segunda-feira, 13 de junho de 2011

Recorde - Sociedade - CONFLITOS

RECORDE - SOCIEDADE - CONFLITOS

PELA PAZ


O presidente americano, George W. Bush, conseguiu conquistar a antipatia do mundo com sua política externa e a invasão do Iraque. No dia 15 de fevereiro de 2003, três milhões de pessoas saíram às ruas de Roma, na Itália, para protestar contra a guerra no país de Saddam Hussein na maior manifestação pacifista da história. No mesmo dia, outras metrópoles organizaram atos similares. Em Londres, 1 milhão de pessoas marcharam contra a guerra. Em Berlim, foram 200 000 pessoas. São Paulo reuniu 50 000 manifestantes.

A MAIOR PROVA DE INSENSATEZ

A Segunda Guerra Mundial foi a mais abrangente e mais sangrenta da história. Durante os seis anos de conflito, entre 1939 e 1945, estima-se que 56,4 milhões de pessoas tenham morrido, entre soldados e civis. Só a União Soviética perdeu 7 milhões de civis e 6,1 milhões de soldados. Outro país bastante castigado foi a Polônia, que teve mais de 6 milhões de mortos, 17% da sua população.
A Segunda Guerra foi travada entre dois grupos: de um lado, o dos países Aliados, formado por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, União Soviética e China; do outro lado, as potências do Eixo, com Alemanha, Itália e Japão. Uma das motivações da guerra foi o desejo do ditador nazista Adolf Hitler de criar uma "nova ordem" na Europa, baseada na superioridade alemã, na eliminação de minorias étnicas e religiosas (como os judeus), na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas. As nações democráticas (como a França, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos) opuseram-se aos planos expansionistas dos países do Eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário