sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

'Arquivo da internet' disponibiliza 1,4 milhão de torrents gratuitos


'Arquivo da internet' disponibiliza 1,4 milhão de torrents gratuitos

Site guarda informações da história da internet (Foto: Reprodução)

Conteúdos estão em domínio público e não ferem direitos.
Audiolivro de Isaac Asimov é arquivo mais popular.


O site Internet Archive (http://www.archive.org/), que se propõe a arquivar conteúdos para fins históricos, começou a disponibilizar o acervo que possui em domínio público por meio de arquivos de "torrent", a mesma tecnologia usada pelo "The Pirate Bay". São 1.226.656 livros, 10.447 filmes e 128.248 torrents de áudio, que incluem gravações ao vídeo de centenas de artistas.

Os arquivos eram antes disponibilizados apenas por HTTP ou streaming, e a demanda tornava o download lento para alguns usuários. O uso doe BitTorrent deve aumentar a velocidade e diminuir os custos de distribuição do conteúdo para o site.

O conteúdo foi todo autorizado pela lei ou pelos detentores de direitos autorais. Alguns conteúdos são muito antigos e já caíram no "domínio público", quando a proteção de direito de propriedade autoral passa a não mais valer e o material pode ser distribuído livremente, desde que com a atribuição ao autor.

"A natureza distribuída do BitTorrent e a habilidade de baixar torrents de outros usuários locais deve ser valor maior para visitantes com acesso mais lento ao Arquivo, como quem é de fora dos Estados Unidos ou estão em instituições com conexões lentas", afirmou o site em um comunicado (http://blog.archive.org/2012/08/07/over-1000000-torrents-of-downloadable-books-music-and-movies/).

John Gilmore, fundador da Electronic Frontier Foundation, ONG que defende os direitos de internautas e de donos de eletrônicos, também comentou a adoção do BitTorrent. "O BitTorrent não é apenas para coisas efêmeras ou duvidosas que desaparecem depois de um breve período. O BitTorrent é uma grande forma de compartilhar arquivos grandes que estão disponíveis permanentemente em bibliotecas como o Internet Archive".

O Internet Archive foi fundado em 1996 como uma biblioteca digital para fornecer "acesso universal a todo o conhecimento". Além de fornecer o download de conteúdos disponíveis publicamente, o site também é conhecido pela "máquina do tempo" "Wayback Machine", que permite acessar páginas ou versões antigas de sites na internet que não estão mais on-line.



Nenhum comentário:

Postar um comentário