Clique no PLAY para leitura automática do texto:

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Linguagem de programação C tem menor popularidade desde 2001



Linguagem de programação C tem menor popularidade desde 2001


De acordo com dados do TIOBE Index referentes a agosto, uma das linguagens de programação mais antigas ainda em uso em larga escala pode estar começando a desaparecer. No mês, a linguagem C teve uma pontuação de 11,303%, seu pior resultado desde que o índice começou a ser publicado em 2001.


O ranking lista a popularidade das linguagens de programação de acordo com uma rigorosa avaliação dos resultados de cada uma delas em diversos sites de busca. 

Mais dados sobre o método de elaboração da TIOBE Index podem ser vistos nesta página.

A queda do C
Segundo os elaboradores do índice, a linguagem C não é muito adequada para os ramos de desenvolvimento web e mobile que têm se popularizado nos últimos anos. 

Isso porque desde sua criação em 1972, ela foi desenvolvida para se tornar cada vez mais ágil - e não para ter mais funções. Embora isso tenha tornado a C bastante confiável, ela também teve dificuldade em acompanhar as novas tendências da programação



Uma versão com novas funcionalidades da C já foi desenvolvida, e se chama C++. Mas como uma versão com mais recursos da C já existe, faz pouco sentido acrescentar novidades à C. Além disso, os criadores do TIOBE Index também ressaltam que a C não tem nenhuma grande empresa se responsabilizando por sua promoção. 

A Java, por exemplo - que vem liderando o índice há bastante tempo - tem a Oracle por trás de si. A Microsoft, por sua vez, endossa as linguagens C++, C# e TypeScript; o Google apoia Python, Go, Dart e JavaScript, e a Apple defende as linguagens Swift e Objective-C. No entanto, nenhuma dessas gigantes oferece publicamente apoio à C, o que também contribui para a queda de sua popularidade.



Por outro lado, a Java, atual líder da lista, continua a ser desenvolvida e otimizAda desde que foi criada. Segundo o Business Insider, embora ela tenha sido originalmente pensada para ser um sistema operacional para TVs inteligentes, sua estabilidade fez dela uma linguagem popular mesmo durante o surgimento dos smartphones.


TIOBE:




Nenhum comentário:

Postar um comentário