segunda-feira, 21 de junho de 2021

BAÚ DOS BYTES - MSX - Goonies 'R' Good Enough

 BAÚ DOS BYTES - MSX - Goonies 'R' Good Enough


Moçada, é hora da velharia (outra vez)...


Quem jogou The Goonies no MSX sabe o que é diversão eletrônica. Quem nunca jogou, bem, não perca tempo, corra atrás de emuladores (e ROMs) e jogue.


Um jogo sensacional, um dos melhores da Konami, que usava apenas 32kb de memória. Hoje em dia é preciso placas de vídeo de 128 Mb ou mais, "gigas e gigas" de espaço no HD e, ainda assim, corre-se o risco do jogo ser uma porcaria.

Ah, os velhos tempos...





Em 2006 fãs lançaram um remake para PC do jogo de MSX.
Ficou muito bom mesmo.





Para quem quiser baixar o remake:



E agora, uns malucos-do-bem (de uma empresa conhecida como Kralizec) estão fazendo um novo jogo para MSX2, baseado no filme dos Goonies, sendo que este jogo é mais parecido com a versão para NES do que a versão MSX.




É, por incrível que pareça, o MSX ainda vive...




AGORA ANALISANDO OS DETALHES:


THE GOONIES
(1986, MSX e Nintendo 8-bits)

O que acontece quando você junta um dos filmes hollywoodianos mais amados dos anos 80 com a softhouse mais cultuada e venerada pelos saudosistas do microcomputador MSX? A resposta é simples: um dos games de MSX que, até hoje, mais arrancam suspiros dos retrogamers fãs da plataforma. Estamos falando, é claro, de THE GOONIES, lançado pela Konami para o MSX em 1986.

A história de Goonies é bem conhecida pela geração que foi criança entre os anos 80 e começo dos 90 e que cresceu vendo clássicos na “Sessão da Tarde”. Um grupo de amigos pré-adolescentes que vivem perto das docas na cidade de Astoria enfrenta a tristeza de serem obrigados a se mudar para outra cidade, já que ricos empreendedores imobiliários estão comprando todos os terrenos da região sem que os pais dos meninos consigam fazer nada a respeito.

No entanto, numa incursão ao sótão da casa de um dos garotos, o grupo encontra um mapa para o lendário tesouro do pirata Willy Caolho. Acreditando que o tesouro pode ser a resposta para os problemas financeiros de seus pais, os amigos partem para uma última “aventura goonie”. Só que o grupo não sabe que o seu caminho rumo ao tesouro fará com que colidam de frente com os Fratelli, uma família de perigosos bandidos da região. Além disso, os Goonies logo perceberão que a trilha até o tesouro é repleta de armadilhas e de outros perigos.


Não é difícil entender os motivos que fizeram o Goonies do MSX ser cultuado até hoje. Primeiro, porque o game foi feito pela Konami, responsável por 80% do que de melhor foi produzido para o MSX. Segundo, porque o jogo é realmente uma adaptação muito competente do filme. Apesar do estilo plataforma (gênero dominante nos games nos anos 80) não apresentar maiores inovações, o game captura muito bem o espírito do filme, apresentando ao jogador as cavernas traiçoeiras, as passagens labirínticas, as cachoeiras e passagens de água subterrâneas, os portais em forma de caveira, os morcegos – enfim, todos aqueles elementos que dão o tom da atmosfera de aventura e exploração do filme.


É claro que o jogo também toma algumas “liberdades criativas”. Enquanto que o filme era cheio de esqueletos que os heróis encontravam ao longo de sua busca, no game do MSX essas tétricas pilhas de ossos assumem um papel mais ativo. Desde o começo da aventura, o jogador terá que enfrentar inúmeras – e agressivas – caveiras que ficam passeando pelas misteriosas cavernas subterrâneas. Some isso aos morcegos, às quedas d’água e aos frequentes ataques dos maléficos Fratelli, e o resultado é um jogo difícil – bastante difícil. Você vai morrer muitas e reiteradas vezes se tiver a intenção de vencer todas as cinco fases do game.


Outro aspecto memorável do jogo é que ele reproduz de forma competente a famosa música tema do filme, “The Goonies ‘R’ Good Enough“, da cantora Cyndi Lauper. O tema é reproduzido no jogo com surpreendente qualidade para os padrões de um jogo de computador de 1986, o que é mérito não apenas da Konami mas também do MSX, um padrão de micros que sempre se destacou pelas capacidades sonoras muito boas para a época (embora provavelmente sendo superado nesse quesito pelo Commodore 64). A adaptação da música de Lauper para o game do MSX é tão bem executada que o jogador acaba não se incomodando de ouví-la indefinidamente, de novo e de novo e de novo, já que é praticamente a única música que toca durante o jogo inteiro (algumas partes das fases apresentam uma outra trilha sonora).


Basicamente, o jogo se resume a cinco fases bem grandes. Em cada uma delas, você deverá resgatar os sete Goonies e então encontrar a saída. Os Goonies estão presos atrás de portas espalhadas pelas fases e, para abrí-las, é necessário encontrar chaves que estão igualmente espalhadas pelas diferentes telas. Para se proteger dos ataques das caveiras e dos Fratelli, o protagonista conta apenas com seus própios punhos. Felizmente, alguns itens – como poções de cura – estão espalhados pelas fases e podem ajudar um pouco o jogador na sua difícil missão. À medida que os inimigos vão sendo derrotados, a barra de experiência do jogador vai sendo preenchida, e quando ela é inteiramente completada o herói é recompensado com um pequeno aumento na sua barra de energia. É pouca coisa, mas o jogo é difícil e toda ajuda é bem vinda!

Você chegou a reparar que o objetivo do protagonista é resgatar SETE GOONIES? Opa, mas espera aí um pouco: sete era o número total de todos os integrantes do grupo! Então o seu objetivo é resgatar TODOS os Goonies. Ora, mas se o seu objetivo é resgatar TODOS os Goonies, então afinal de contas quem é o protagonista do game? Afinal de contas, quem é esse cara que o jogador controla?


Essa é uma discussão antiga entre os retrogamers fãs de MSX. O “sprite” do personagem não deixa a menor dúvida de que o protagonista do game é Mikey, o líder dos Goonies, até porque o sprite é quase idêntico ao Mikey do jogo do Nintendo 8-bits, igualmente lançado pela Konami. No entanto, o manual do game do MSX atestava expressamente que o protagonista do jogo seria ninguém menos do que Sloth (!!!). Sim, aquele gigantão deformado que se torna amigo dos Goonies no filme, lembra?


Não parece haver uma resposta definitiva para essa velha dúvida. Portanto, o protagonista do Goonies do MSX pode ser tanto Mikey quanto Sloth, dependendo do que você achar mais legal. A favor de quem acha que é Mikey, está o visual do personagem e a semelhança com o Mikey da versão do jogo lançada para o Nintendo 8-bits. A favor de quem acha que é Sloth, está a matemática e o antigo manual do jogo do MSX. É possível que a Konami quisesse que fosse Sloth, mas tenha economizado memória reciclando um sprite mais genérico. Também é possível que a Konami quisesse que o herói fosse Mikey e que os programadores do jogo tenham simplesmente se perdido nos números, deixando de ver que, se um Goonie era o protagonista, ele só poderia resgatar no máximo outros seis Goonies.

Na minha modesta e singela opinião, o manual do game do MSX simplesmente optou por uma invencionice e o protagonista do game é Mikey. O fato de ele ter que resgatar sete pessoas pode ser explicado pela tela-título da versão de Goonies para o Nintendo 8-bits, que sugere que Mikey está indo ao resgate de seus seis amigos MAIS Sloth – ou seja, Mikey precisa resgatar sete pessoas. A conta fecha se considerarmos Sloth um dos prisioneiros, e não o protagonista.

Adicionando combustível à polêmica, em 2006 uma produtora independente chamada Brain Games desenvolveu um remake do Goonies do MSX, com gráficos totalmente redesenhados. Nessa nova versão, o protagonista é claramente Sloth, com a carinha deformada e tudo!


A versão de Goonies para o Nintendo 8-bits, embora muito parecida com o jogo do MSX, apresenta várias diferenças significativas e, curiosamente, só foi lançada no Japão (para a versão japonesa do NES, o Famicom). Isso não impediu o jogo de circular pelo mundo ocidental (inclusive aqui no Brasil), já que bastava ter um simples adaptador de pinos para conseguir rodar games japoneses nos consoles compatíveis com o modelo americano do Nintendo 8-bits. Na verdade, o Goonies do Famicom só surgiu oficialmente nos EUA quando foi lançado no sistema de arcades Playchoice 10 – que era uma série de máquinas de arcade que rodavam games de Nes e Famicom. Em virtude disso, até hoje muita gente acha que existiu uma “versão arcade” de Goonies, quando na verdade se tratava apenas do jogo do Famicom rodando num gabinete de arcade.


O Goonies do Famicom apresenta gráficos um pouco melhor acabados do que a versão MSX, além de uma mecânica levemente diferente e um design de fases menos complexo. No Famicom, as fases são bem mais curtas – a primeira fase, por exemplo, tem apenas duas telas – e só existe um Goonie para ser salvo em cada fase. Os amigos de Mikey continuam presos atrás de portas trancadas, só que, nessa versão, para abrí-las você precisa usar não chaves, mas sim BOMBAS. Para conseguir as bombas, é preciso … matar ratos! Sim, estou falando sério, ratos são inimigos recorrentes no Goonies do Famicom.


Em termos de armas, essa versão também é mais generosa do que a versão MSX. No lugar do soco, aqui Mikey se defende por meio de chutes e, ao longo das fases, pode conseguir um eficiente estilingue, que ajuda muito na hora de se defender dos inimigos.

Mas afinal, qual das versões de Goonies é melhor: a do MSX ou do Famicom? É claro que eu sou suspeito para falar, pois a versão do MSX foi a que marcou a minha infância e pré-adolescência. Eu evidentemente prefiro a versão do MSX. Mas, para além dos aspectos sentimentais, creio que tenho alguns bons argumentos para demonstrar que ela realmente se destaca.


Por exemplo: a versão do NES começa no restaurante dos Fratelli, numa fase curta, aborrecida e sem-graça, na qual você basicamente só mata ratos. O clima de aventura semelhante ao filme só começa mesmo na terceira fase. Já o Goonies do MSX não perde tempo com introduções, e já nas primeiras duas telas atira o jogador nas cavernas subterrâneas, enfrentando caveiras sinistras e descobrindo cachoeiras e paisagens aquáticas. De cara, impressiona muito mais do que o game do NES, que demora um pouco para ficar realmente interessante.

Vou insistir que a música tema, no MSX, também soa um pouco melhor do que no Famicom, embora a qualidade sonora das duas versões seja mais ou menos equivalente. Na minha opinião, a significativa superioridade da trilha no MSX se torna perceptível principalmente na parte do refrão da música – que chega ao requinte de reproduzir, de forma modesta, os backing vocals e as escalas de baixo da música.

A favor da versão do Famicom está a representação visual dos bandidos Fratelli, cujos sprites são bonitos e bem desenhados – ao contrário da versão MSX, na qual os Fratelli aparecem como bonecos genéricos de uma cor só. No entanto, a principal vantagem do Goonies do console da Nintendo é que essa versão, embora bastante desafiante, é significativamente mais fácil do que a versão do MSX, já que as fases são mais curtas e possuem uma estrutura menos confusa, com menos complexidade. Isso implica em reconhecer que o game do NES, embora difícil, é menos frustrante do que a versão do MSX.

Apesar de essas versões de Goonies serem as mais conhecidas entre os retrogamers (e as que fizeram mais sucesso na época), não foram os únicos jogos baseados no filme a aparecer em consoles ou microcomputadores. Antes dos games da Konami, a Datasoft lançou em 1985 um game chamado “The Goonies” para os micros Atari 800, Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad. Era um joguinho de puzzle com gráficos medíocres e, no geral, nem um pouco memorável.


Mas o mais curioso de tudo é que, apesar de o filme dos Goonies jamais ter recebido uma continuação, em 1987 a Konami lançou para o Nintendo 8-bits um game chamado THE GOONIES II! O engraçado é que o jogo saiu tanto para o Famicom japonês quanto para o NES norte-americano, ao contrário do primeiro jogo que ficou restrito ao mercado japonês. Mas o que acontece nessa continuação de Goonies que nunca chegou aos cinemas é uma história que deixaremos para uma próxima vez …


The Goonies (MSX by BlueMSX)



The Goonies - NES








Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - O enigma sobre as últimas palavras de Alexandre, o Grande

02 - Pedra achada na Rússia indicaria supercivilização anterior à nossa. Será?

03 - Rede on-line do PS3 tem prejuízo mesmo com 60 milhões de usuários

04 - O Tesouro da Serra dos Carajás - Geologia

05 - Estranho fenômeno dos céus pode explicar mistério do Triângulo das Bermudas

06 - Tempestade em Saturno - Astronomia

07 - Cogumelos, Charme e Veneno - Fungos

08 - Doom - conheça a história do popular jogo de tiro

09 - El Niño - A receita da confusão - Meteorologia

10 - Astrofísico explica por que Einstein pode ter revelado chave para viagens além da velocidade da luz

11 - Japonês cria bicicleta de madeira pela bagatela de R$ 50 mil

12 - Yes, nós temos Dinossauros - Paleontologia

13 - 8 grandes impérios africanos que você provavelmente não conhece

14 - Vendas de livros impressos sobem, enquanto digitais perdem popularidade

15 - Empresa dos EUA desenvolve 1º 'beija-flor-robô' para espionagem

16 - Astrônomo explica como defender a Terra da ameaça de um asteroide

17 - Top 10 obras fundamentais da ficção científica

18 - O esconderijo dos Alerces - Ambiente

19 - Especialista em estudos bíblicos afirma que Jesus existiu

20 - Uma guerreira contra o Câncer - Silva Brandalise - Perfil

21 - Hawking alerta que alienígenas poderão acabar com a nossa civilização

22 - Verão da Nota - Milhares de reais aparecem misteriosamente no mar do Rio

23 - Aventureiros do Século XX - Tecnologia

24 - Visões Interiores - Medicina

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Microsoft : Mais da metade dos vírus no Brasil são Cavalo de Troia

27 - Por que somos a única espécie humana viva ?

28 - O método anticoncepcional que custa apenas um dólar

29 - Saraiva entra no mercado de locação e venda de vídeos pela Web

30 - Por que tanta gente ainda acredita em atividade paranormal

31 - Qual o motivo de não ter encontrado alienígenas ?

32 - Decathlon - Activision 1983 - ATARI

33 - Cleópatra 'era descendente de africanos'

34 - Lembre-se: Recordar é viver

35 - Como o isolamento e a solidão podem afetar os seres humanos

36 - Demonstrada nova técnica para geração de eletricidade

37 - Russo sacaneia empresa de cartão de crédito e se dá bem

38 - Cientistas atômicos se reúnem hoje para analisar e revelar o quão realmente estamos próximos do Apocalipse

39 - O terrível Vento Divino que colocou em xeque a marinha norte-americana

40 - As mais populares - Dezembro de 2016

41 - Candomblé - Religião

42 - O Gênio ataca de novo - Ficção Científica

43 - O Vaivem do Bumerangue pelo Tempo - Costumes

44 - Múmia é encontrada de forma inusitada e intriga cientistas

45 - “Margaridas mutantes” crescem em Fukushima

46 - Fim de ano: um texto para reflexão.

47 - Kinsey fala de sexo - História

48 - O corsário que viveu sozinho por quatro anos numa ilha e inspirou Robinson Crusoé

49 - Mulher fica presa no amante e é socorrida pelo marido

50 - 1.861 jogos de Super Nintendo para jogar online

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY




AGORA A HORA DO BRINDE:



CAVERNA DO DRAGÃO


Anos 80 e 90 de Sucesso Caverna do Dragão 

(Dungeons and Dragons) foi um desenho animado criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no jogo de RPG do mesmo nome, que fazia muito sucesso na época.  

(VEJA O "EPISÓDIO FINAL + TODOS EPISÓDIOS" POSTADOS DEPOIS DO TEXTO) 









FAV 173 de 1001 - Abril de 2020  Segue abaixo no LINK

FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção  "1001 

Songs You Must Hear Before You Die".  







FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção

As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.

“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.

http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html








SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93



C= 1.080.214 









Nenhum comentário:

Postar um comentário