segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Recorde de distância do teletransporte quântico é quebrado nos EUA


Recorde de distância do teletransporte quântico é quebrado nos EUA


O teletransporte quântico é uma tecnologia em que é possível a transferência de dados a velocidades altíssimas. Recentemente, cientistas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, na sigla em inglês), dos EUA, conseguiram teletransportar um fóton por um cabo de fibra ótica de 102 quilômetros de comprimento. Este novo recorde quadruplica a distância alcançada pela NASA no final do ano passado. 


Embora isso não signifique que estejamos mais próximos do teletransporte humano, como na série Star Trek, dado que o avanço não compreende o transporte de matéria ou de energia, mas de informação, trata-se de um marco com potenciais aplicações revolucionárias no campo das comunicações. A equipe de físicos conseguiu reproduzir a condição de uma partícula em outro sistema remoto sem que nunca houvesse uma interação entre essas diferentes partículas. Para isso, utilizaram um equipamento detector de fótons supersensível, sem o qual seria impossível obter informações de um sinal tão fraco. 

Os usos possíveis do teletransporte quântico significarão uma mudança radical nas comunicações, ão apenas na Terra, mas também no espaço. Além disso, essa conquista é um passo significativo na criação de um computador quântico, uma máquina superpotente que poderá transformar completamente a tecnologia humana, ao permitir o processamento de informações extremamente complexas a velocidades inimagináveis. 

No mais, o experimento poderá servir de base para o desenvolvimento de um repetidor quântico, um dispositivo que permitirá a criação de uma rede de memórias quânticas separadas por grandes distâncias. Ou seja, os avanços à humanidade são incontáveis.



Fontes: NIST , Gizmod




Nenhum comentário:

Postar um comentário