sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Top 5 grandes teorias sobre a misteriosa função de Stonehenge


Top 5 grandes teorias sobre a misteriosa função de Stonehenge


Há várias teorias que tentam explicar porque o monumento de Stonehenge foi criado, há milhares de anos, no sul da Inglaterra.
A origem de sua construção também é misteriosa, como uma antiga civilização conseguiu com poucos recursos levantar um círculo de pedras enormes, que chegam a medir cinco metros de altura e pesam quase cinquenta toneladas.


A construção começou em torno de 3100 a.C e continuou em fases, até cerca de 1600 a.C. Não há registros escritos deixados pelas pessoas que construíram o local contribuindo assim para que o mistério perdure.

Mitos sobre Stonehenge são comuns, alguns deles surgiram na Idade Média, no século 12, o mago Merlin teria ajudado na construção. Os mitos recentes acreditam que alienígenas antigos aterrissaram da nave espacial e ajudaram na construção através de seus ensinamentos.
O Stonehenge inspirou também um grande número de teorias científicas, que foram sendo descobertas ao longo dos anos. Confira abaixo as 5 teorias mais comuns:

1.  Cemitério
O sítio pré-histórico de Stonehenge pode ter sido originalmente um cemitério para a elite, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores britânicos. Fragmentos de ossos foram exumados há quase um século atrás, mas no momento os arqueólogos julgaram sem importância e enterram os restos mortais novamente.
Agora, pesquisadores britânicos coletaram novamente mais de 50.000 fragmentos de ossos, representando 63 indivíduos diferentes. A análise foi apresentada em um documentário da BBC em 10 de março, que revelou que as pessoas enterradas no local eram homens e mulheres em proporções iguais, havia crianças também.
Segundo o professor Mike Parker Pearson do University College London, os enterros ocorreram em cerca de 3000 a.C. Os arqueólogos encontraram outros elementos no local como uma tigela, possivelmente usada para queimar o incenso, o que sugere que as pessoas enterradas em túmulos poderiam ser religiosas ou da elite.


2.  Local de peregrinação de doentes
Em 2008, arqueólogos Geoggrey Wainwright e Timothy Darvill da Universidade de Bournemouth na Grã-Bretanha, identificaram um grande número de esqueletos em torno de Stonehenge que demonstravam sinais de doença ou lesão. Na região foram encontrados arenitos azuis, pedras reverenciadas por supostas propriedades curativas. Os antigos transportaram os arenitos azuis por cerca de 250 quilômetros, entre os montes Preseli no País de Gales e até Wiltshire onde se localiza o sítio arqueológico Stonehenge.
“Foram às qualidades mágicas dessas pedras que transformaram o monumento e o tornaram um local de peregrinação para os doentes e feridos do mundo neolítico” relata o arqueólogo Geoggrey Wainwright.


3. Ambiente acústico
Segundo Steven Waller, estudioso da arte rupestre há 20 anos, a construção circular de Stonehenge foi criado para imitar uma ilusão de som. Waller disse que se dois flautistas tocassem seus instrumentos ao mesmo tempo, o ouvinte iria notar um efeito curioso, conhecido como interferência acústica. Em alguns pontos do local, as ondas sonoras provenientes de dois instrumentos se anulariam, ao invés de criar um ruído mais forte.
O efeito sonoro que as pedras de Stonehenge podem criar foi relatado em 2012, na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Waller, para demonstrar a sua teoria, contratou gaiteiros e pediu que os voluntários ficassem de olhos vendados. "Pedi que tirassem a venda e desenhassem o que havia entre eles e o som", disse Waller, relatando que os desenhos que fizeram eram muito similares ao Stonehenge.
A teoria de Waller é especulativa, mas outros pesquisadores confirmaram que Stonehenge apresenta uma acústica surpreendente. Um estudo divulgado em maio de 2012 descobriu que o círculo teria causado reverberações de som semelhantes aos de uma catedral moderna ou uma sala de concerto.




4. Observatório celeste
O Stonehenge pode ter sido construído pensado na posição do Sol. Em 1965 o astrônomo Gerard Hawkins da Universidade de Boston, descobriu uma forte correlação entre os alinhamentos de 165 pontos chaves do monumento. Havia pontos que indicavam o nascente e o poente do Sol e da Lua.
Desta forma seria possível saber as datas em que eclipses ocorreriam. Uma avenida com 30 metros feita de sílex (rocha sedimentar constituída de quartzo) prensado foi descoberta e ligava até o rio Avon. O caminho alinha-se com o Sol no solstício de inverno, sugerindo possíveis celebrações ou rituais no monumento em torno do solstício de inverno.
No local do Stonehenge também podemos observar o nascer do sol do solstício de verão, e ambos os solstícios ainda são celebrados e atraem turistas de todo mundo.

5.  Um exercício de trabalho em equipe
O Stonehenge pode ter sido um exercício de trabalho em equipe. De acordo com o pesquisador Pearson, do University College London, o momento da construção coincide com um momento de maior interação entre as pessoas do período Neolítico na Grã-Bretanha. Inspirados pela paisagem, que parece ligar o Sol do solstício de verão e o Sol do solstício de inverno, esses povos antigos se uniram para construir juntos, sugeriu Pearson na pesquisa divulgada em Junho de 2012.
"O Stonehenge em si foi uma grande empresa, exigindo o trabalho de milhares de pessoas para mover pedras de lugares tão distantes, dar-lhes forma e erguê-los", disse Person em um comunicado.



Fonte: LiveScience


Nenhum comentário:

Postar um comentário