Clique no PLAY para leitura automática do texto:

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Como a eletricidade chega em sua tomada ?


Como a eletricidade chega em sua tomada ?


Você já parou para pensar em como chega eletricidade nas tomadas de sua casa? De onde ela vem? No Brasil aproximadamente 90% de nossa eletricidade é gerada em uma usina hidroelétrica, estas ficam em rios, aí você deve estar pensando, bem o rio mais próximo da minha casa fica em outra cidade ou na melhor das hipóteses a alguns quilômetros. 


Bem é isso mesmo as usinas ficam longe de nossas casas e essa eletricidade tem de viajar toda esta distancia até chegar em nossas tomadas. O conjunto de instalações, equipamentos, estruturas e empresas que fazem com que a energia elétrica chegue a nossas tomas é chamado de Sistema Elétrico de Potência (SEP).  O SEP é dividido em quatro partes, sendo elas: Geração, Transmissão, Distribuição e Consumo.


Geração: Uma das máximas da física diz que  nenhuma energia se cria e sim que ela se converte, e é exatamente esta a função do setor de geração, transformar algum tipo de energia  em  energia elétrica. No caso das usinas hidroelétricas a energia potencial gravitacional que se traduz na força da corredeira do rio é utilizada para girar as hélices de um gerador e converter essa força em energia elétrica de forma a ser transportada até nossas tomadas. Existem outras fontes para gerar energia elétrica além da força da corredeira de um rio, como por exemplo a luz do sol, a força dos ventos, processos químicos e térmicos.

Hidroelétrica



Transmissão: A energia elétrica gerada tem de ser transportada até nossas tomadas, mas devido a natureza da corrente alternada que utilizamos, esse processo não pode ser feito através de pilhas ou baterias, mas tem de ser utilizada em quanto é gerada instantaneamente. O Processo de transmissão é feito através das torres de transmissão que viajam quilômetros de distancia da usina onde a energia é gerada até a proximidade das cidades onde esta será consumida. 

Neste processo de transporte, devido a perdas no percurso, a tensão da eletricidade no inicio da linha tem de ser bruscamente aumentada compensando estas perdas e nas proximidades das cidades novamente abaixadas para níveis de consumo. São as subestações elevadoras e abaixadores responsáveis por este processo e são instalações pertencentes à área de transmissão.

Linhas de transmissão elétrica



Distribuição: A distribuição é que nós consumidores entendemos como a empresa que envia a conta de luz todo mês, pois esta empresa é a concessionaria que gerencia a distribuição elétrica nos bairros, cidades e estados. Nem toda concessionaria, como no caso de Minas Gerais a CEMIG, é responsável pela geração, apesar da maioria o ser, são setores distintos que pode ou não pertencer a mesma empresa. A concessionaria responsável pelo setor de distribuição é que faz contato direto com o consumidor final que somo nós, ela é responsável por colocar postes nas ruas,  cabos interligando os postes e nossa casa ou nossa indústria e empresa e também por nos tarifar sobre o serviço da eletricidade.

Postes para distribuição elétrica urbana

Consumo: O consumo somos nós usuários da energia elétrica nas residências, industrias ou comercio. Do Medidor de energia para dentro de nossas casas nós consumidores somos os responsáveis por zelar pela segurança no uso correto da energia elétrica, bem como o consumo de maneira consciente e responsável.

E é finalmente no consumo que a eletricidade chega em sua tomada, após ter viajado muito quilômetros desde sua geração até o seu uso final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário