sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Grupo descobre molécula que regula células-tronco

13/05/09 - 09h47 - Atualizado em 13/05/09 - 09h49

Grupo descobre molécula que regula células-tronco da medula óssea
Pesquisa foi feita no Massachusetts General Hospital, nos EUA.
Esperança é usar substância como sinalizador para cura.

Cientistas do Massachusetts General Hospital descobriram uma molécula que regula a
circulação das células-tronco até a medula óssea e também influi nos processos
regenerativos dos ossos. As células-tronco do sangue, ou hematopoiéticas, são responsáveis pela produção de cerca de 10 milhões de células sanguíneas a cada dia e são utilizadas no tratamento de doenças como linfomas e outras formas de câncer.

Essas células são extremamente potentes e por isso são utilizadas na regeneração da
produção de células do sangue e células do sistema imune. Os pacientes que recebem um transplante de medula óssea tiveram sua fonte produtora dessas células atingidas por alguma doença ou pelo tratamento específico do câncer. Após a retirada da medula óssea, as células são introduzidas no organismo do receptor através da injeção em uma veia.

O conhecimento obtido com a pesquisa realizada em Boston permite aos médicos entender como as células que foram administradas aos pacientes viajam até os locais de implantação nos receptores. A molécula identificada está envolvida na regulação da regeneração constante dos ossos, conhecida como remodelação óssea, e é chamada de CaR. A presença dessa molécula na superfície das células facilita a entrada das células transplantadas na medula óssea.

Essa descoberta abre caminho para o desenvolvimento de medicamentos que usem a molécula descrita como sinalizador, indo diretamente aonde está o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário