sábado, 31 de agosto de 2013

Faz 60 anos que a dupla-hélice de DNA foi descoberta


Faz 60 anos que a dupla-hélice de DNA foi descoberta


A estrutura molecular que forma a base de toda a vida do planeta foi observada pela primeira vez em 28 de fevereiro de 1953.

Há exatos 60 anos, em um laboratório da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, dois cientistas fizeram uma descoberta que mudaria a história da ciência. De acordo com uma notícia do The Guardian, em 28 de fevereiro de 1953 o norte-americano James Watson e o britânico Francis Crick descobriram a estrutura molecular que forma os nossos genes e é a base de toda a vida do planeta.

Descoberta histórica
A dupla descobriu a dupla-hélice de DNA — basicamente, um par de filamentos entrelaçados — através da cristalografia de raios X, que eles utilizavam para estudar o interior de células vivas. Os cientistas perceberam que a estrutura que eles observaram podia ser separada e era capaz de se replicar, transmitindo, dessa forma, a informação genética presente em células mais velhas para as mais novas.

Em outras palavras, os dois cientistas haviam descoberto o segredo da vida. O trabalho foi publicado no periódico científico Nature em abril de 1953, e desde então o DNA tem sido uma peça vital para a ciência moderna, permitindo incríveis avanços na área da medicina, criminalística, astrobiologia e arqueologia, para citar algumas.

Contudo, outros dois — e imprescindíveis — cientistas também participaram das pesquisas: a biofísica britânica Rosalind Franklin e o fisiologista neozelandês Maurice Wilkins. E graças ao incrível trabalho realizado pela equipe, Watson, Crick e Wilkins ganharam o prêmio Nobel de Medicina em 1962.



C=251.221


Nenhum comentário:

Postar um comentário