sexta-feira, 22 de junho de 2018

DE VOLTA AOS ANOS 80 - A DÉCADA QUE NOS CRIOU


DE VOLTA AOS ANOS 80 - A DÉCADA QUE NOS CRIOU


A década de 1980, ou simplesmente anos 80, foi o período de tempo entre os anos 1980 e 1989. 


Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.


ANOS 80


POLÍTICA
Promulgação da Constituição de 1988, o atentado do Riocentro (1981) e a morte de Tancredo Neves (1985), a criação da nova Constituição Brasileira em 1988, ensejaram mudanças radicais nos rumos políticos do país; no mundo, o atentado contra o Papa João Paulo II e eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos da América e de Margaret Thatcher no Reino Unido marcariam toda a década de 80 e traçaram a política neoliberal que hoje é apanágio da maioria dos países capitalistas .





MÚSICA


No rock, o punk se renova, mais acelerado e intenso (como no hardcore).

Já o hard rock também recebe novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, o que trouxe ao público um dos gêneros musicais mais populares da década: o heavy metal, que, na sequencia, também gerou inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o thrash metal, speed metal e o black metal. Alguns exemplos que se consagram na década neste gênero do rock foram as bandas Iron Maiden, Helloween e Manowar, na versão clássica do heavy metal; e os grupos Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, no thrash metal. Conservando as raízes do hard rock, também merecem destaque os longos períodos de sucesso que tiveram as bandas Van Halen, AC/DC, Whitesnake e Scorpions no decorrer dos anos 80.


AC/DC - You shook me all night long


Outras inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: Dire Straits, A-ha, Supertramp, U2, The Smiths, Duran Duran. Algumas, surgidas em meados dos anos 70, só se consolidaram na década de 80; no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira! entre outras.

Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No underground é criado o rótulo "música industrial" para bandas eletrônicas mais experimentais e obscuras, além de diversas bandas de rock de garagem que dariam origem ao grunge na década de 1990. Foi nos anos 80 que surgiu a vertente da música que mais originou variantes, a House music. Inspirada em experimentações sobre batidos dos anos 70, principalmente a disco music, teve como principais representante: 

Bomb the bass, S'express, gino latino, coldcut, entre outros. Em 83 surgiu no underground a sub-cultura gótica na Inglaterra, denominada incialmente como "Dark" no Brasil sendo esta derivada do gênero Pós-punk.


Freddie mercury rock in rio 1985 - "É melhor viver do que morrer jovem."


No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 60), e as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs, RPM, Lobão, Zéro, Paralamas do Sucesso, João Penca e seu Miquinhos Amestrados, Dr.Silvana e Cia, Heróis da Resistência, Metrô, Radio Taxi, Ego Trip, Afrodite se Quizer, Tóquio, Claudio Zoli, (com a banda Brylho e Solo). A MPB consagrou a posição de destaque das vozes femininas na música brasileira, entre os fenômenos individuais destacam-se Elba Ramalho, Simone, Marina Lima, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee, Rosana e Joanna. 


Rock In Rio - Janeiro de 1985 - Programação


Dentre as vozes masculinas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Djavan, Dalto, Marcos Valle, Ivan Lins, Ritchie e Gilberto Gil.
Dentre os artistas internacionais mais carismáticos, destacam-se Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Madonna e Cyndi Lauper, um dos principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie Minogue, Janet Jackson, George Michael, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, George Benson, Diana Ross, Al Jarreau, Ric Astley, Glen Medeiros, Anita Baker, Dionne Warwick entre outros.




A NEW WAVE


A New Wave foi um movimento musical que marcou principalmente os anos 80. Ela se referia a uma série de estilos musicais então emergentes – daí a confusão que até hoje muitos fazem, englobando tanto uma onda mais alegre, divertida e colorida, quanto um som mais triste, plangente, sombrio e meditativo, neste mesmo balaio.

Normalmente esta expressão está conectada às origens da música pop norte-americana, inglesa, canadense e australiana, em fins da década de 70 e princípio da de 80. Esta expansão foi desencadeada pelo boom do punk rock nova-iorquino, especialmente em torno do clube conhecido como CBGB – Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers -, situado em Manhattan.

Em relação ao punk, porém, a New Wave era considerada um estilo mais singelo e inocente, embora preservasse a falta de reverência de seu antecessor. A Nova Onda, tradução literal deste movimento, se caracterizava principalmente por abranger inúmeras expressões musicais, desde um som mais roqueiro, como os de Nick Lowe e do grupo XTC, até uma sonoridade mais eletrônica, como a de Gary Numan.


Gary Numan - Cantor / Compositor


Pode-se pensar também no ritmo importado do Caribe, que marca a produção de Kid Creole and the Coconuts, ou na opção psicodélica de Television e do B-52’s, e ainda na fusão com o funk que definiu a obra do Talking Heads. Há especialistas que unem a sonoridade de Michael Jackson, Madonna, Cindy Lauper, Björk, Mick Jagger e Boy George para estabelecer uma visão mais precisa da New Wave, que também é compreendida como uma vertente do célebre Rock and Roll.

A New Wave surge quando o som das discotecas, predominante nos anos 70, dá sinais de esgotamento, ao mesmo tempo em que o punk aponta para sua decadência. Este novo movimento dá uma injeção de energia no estilo roqueiro. Além de agitar o cenário musical, esta nova onda também revitaliza a cena estética. O universo fashion é invadido pelo excesso de ombreiras, de tonalidades verde limão impressas em muita popeline; os cabelos são mergulhados em glitter gel. A alegria é a marca maior deste mix musical e estético.

Muitos críticos musicais consideram um certo parentesco entre a vertente mais divertida e alto astral da New Wave e a sonoridade mais melancólica de grupos como The Cure, Smiths, Duran Duran e Devo, mas somente na caracterização visual, e por pertencerem a um mesmo período. 

Estas bandas, porém, estariam mais próximas de um movimento pós-punk, do qual a nova onda difere em vários aspectos, até mesmo por ter nascido um pouco antes desta ramificação do Rock and Roll.

No Brasil este movimento musical contribuiu para o fortalecimento do rock brasileiro, que não seria o que ele é hoje sem esta explosão dos anos 80 no cenário mundial. A emergência da New Wave ocorreu praticamente ao mesmo tempo em que o rock nacional nascia e dava seus primeiros passos. Houve neste país uma mistura de movimento punk, mobilização pelas Diretas Já, processo de redemocratização, fim da Ditadura Militar e a emergência de novos parâmetros culturais. Este mix fez o cenário musical brasileiro fervilhar, com a presença de bandas como Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Paralamas do Sucesso, entre outras.

O uso desmedido de sintezadores e teclados já preparava o terreno para a emergência de novos estilos, como o new romantic, o britpop, a eurodance e o dance. Não demorou muito para que a 

New Wave cedesse espaço para uma nova invasão musical britânica, inspirada no movimento punk e na própria New Wave.




DESENHOS


Naquela época, os desenhos animados eram divertidos e prazerosos de assistir, não só pelos roteiros bem elaborados, mas sim pela inoscência de alguns personagens como Os Smurfs. 


Os vilões, muitas vezes eram  mais adorados do que os próprios heróis pelos fãs dos desenhos, os vilões realmente acabam roubando a cena em alguns momentos. O Esqueleto do desenho He-man por exemplo é o personagem mais querido pelos adoradores do desenho do que o próprio herói que tem a força!






FILMES
Quem está na casa dos vinte e "muitos" anos, com certeza, se lembra dos filmes adolescentes que foram uma verdadeira febre nos anos 80. Com enredo mais fraco do que peça de primário, figurino new wave brecholento (lembram da calça "baggy"?... eca!), e trilhas sonoras "glam" (que hoje são verdadeiros clássicos), estes filmes foram responsáveis pelo lançamento de diversos astros.




Matt Dillon, Ralph Macchio (lembra do Daniel-San de Karate Kid?), Patrick Swayze, Rob Lowe, Emilio Estevez e Tom Cruise foram lançados ao estrelato pelo filme Vidas sem rumo (The Outsiders, 1983) de Francis Ford Coppola. Tom Cruise, no mesmo ano ficou ainda mais famosos por Negócio Arriscado (Risky Bussiness), em que ele interpretou um garoto que promove a maior festa de sua vida com a ajuda de prostitutas. É desse filme a cena de Cruise dançando na sala vestido apenas de meias, cuecas e óculos escuros.

Alguns, não tiveram sorte com o sucesso. É o caso do ator Anthony Michael Hall, o carinha dos filmes Gatinhas e gatões (Sixteen Candles), Clube dos 5 (The Breakfast Club) e Mulher Nota 1000 (Weird Science), todos dirigidos por John Hughes em 1985.

Desiludido com Hollywood (que descartou o coitado tão logo ele engrossou a voz, livrou-se das espinhas e do aparelho horroroso), Anthony Michael Hall se envolveu com drogas. Aos vinte anos, com uma carreira que parecia promissora - segundo o falecido diretor Stanley Kubrick, era o jovem ator que tinha mais chance de se dar bem naquela época -, o garoto desandou completamente. Hoje, livre do vício, ele corre atrás do prejuízo e de bicos no cinema. Seu último papel notório foi o de namorado da atriz Wynona Rider em Edward Mãos-de-Tesoura.




Os filmes de adolescente eram o máximo. Lançavam tendências musicais, moda e por incrível que pareça, lotavam salas de cinema.

O sexo (claro) era o tema central. É o caso da série Porkys (lembra do Pee-Wee, traduzido aqui por 'Pequeno'?), Picardias Estudantis, O último americano virgem, A primeira noite de Jonathan e por aí vai...


Porky's


A fórmula para se fazer um filme para adolescentes era a seguinte: Rapaziada sem nada pra fazer + férias ou festinhas de colégio + cabeças cheias de más intenções = Filmeco "teenxploitation".

Seguindo essa fórmula básica, os estúdios lucravam muito e gastavam bem pouco, já que ao atores eram desconhecidos e a produção, precária. Um dos maiores clássicos do gênero, e seu precursor, foi o excelente Clube dos Cafajestes (National Lampoon´s Animal House, 1978). Além de a estréia de Kevin Bacon (Homem sem sombra) e Karen Allen (Mar em Fúria), o filme tinha como um dos melhores personagens John 'Bluto' Blutarsky, interpretado pelo comediante do Saturday Night Live: John Belushi (que dois anos depois seria Jake Blues em Os Irmãos Cara-de-Pau). Pra variar, muito sexo, menores bebendo, festa da toga (Toga, toga, toga!!!)...


Clube dos Cafajestes - VHS


Mas nem só de sexo vive o adolescente, certo? (ah é? Do quê mais, então?) Havia também os filmes mais "cabecinhas" que tratavam de relacionamento com os pais, drogas, e a descoberta do amor.

São exemplos deles: A lenda de Billie Jean, Ruas de fogo, Tuff Turf, o rebelde (esse é CLÁÁSSICO), Namorada de aluguel (quem não se lembra da 'dança do ritual do acasalamento do tamanduá africano'?), Sobre ontem à noite, e A garota de rosa shocking.

Esse último, produzido por John Hughes (o maior especialista no assunto), merece um parágrafo... eu me lembro que causou o maior rebuliço. Em primeiro lugar, tinha como trilha sonora In between days - clássico da banda britânica The Cure. Em segundo, a protagonista, (a ruivinha Molly Ringwald, que virou uma espécie de ícone dos "teen movies" na época) era uma garota mais responsável que os próprios pais e tinha que se virar para viver. Muito legal. Sem contar, os modelitos que ela inventava... costurava saia de tule em corpete de couro, jaqueta jeans cheia de fragmentos de espelhos... cabelo arrepiado... uma loucura, que só os anos 80 permitiam...


O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas
Lançando décadas depois em DVD


Também vale a pena lembrar de O primeiro ano do resto de nossas vidas (St. Elmo´s Fire, 1985) e Curtindo a vida adoidado (Ferris Buellers Day Off, 1986). O primeiro, dirigido por Joel Schumacher (8mm), tinha Emílio Estevez, Rob Lowe e Judd Nelson no elenco e lançou Demi Moore e Andie MacDowell ao estrelato. Já o segundo, obrigatório para qualquer cinéfilo de 'vinte e poucos anos', tinha no elenco Matthew Brodderick e Alan Ruck (o Stuart do seriado Spin City).

Curtindo a vida adoidado era a história de Ferris Bueller, o adolescente que todo adolescente gostaria de ser na época. Esperto e cheio de manhas para enganar os pais e professores, Bueller resolve tirar um dia inteiro de folga e simplesmente aproveitar a vida com o melhor amigo e a namorada. Memorável! (tiquiticáaaa...)

Depois de tantas lembranças, não se sinta culpado de ir até a locadora e alugar Férias do Barulho (Private Resort, 1985) pra ver a cara de menino do Johnny Depp nos anos 80, ou querer baixar o MP3 de Tonight is what it means to be young, trilha sonora do Ruas de Fogo...






Hollywood - Coletânea de comerciais antigos




80 Sucessos dos Anos 80 (LISTAGEM ABAIXO)


Grandes flashback hits que fizeram sucesso no Brasil nos anos 80. Gostou? Então não esqueça de compartilhar esta postagem com seus amigos!!! O Melhor dos anos 80. Best of 80's (eighties). Lo mejor de los 80. 0:00 DANCING QUEEN - REAL ABBA GOLD 2:05 DANCE AND SHAKE YOUR TAMBOURINE - LOVE MEMORIES GROUP 4:14 GET UP AND BOOGIE(THAT'S RIGHT) - SILVER CONVENTION 5:45 MORE, MORE, MORE - ANDREA TRUE CONNECTION 7:21 (SHAKE, SHAKE, SHAKE) SHAKE YOUR BOOTY - KC AND SUNSHINE BAND 9:21 WE ARE FAMILY - SISTER SLEDGE 1:12 RING MY BELL - ANITA WARD 12:41 LOVE IS IN THE AIR - DAVID GARRICK 14:20 GIVE IT UP - KC & SUNSHINE BAND 16:18 ZODIACS - ROBERTA KELLY 18:35 USE IT UP AND WEAR IT OUT - ODYSSEY 20:22 LET'S ALL CHANT - MICHEL ZAGER BAND 22:04 CINEMA - ICE MC 24:20 SO MANY MAN LITTLE TIME - MIQUEL BROWN 26:21 LET THE MUSIC PLAY - ARPEGGIO 27:55 AFTER DARK - PATTIE BRONCKS 30:09 I LIKE YOU - PHYLLIS NELSON 32:30 ARE YOU READY TO FLY - ROZALLA 34:46 I AM WHAT I AM - GLORIA GAYNOR 37:15 YOU MAKE ME FEEL(MIGHTY REAL) - SYVESTER 39:20 QUEEN OF FOOLS - JESSICA WILLIAMS 41:23 HEAVEN MUST BE MISSING AN ANGEL - TAVARES 43:20 BODY TALK - IMAGINATION 45:18 THAT'S THE WAY I LIKE YOU - KC AND SUNSHINE BAND 47:04 GET DOWN SATURDAY NIGHT - OLIVER CHEATHAM 48:25 TSOP (THE SOUND OF PHILADELPHIA) - THE THREE DEGREES 50:25 DANCE LITTLE LADY DANCE - TINA CHARLES 53:44 Y.M.C.A. - THE VILLAGE PEOPLE 56:02 GONNA GET ALONG WHITOUT YOU NOW 57:13 BRAZIL - RITCHIE FAMILY 59:20 AUTOMATIC LOVER - ROBOT 1:00:46 STOP IN THE NAME OF LOVE - GLORIA GAYNOR 1:02:14 STRUT YOUR FUNKY STUFF - DAVID CHRISTIE 1:04:23 YOU'RE MY FANTASY - CHARISMA 1:06:01 CAN'T TAKE MY EYES OFF OF YOU - BOYS TOWN GANG (Remix) 1:06:48 GAMBLIN ON YOUR LOVE - JESSICA WILLIAMS 1:08:52 NEVER CAN SAY GOODBYE - GLORIA GAYNOR 1:10:31 NICE 'N' SLOW - JESSE GREEN 1:12:08 DANCE, DANCE, DANCE - CAPRICORN 1:14:11 FLASHBACK - IMAGINATION 1:16:22 ALL NIGHT LONG - LOUIS G. 1:18:17 BILLIE JEAN - JOCKA'S 1:20:08 BOOGIE WONDERLAND - LOREN 1:21:49 DISCO NIGHTS - THE DISCO CIA 1:23:54 STREET LIFE - SIRA 1:25:41 SIR DUKE - THE STEVIES 1:27:39 OOPS (UPSIDE YOUR HEAD) - BLACK UNITY 1:29:52 LOVE TO LOVE YOU BABY KIKKY LUV 1:31:09 DOUBLE DUTCH BUS - THE BOOM'S 1:32:43 PLAY THAT FUNKY MUSIC - REPEAT 1:34:06 IT MAKES YOU FEEL LIKE DANCING - FUNK CIA. 1:36:00 FLY ROBIN FLY - THE ROBIN'S 1:37:28 LET'S GROOVE -THE WIND'S 1:39:13 DON'T STOP 'TILL YOU GET ENOUGH - JOCKA'S 1:40:23 DISCO INFERNO - THE HELL'S 1:41:53 BOOGIE WONDERLAND - THE WIND'S 1:43:56 DON'T LET ME BE MISSUNDERSTOOD - PEROLA'S 1:45:44 DON'T LEAVE ME THIS WAY - GEORGIA 1:47:28 YES SIR I CAN BOOGIE - SEVEN ELEVEN 1:49:08 FROM HERE TO ETERNITY - REMO 1:50:46 MACHO MAN - THE PEOPLE'S AFFAIR 1:52:29 FUNKYTOWN - THE MISTER'S 1:54:20 BAD GIRLS - KIKKY LUV 1:56:06 BLACK IS BLACK - SUPER'S 1:58:05 D.I.S.C.O. - MOLDAVIAS 1:59:58 LIKE A VIRGIN - JANICE 2:02:03 SHAME SHAME SHAME - GLENDA 2:04:10 YOU SHOULD BE DANCING - THE BROSS 2:05:50 COPACABANA(AT THE COPA) - M BEAUCOP 2:07:19 MA BAKER - YSPSYS 2:09:00 THRILLER - JOCKA'S 2:11:06 THE HOUSE OF RISING SUN - PEROLA'S 2:12:43 THE BEST DISCO IN TOWN - REBEL'S 2:14:21 TRAGEDY - THE BROSS 2:16:11 MY OLD PIANO - DEBBY JOHNNSON 2:18:01 RAPPER'S DELIGHT - THE RAPPER'S 2:19:44 STAYIN ALIVE - THE BROSS 2:21:30 SINGIN' IN THE RAIN - CHA CHA 2:23:02 BORN TO BE ALIVE - P RONDHA 2:24:33 A WALK IN THE PARK - GIDEON CO.



Pura nostalgia pelos ANOS 80...


Leia também:

01 - Ecologia à moda da casa - Ambiente

02 - A Ilha dos Tesouros - Ilha Cardoso

03 - Faraó Tutancâmon - sua faca que veio do espaço

04 - Saiba quais foram as piores matanças dos últimos 25 anos nos EUA

05 - O fim do pequeno Ula - Havai

06 - Google planeja lançar serviço de assinatura de filmes on-line, diz jornal

07 - Quem são os criminosos de guerra nazistas mais procurados

08 - 1000 Léguas Subterrâneas - Geologia

09 - Acelerador de partículas chinês maior que o dobro do LHC sairá em 2025

10 - YInMn - O azul mais brilhante e durável descoberto ao acaso

11 - Mistério ainda sem respostas. O relógio encontrado em tumba da dinastia Ming, de 400 anos

12 - Tumblr faz retrospectiva com as melhores notícias de 2014

13 - Planeta Lua - Astronomia

14 - A conquista do Castello - Segunda Guerra

15 - EUA liberam testes do temido raio laser da morte

16 - O Japão rumo ao espaço - Astronautica

17 - Toda a vida do Mundo - Ambiente

18 - Cientistas usam scanner 3D para conseguir tocar discos de 125 anos

19 - Hitler e seu exército eram viciados em drogas pesadas

20 - Animais causaram a primeira extinção em massa da Terra

21 - POSTAGENS POPULARES - ABRIL DE 2016

22 - Os sexos se confundem - Comportamento

23 - Os povoadores do Polo Norte - Arqueologia

24 - Quem foi que inventou o Carnaval ? História da Folia

25 - Animais de zoológico testam lata de lixo

26 - Médicos na Índia usam vinagre para detectar câncer

27 - Todo o Dinheiro do Mundo - História

28 - Como comer pizza três vezes ao dia sem engordar

29 - Candomblé - Religião

30 - Império Guerreiro - Os Mongóis



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=657.420


...


Um comentário:

  1. Olá! Adorei a imagem publicada no topo desta página, intitulada "Back To The 80´s". É uma colagem de figuras muito representativas da década de 80! Amei! Gostaria de saber se vocês têm essa imagem em Alta Resolução, e que pudessem de alguma forma enviar-me, para que eu a amplie e coloque num quadro. Adoraria!!! Aguardo resposta...

    ResponderExcluir