sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Humanos já consumiam mel 9.000 anos atrás, revelam vasos antigos


Humanos já consumiam mel 9.000 anos atrás, revelam vasos antigos

Técnica de apicultura antiga, com colmeia dentro de tronco oco, é usada no interior da França (Foto: Eric Tourneret)

Cera de abelha foi achada em cerâmica da Europa, África e Oriente Médio.
Peça mais antiga com vestígios do produto foi encontrada na Turquia.

A descoberta de peças de cerâmica antigas com traços de cera de abelha mostra que os humanos começaram a consumir mel ainda no neolítico, há 9.000 anos, quatro milênios antes de as primeiras ilustrações com referência à apicultura terem sido pintadas no Egito.


Resíduos do produto foram encontrados em vasos, potes e fragmentos colhidos em 160 diferentes sítios arqueológicos da Europa, do Oriente Médio e do norte da África. Os cientistas em busca dos vestígios estavam caçando traços de cera de abelha, e não mel, porque só o primeiro produto é capaz de sobreviver por séculos.

A descoberta foi descrita em estudo na revisa "Nature", liderado pela geoquímica Mélanie Roffet-Salque, da Universidade de Bristol (Reino Unido).

Além de ser um vestígio da presença do próprio mel, a cera também poderia estar sendo usada para impermeabilizar vasos de cerâmica porosos. O mais antigo dos vasos com o produto foi encontrado na Anatólia, no leste da atual Turquia.

"Temporalmente, demonstramos que produtos de abelhas eram explorados continuamente, e provavelmente de maneira extensa em algumas regiões, desde pelo menos 7.000 a.C., provavelmente preenchendo várias funções tecnológicas e culturais", escrevem Roffet-Salque e colegas no estudo.

"A associação próxima da abelha melífera comunidades de agricultores neolíticas data dos primórdios da agricultura e pode fornecer evidências para o início de um processo de domesticação."




Leia também:

CLIQUE E LEIA O QUE FOI ESCOLHIDO PARA VOCÊ !!!

CHAT DO BLOG - http://bit.ly/1NLRf5K
www.publicadosbrasil.blogspot.com
www.fotolog.com/publicadosbrasil
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2

http://bit.ly/1zIu2s4



Nenhum comentário:

Postar um comentário