terça-feira, 14 de julho de 2009

Polícia dos EUA prende homem após ameaças feitas via Twitter

27/04/09 - 10h56 - Atualizado em 27/04/09 - 10h56

Polícia dos EUA prende homem após ameaças feitas via Twitter
Daniel Knight Hayden escreveu textos ameaçadores no microblog.
Na página, ele mostrava intenção de realizar massacre durante protesto.

Daniel Knight Hayden, 52, foi detido nos Estados Unidos após o FBI (polícia federal
norte-americana) identificar no Twitter que o homem planejava transformar um protesto contra taxas na cidade de Oklahoma em massacre. De acordo com o site “Cnet”, que divulgou a notícia, acredita-se que esse seja o primeiro processo judicial nos EUA baseado no serviço de microblog.

Em seu perfil no Twitter, ele propunha uma “guerra” contra a prefeitura de Oklahoma,
realizando um massacre durante um protesto agendado na cidade para o dia 15 de abril – esta também é a data de seu último twitt (recado no Twitter). Os textos ameaçadores em inglês, com até 140 caracteres, foram postados no dia 11 de abril.




Em sua página no Twitter, Daniel Knight Hayden não divulgava o nome verdadeiro. Ele postou diversas ameaças no serviço de microblog. (Foto: Reprodução )
“Comecem a matança agora. Quero ter a primeira morte. Espero a polícia. Eles vão me matar em minha casa”, “a matança começou com 168 cidadãos de Oklahoma em abril de 1995” (em referência ao atentado a bomba realizado por Timothy Mcveigh), “depois de eu ser morto nos degraus do Capitólio, como um homem de verdade, o resto de vocês se lembrará de mim” e “não ligo mais. Mande os policiais. Vou cortar suas cabeças e jogá-las sobre os degraus do Capitólio de Oklahoma” são alguns dos textos escritos por Hayden.

À publicação “The Oklahoman”, o agente Michael S. Puskas, do FBI, afirmou que as autoridades usaram os serviços MySpace e Blogger.compara identificar o dono da conta no Twitter como Hayden – no microblog ele não usava seu verdadeiro nome, mas sim “CitizenQuasar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário