sexta-feira, 4 de junho de 2021

'Army of the Dead' é um resgate dos blockbusters de zumbi

'Army of the Dead' é um resgate dos blockbusters de zumbi

Primeiro filme de Zack Snyder pós-DC é sangrento, brega e divertido em doses iguais.

Ouvir o nome de Zack Snyder automaticamente traz uma associação com quadrinhos. Não é sem motivo, considerando que o cineasta passou os últimos 15 anos envolvido com obras como 300, Watchmen e Liga da Justiça. Porém, antes de se tornar referência para adaptações de HQs, Snyder lançou sua carreira com o terror Madrugada dos Mortos (2004), remake do clássico de George A. Romero. É isso que torna tão interessante vê-lo retornando para o subgênero de zumbis com Army of the Dead: Invasão em Las Vegas, seu primeiro longa original desde Sucker Punch (2011).


Sucker Punch (2011) - Zack Snyder


A produção da Netflix é importante para o cineasta, que originalmente bolou a premissa ainda no começo dos anos 2000, mas que só agora tirou a ideia da gaveta. Na trama, a cidade de Las Vegas é tomada por uma infecção zumbi após a fuga de um experimento da Área 51. Os militares agem rápido para isolar o local, cercar com muros e manter todos os mortos-vivos do lado de dentro. Com a praga controlada, o resto do mundo atinge um grau de normalidade, e o governo decide exterminar os mortos-vivos com uma bomba nuclear. O problema surge quando o ex-soldado Scott (Dave Bautista) recebe a proposta de montar uma equipe e invadir a cidade em suas últimas horas para saquear o cofre de um cassino, que foi deixado para trás com US$200 milhões.



O filme pode não servir nada realmente inédito ao subgênero, tão explorado entre as décadas de 1980 e 2010, mas traz leves modificações que criam uma experiência única. O início da infecção ter uma aparente conexão alienígena, por exemplo, ou então o fato de não ser uma jornada pelo pós-apocalipse. O surto foi contido com sucesso, e o mundo mantém certa normalidade exceto pela região contaminada. Esses elementos são pequenos por si só, mas ajudam a remixar fórmulas conhecidas, e tiram da jogada noções como “a origem do surto viral” ou “a luta cotidiana pela sobrevivência”. Questões do tipo são a base de muitas obras e já foram discutidas à exaustão em todo tipo de mídia. Com isso fora do caminho, o longa pode focar na missão principal sem maiores preocupações.



Em Army of the Dead, Snyder reconhece o impacto que sua versão de Madrugada dos Mortos teve para os zumbis no começo dos anos 2000 - especialmente para os videogames, bebendo da estética saturada, equipamentos improvisados e inimigos variados -, mas também soa como uma obra perdida daquela época, com regras muito bem estabelecidas e personagens previsíveis. As prévias dão uma ideia de uma jornada mais absurda do que realmente entrega, mas isso não diminui seu peso. O lado blockbuster do subgênero, vivo por títulos esporádicos como um Guerra Mundial Z(2013) ou um Invasão Zumbi(2016), anda tão estagnado que ver algo básico, mas muito bem conduzido, caí como uma luva para os fãs sedentos por sangue, tripas e matanças criativas.


O que faz o filme funcionar tão bem é o carisma de seu elenco. Mesmo sem um pingo de desenvolvimento decente, cada membro da equipe traz algo marcante, e a química entre eles é um destaque por si só, como a parceria entre Scott (Bautista) e Cruz (Ana de la Reguera), ou a inusitada amizade entre o badass Van (Omari Hardwick) e Dieter (Matthias Schweighöfer), especialista em arrombar cofres. Até os mais secundários brilham, como a Coiote (Nora Arnezeder), que guia o grupo pelo mundo dos mortos, ou então a sarcástica Peters, pilota de helicóptero vivida por Tig Notaro - atriz que foi adição de última hora à produção, mas rouba a cena sempre que dá as caras.




O elenco merece o reconhecimento especialmente por conseguir criar personagens tão divertidos em cima de um roteiro bastante questionável. A trama é convincente, mas os diálogos são terríveis: excessivamente expositivos e bregas, porém não de um jeito irônico. Há muitos bons momentos de humor que surgem ao longo da obra, mas raramente os risos vêm das piadas intencionais. Os primeiros 40 minutos do longa, que servem apenas para preparar o terreno, são um verdadeiro teste de resistência. Felizmente, quando as coisas engatam, Army of the Dead conquista, e muito se dá pela ótima direção. O que Zack Snyder deixa a desejar como roteirista, ele compensa por trás das câmeras.


Dave Bautista em 'Army of the dead: Invasão em Las Vegas' — Foto: Clay Enos/Netflix


Em eventos de divulgação, o diretor enfatizou que o longa não se trata só de horror, mas sim uma mistura de gêneros. O filme segue essa ideia à risca, e mostra influência tanto de Romero, quanto Fuga de Nova York(1981), de John Carpenter. Transitar entre ação e terror não é tarefa fácil, mas o cineasta se mostra flexível. Um momento em que o grupo precisa passar uma cozinha infestada de mortos começa repleta de tensão, e é conduzida de forma sufocante e claustrofóbica quando os soldados tentam encontrar o caminho em meio à escuridão. Eventualmente, as coisas dão errado, e a cena vai do silêncio ao caos, com tiroteio, fuga e traição e boas coreografias de porradaria. É um pouco surpreendente que Snyder consiga alternar o tom de forma tão fluida, especialmente acumulando funções nos bastidores. Isso, porém, tem um preço.


Dave Bautista, OImari Hardwick, Tig Notaro, Samantha Win, Colin Jones, Matthias Schweighöfer, Raúl Castillo e Ana de la Reguera em cena de 'Army of the dead: Invasão em Las Vegas' — Foto: Clay Enos/Netflix


Após anos de produções visualmente marcantes, é normal esperar um espetáculo do cineasta, mas esse é o seu trabalho mais esteticamente moderado até agora. Muitas de suas marcas registradas dão as caras, como as composições melancólicas, o apreço pela mitologia e religião e, claro, o uso sem ressalvas de slow motion. Ainda assim, a frequência e a escala dessas decisões estilísticas são muito mais comedidas do que o esperado, sem muita grandiosidade.

Muito disso vem do fato de que essa é sua primeira vez como diretor de fotografia, função que antes era de colaboradores como Larry Fong (300, Watchmen, Batman vs Superman). Sem o colega (que recebe um easter egg em forma de cartaz de show de mágica), Snyder dá uns passos para trás e tenta aprender a realizar seu ambicioso estilo autoral com as próprias mãos. O resultado é algo diluído, mas altamente digerível para quem não vai com a cara de seu trabalho. Já quem é fã pode ficar desapontado de vê-lo mais limitado. Em ambos os casos, porém, a assinatura do diretor é bastante visível.


Richard Cetrone e Omari Hardwick em cena de
'Army of the dead: Invasão em Las Vegas' — Foto: Clay Enos/Netflix


Army of the Dead pode ter muitas ideias repetitivas e não impressionar na trama ou nos personagens, mas é autêntico em reconstruir a pegada dos filmes de zumbis dos anos 2000, focando na sanguinolência (muito bem feita, por sinal) e na ação. É especialmente interessante que esse tenha sido o primeiro projeto de Zack Snyder após anos dedicado à DC Comics. Para quem construiu uma fama de fazer obras sombrias e realistas, aqui é muito visível que o objetivo foi se divertir. Isso também se estende ao elenco, que eventualmente contorna o roteiro lamentável e abraça a breguice, visando o puro entretenimento. O resultado é altamente satisfatório: um filme que segura o espectador pela ação, pela tensão e também, claro, pela tosqueira. Tudo sem medo de ser feliz.


Army of the Dead: Invasão em Las Vegas


TRAILER:


Army of the dead (2021) - TRAILER




Fonte: G1

(https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2021/05/11/army-of-the-dead-novo-filme-de-zack-snyder-e-longo-demais-para-historia-de-menos-g1-ja-viu.ghtml)

G1 - Site Fonte





Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Os 10 jogos clássicos do Atari

02 - Sonda da Nasa se aproxima de Plutão após 9 anos de voo

03 - Os Fungos invadem as Fábricas - Tecnologia

04 - Essa onda pegou - A Matéria.

05 - Incríveis aventuras do cavalo-marinho - Natureza

06 - Gênio Cibernético - Inteligência Artificial

07 - Fechado para Balanço - Big Bang

08 - Para aumentar velocidade de conexões Wi-Fi, cientistas criam primeiro laser branco

09 - Conheça as armas ninjas mais secretas

10 - 5 motivos que desacreditam a existência do Inferno Bíblico

11 - Xbox One finalmente fecha um mês com mais vendas que o PS4

12 - NOTICIAS DO DIA: 03 DE FEVEREIRO DE 2015 - REDES SOCIAIS

13 - Os 20 sites mais populares do mundo de 1996 a 2013

14 - Cientistas encontram de restos leões da caverna de mais de 10 mil anos super conservados

15 - Machado encontrado na Austrália tem quase 50 mil anos

16 - Nasa comprova que "motor impossível" funciona - EMDrive

17 - Artes Subterrâneas da Água - Geologia

18 - Motor que pode nos levar a Marte em 42 horas é testado com sucesso

19 - Cada um na sua - Camiseta

20 - Recorde de distância do teletransporte quântico é quebrado nos EUA

21 - E como dói - A Dor

22 - Rosatom constrói primeira usina nuclear flutuante do mundo

23 - O Futuro é invisível - Nanotecnologia

24 - Fomos nós: CIA assume responsabilidade por aparições de OVNIS

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Fortaleza do exército de Ramsés é encontrada no Egito

27 - Diabete, a armadilha do açúcar - Medicina

28 - O que esperar dos carros de 2020

29 - Fábrica de Precisão - Tecnologia

30 - Menino sérvio 'atrai' metais e porcelana

31 - Pesquisadores criam sistema que pode representar salto na computação quântica

32 - Fundação Mars One quer iniciar a prática da agricultura em Marte

33 - Crônica de uma Obra-prima

34 - Aposentado bate recorde ao pescar tubarão

35 - Friends supera Breaking Bad e é eleita a melhor série da história

36 - 10 coisas que as pessoas entendem de errado sobre Star Wars

37 - Amplificadores de Gente - Tecnologia

38 - Star Wars A Saga Completa (Star Wars The Complete Saga) 1977~2005

39 - A Multinacional da Ecologia - Ambiente

40 - Bateria nuclear usa diamante sintético e pode gerar eletricidade eterna

41 - Além da Linha Vermelha - The Thin Red Line

42 - Internet ajuda fãs de RPG de mesa a manterem vivos hábitos de jogatina

43 - Usuário de redes de troca de arquivo compra mais filmes e música

44 - Bilionário russo quer transferir seu cérebro para computador e 'imortalizá-lo'

45 - Baratas multiplicam poder de suas mandíbulas e inspiram engenharia

46 - Neandertais podem ter produzido ferramentas de ossos

47 - E se as drogas fossem legalizadas ???

48 - Cientistas transformam fezes e urina em combustível para foguete

49 - Inferno de Lava em Vênus - Astronomia

50 - Relógio mais preciso do mundo garante funcionamento por 5 bilhões de anos

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY



AGORA A HORA DO BRINDE:



CAVERNA DO DRAGÃO


Anos 80 e 90 de Sucesso Caverna do Dragão 

(Dungeons and Dragons) foi um desenho animado criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no jogo de RPG do mesmo nome, que fazia muito sucesso na época.  

(VEJA O "EPISÓDIO FINAL + TODOS EPISÓDIOS" POSTADOS DEPOIS DO TEXTO) 









FAV 173 de 1001 - Abril de 2020  Segue abaixo no LINK

FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção  "1001 

Songs You Must Hear Before You Die".  







FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção

As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.

“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.

http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html









SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93


C= 1.071.791  







Nenhum comentário:

Postar um comentário