segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Astrônomos provam que já existiu vida extraterrestre na nossa galáxia



Astrônomos provam que já existiu vida extraterrestre na nossa galáxia


Astrônomos publicaram um estudo com a equação de Drake onde foi possível mostrar - ao menos matematicamente, com base na tecnologia atual - que já teriam aparecido 1 bilhão de civilizações extraterrestres ao longo do tempo.


Adam Frank e Woodruff Sullivan, autores do estudo, observaram que, com o uso da equação de Drake no passado, o modelo mais pessimista estimava que a probabilidade de que surgisse vida inteligente era de 1 em 10 bilhões por planeta localizado na chamada zona habitável. No entanto, ao aplicar a informação específica que possuímos atualmente – como quantidade e posição orbital dos planetas da galáxia –, inclusive nesse cenário pessimista, já teriam aparecido 1 bilhão de civilizações no curso da história cósmica.

The Drake Equation - animada


O único fator que resta considerar é o tempo de vida dessas civilizações. Por isso, ainda passarão alguns anos antes que consigamos saber se essas civilizações inteligentes habitam atualmente outros planetas. 

A Equação de Drake


A equação de Drake, elaborada em 1961, sistematizava sete fatores para estimar a probabilidade de existência de vida inteligente na galáxia. No entanto, a maioria desses fatores era desconhecida pelos cientistas da época, tornando-se meras especulações.  


Quando vamos encontrar outra Terra?


O fato é que os avanços tecnológicos estão redefinindo cada vez mais o Universo para os seres humanos. Agora, contamos com mais ferramentas para determinar se existe vida inteligente em outros planetas. Os cálculos apontam para cenários "menos pessimistas". Resta saber quando esses números se tornarão realidade.


Fonte: The New York Times

The Drake Equation - Space Travel - Glosssary



Nenhum comentário:

Postar um comentário