quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Voleibol - Olimpiadas


VOLEIBOL- Olimpiadas


O voleibol é um dos esportes com maior número de praticantes em todos os continentes. Nascido nos EUA em 1895, no Estado de Massachusetts, virou modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio, em 1964. O voleibol certamente é dos esporte que mais reforça o espírito coletivo, já que nele o individualismo jamais conduz ao triunfo. Que o diga a equipe brasileira masculina, ouro em Barcelona.



OS MOVIMENTOS

Cada equipe toca na bola no máximo três vezes.

Recepção: uma recuperação defensiva como resposta a um saque ou cortada do ataque adversário.

O levantamento: um passe sobre a cabeça para chegar até o cortador. Quem o executa é um jogador mais de trás, que escolhe para quem enviar a bola a ser cortada contra a defesa adversária. 

A cortada: poderosa batida na bola sobre a rede. No ponto mais alto do salto, a bola é acertada com a palma da mão. O braço fica completamente estendido. O golpe de munheca faz girar a bola. 

O bloqueio: os defensores estão próximos à rede com os braços levantados, vigiando o movimento dos cortadores. Quando a bola chega a eles, saltam com os braços esticados e as mãos abertas acima da rede, sem tocá-la, para que a bola os acerte e volte para o lado adversário.



SAQUES

O sacador se coloca atrás da linha de fundo e faz o serviço.

Saque sem saltar: é o mais comum e é dado com a palma da mão. O jogador levanta a bola para acertá-la com o braço estendido. A batida é rápida e busca dar efeito à bola, colocando-a num exato ponto da quadra.

Saque após salto: parece com a cortada. O jogador lança para cima a bola e salta correndo para encontrar com ela por sobre a cabeça. Esse saque é arriscado, mas chega com muito mais violência ao lado adversário.




Cada set vai a 15 pontos, desde que a equipe vencedora tenha de vantagem pelo menos dois pontos.
A partida é jogada em melhor de cinco sets. O ponto se atribui à equipe que saca. Se o time sacador erra, o outro recupera a vantagem (o direito de sacar).

Os jogadores mudam de posições quando a vantagem troca de lado. A equipe que saca roda no sentido do relógio, de modo a todos poderem servir.



POSIÇÕES

Cada equipe tem seis jogadores em quadra.



Linha de ataque

CD Cortador direito

LE Levantador

CE Cortador esquerdo



Linha de defesa

RE Recepção

RE Recepção

S Sacador



Bola

Circunferência: 65 cm a 67 cm

Peso: entre 260 g e 280 g

Altura da rede: 

Homens: 2,43 m 

Mulheres: 2,24 m




Nenhum comentário:

Postar um comentário