terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cripta centenária é aberta na tentativa de identificar modelo da 'Mona Lisa'


Cripta centenária é aberta na tentativa de identificar modelo da 'Mona Lisa'

O historiador Silvano Vicenti e o geólogo Antonio Moretti (baixo) exploram o subsolo da basílica Santissima Annunziata, em Florença, Itália. Eles tentam identificar restos mortais de descendentes de Lisa Gherardini, suposta Mona Lisa de Leonardo Da Vinci. (Foto: Michele Barbero/AP e Stefano Rellandini/Reuters)

Cientistas estão à procura de restos de descendentes de Lisa Gherardini.
Eles acreditam que Lisa pode ter sido a modelo do quadro de Da Vinci.



Pesquisadores abriram uma cripta centenária em uma igreja de Florença, na Itália, para procurar amostras que poderão ajudar na identificação dos restos de Lisa Gherardini, que possivelmente foi a modelo que posou para que Leonardo da Vinci pintasse a “Mona Lisa”.

Os cientistas liderados por Silvano Vicenti fizeram um buraco para entrar na cripta do comerciante Francesco del Giocondo, o marido de Lisa Gherardini. Ali eles esperam encontrar restos de algum descendente dela - seu filho Piero, por exemplo.

Vicenti e sua equipe querem comparar o DNA desses restos mortais com os de três mulheres que estavam sepultadas num convento abandonado perto dali, onde se acredita que Lisa tenha passado seus últimos dias.

Se o DNA de alguma das três “bater” com o da amostra retirada da cripa da família de Giocondo, Lisa estará identificada, acredita Vicenti. Então, será possível fazer uma reconstituição do rosto da ossada e compará-la com o quadro.

A obra 'A Gioconda', também conhecida como 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci (Foto: Musée du Louvre Paris / Alfredo Dagli Orti/ AFP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário