terça-feira, 24 de novembro de 2015

O dia em que o mundo quase entrou na Terceira Guerra Mundial (e atômica)


O dia em que o mundo quase entrou na Terceira Guerra Mundial (e atômica)


O fascinante relato de um veterano das forças aéreas dos EUA confirmou que, durante a crise dos mísseis de Cuba, o mundo esteve a um passo da Terceira Guerra Mundial. Naquele momento, o território de Okinawa contava com bases militares americanas, estabelecidas depois da rendição do Japão em 1945. Em uma delas, estava o comandante William Basset, falecido em 2011 e protagonista dessa história, além do capitão John Bordne, testemunha do ocorrido. 


O relato de Bordne começa em 28 de outubro de 1962. Naquela madrugada, a base aérea secreta recebeu uma mensagem criptografada proveniente do quartel-general. E ela trazia ordens muito específicas: de Okinawa, deveriam ser lançados 32 mísseis nucleares (cada um com uma potência 70 vezes maior que a bomba de Hiroshima) em direção às cidades de Pequim (China), Hanói (Vietnã), Pyongyang (Coreia do Norte) e Vladivostok (Rússia). William Basset decidiu desobedecer à ordem e acabou mudando completamente o curso da história. 

Alegando que as interferências de rádio não o haviam permitido ouvir a mensagem corretamente, o comandante se certificou de que nenhum míssil fosse lançado. E, para conseguir isso, teve, inclusive, que ameaçar de morte o soldado responsável por apertar o botão de lançamento. Quando as bases aéreas e o centro de operações se comunicaram novamente, o plano de ataque nuclear americano já havia sido abortado.



Fonte: RT 


Nenhum comentário:

Postar um comentário