Clique no PLAY para leitura automática do texto:

sábado, 11 de junho de 2011

Recordes - Bichos

RECORDES - BICHOS


EU TENHO A FORÇA!

Se você topar com um deles por aí, é melhor dar meia-volta em sinal de respeito. O besouro-rinoceronte (Oryctes rhinoceros) é, proporcionalmente, o bicho mais forte do planeta. Esse inseto é capaz de suportar 850 vezes o próprio peso. Para ter uma idéia da façanha, imagine um homem de 70 quilos levantando quase 60 000 quilos! O besouro-rinoceronte é também o inseto mais pesado do mundo: tem entre 70 e 100 gramas.

QUE PAPA-LÉGUAS, QUE NADA!

O Papa-Léguas, personagem de desenho animado, é um símbolo de ligeireza. Mas a avezinha, que escapa facilmente do seu perseguidor, o estabanado Coiote, não teria tanta moleza com o guepardo, o animal terrestre mais veloz do mundo: ele atinge 115 quilômetros por hora. Além do impressionante arranque - acelera de zero a 72 quilômetros por hora em apenas dois segundos -, o guepardo é um grande saltador: vence obstáculos de três metros de altura. Mas o animal tem um ponto fraco: não é capaz de sustentar sua extraordinária velocidade durante uma corrida prolongada, pois logo se cansa. Sorte de suas presas. Nos céus, o animal mais rápido do mundo é o falcão-peregrino, com velocidade média de 115 quilômetros por hora - durante a captura de uma presa, atinge incríveis 360 quilômetros por hora. A ave destaca-se também pela visão aguçada: consegue avistar uma presa a 1,5 quilômetro de distância.
Justificando o nome e a fama, a preguiça é o animal terrestre mais lento do mundo. Ao subir em árvores, ele consegue "acelerar" a 270 metros por hora

MINIATURA - Morcego nariz de porco

Entre as cerca de 1000 espécies de morcegos conhecidas no mundo, há uma que, quando adulta, pesa entre 1,5 e 2 gramas (o peso aproximado de uma moeda de 1 centavo de real). A cabeça e o corpo desse bicho medem em torno de 3 centímetros. É o menor mamífero do mundo, o Craseonycteris thonglongyai. É conhecido popularmente como morcego-nariz-de-porco, por causa do focinho que lembra um suíno. Suas asas são proporcionalmente largas: abertas, o morcego mede 7,5 centímetros. Encontrado na Tailândia, o morcego-nariz-de-porco, também chamado de kitti, foi descoberto nas cavernas do vale do Rio Kwaim, em 1974. Tem vida relativamente longa, em torno de 15 anos, e vive em grupos de até 20 indivíduos. Está ameaçado de extinção.
Entre não-voadores, o menor mamífero é o musaranho-pigmeu (Suncus etruscus), que pesa entre 1,5 e 2,5 gramas e mede 5 centímetros


.
.
C=53174
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário