sexta-feira, 29 de abril de 2011

Chineses intoxicados em fábrica da Apple querem indenização maior

25/02/2011 16h38 - Atualizado em 25/02/2011 18h02

Chineses intoxicados em fábrica da Apple querem indenização maior
Fábrica ofereceu US$ 12 mil para 115 funcionários afetados por substância.
N-hexano foi usado entre 2008 e 2009 para acelerar ritmo de produção.



Fábrica da Wintek em Taiwan (Foto: Reuters)Uma fábrica de Taiwan que produz componentes para produtos da Apple comunicou que está oferecendo cerca de 80 mil iuanes (US$ 12.177) como indenização para cada um dos 115 trabalhadores afetados por um produto químico tóxico, mas alguns deles afirmaram que a soma não é suficiente.

A Wintek, proprietária da fábrica, no parque industrial Suzhou, que fica no leste da China, disse que reservou 10 milhões de iuanes como indenização para funcionários expostos ao n-hexano, e irá pagar mais caso os sintomas perdurem.

No entanto, dois funcionários contatados pela Reuters nesta sexta-feira afirmaram que a quantia de 80 mil iuanes para cada trabalhador não é suficiente. "Não ofereçam 80 mil iuanes, nem 800 mil iuanes seriam o bastante", disse Hu Zhiyong, trabalhador de 26 anos.

Hu, que afirmou gastar mais de 800 iuanes por dia com os cuidados médicos, acrescentou que sua maior demanda são os cuidados futuros com a saúde depois de deixar a companhia. Ele também disse esperar um pedido de desculpas por parte da Apple.

A Reuters noticiou esta semana que alguns dos funcionários enviaram uma carta para o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, exigindo que a companhia ajudasse a resolver os problemas.

A Wintek afirmou que empregou o n-hexano de maio de 2008 a agosto de 2009, mas interrompeu o uso após descobrir que a substância estava deixando os funcionários doentes. A companhia usava o produto, que evapora mais rapidamente que o álcool, para acelerar o ritmo de produção. Agora, voltou a empregar o álcool.

"Nós respondemos por todas as responsabilidades", afirmou o diretor de finanças da Wintek, Jay Huang, nesta sexta-feira. "Caso descubram que a doença irá continuar no futuro, iremos indenizá-los como demanda a lei".

Segundo a Wintek, 91 trabalhadores concluíram os exames médicos e 24 ainda estão sendo examinados. Ela estima que cada um receba 80 mil iuanes como indenização.

Outros 22 funcionários não foram envenenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário