quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Conheça o exoplaneta que pode ser o mais importante já descoberto


Conheça o exoplaneta que pode ser o mais importante já descoberto


 Os astrônomos vivem encontrando planetas novos, e nós aqui já publicamos uma série de matérias sobre o assunto — você pode conferir uma seleção delas através deste link. No entanto, não é todo dia que os cientistas se deparam com astros de dimensões e composição semelhantes às da Terra e que se localizem pertinho de nós.


Esse é o caso de um exoplaneta descoberto recentemente por astrofísicos do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT e que se encontra a apenas 39 anos-luz de distância da Terra. Batizado de GJ 1132b, os pesquisadores dizem que ele pode ser o planeta fora do nosso Sistema Solar mais importante já descoberto.

Exoplaneta importante

O GJ 1132b está localizado na constelação de Vela, e foi descoberto enquanto os astrônomos coletavam dados a respeito de uma anã vermelha com um quinto do tamanho do nosso Sol chamada Gliese 1132. O planeta é cerca de 16% maior do que a Terra, e os cientistas acreditam que o GJ 1132b provavelmente também seja rochoso.

No entanto, o astro se encontra tão próximo de sua estrela que a temperatura de sua superfície pode chegar a 260 °C. Com tanto calor, os astrônomos explicaram que é impossível que exista água em sua forma líquida no planeta e, portanto, isso o torna inabitável. Além disso, eles descartam a possibilidade de que exista alguma forma de vida, pelo menos como a que conhecemos, por lá.


Por outro lado, a alta temperatura não é suficiente para dissipar sua atmosfera — e é possível que o GJ 1132b conte com uma atmosfera substancial para que os cientistas possam estudar. O planeta se encontra três vezes mais próximo de nós do que qualquer outro exoplaneta já descoberto, e pode ser observado facilmente aqui da Terra.

Isso significa que os astrônomos poderão estudar em detalhe características como a composição de sua atmosfera e a velocidade dos ventos, por exemplo. Os cientistas inclusive serão capazes de determinar quais são as cores do pôr-do-sol no GJ 1132b! E é justamente a sua proximidade que o torna tão significativo, já que os pesquisadores poderão entender melhor como os planetas rochosos funcionam.

Ademais, conforme disseram, se o GJ 1132b ainda retiver sua atmosfera, então os astrônomos poderão sair em busca de planetas semelhantes que também orbitam pequenas estrelas — e estudar suas atmosferas em busca de vestígios que indiquem a presença de vida.



FONTE(S) The Guardian/Ian Sample  International Business Times/Hannah Osborne  Nature





Nenhum comentário:

Postar um comentário