 - Como é o tráfico na favela ???

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY





AGORA A HORA DO BRINDE:



CAVERNA DO DRAGÃO


Anos 80 e 90 de Sucesso Caverna do Dragão 

(Dungeons and Dragons) foi um desenho animado criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no jogo de RPG do mesmo nome, que fazia muito sucesso na época.  

(VEJA O "EPISÓDIO FINAL + TODOS EPISÓDIOS" POSTADOS DEPOIS DO TEXTO) 









FAV 173 de 1001 - Abril de 2020  Segue abaixo as 173 músicas 

FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção  "1001 

Songs You Must Hear Before You Die".  







FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção

As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.

“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.

http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html









SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93


C= 2.221.412




Nenhum comentário:

Postar um comentário