segunda-feira, 13 de maio de 2019

ZUMBI E O QUILOMBO DOS PALMARES - O que você precisa saber sobre a Consciência Negra

ZUMBI E O QUILOMBO DOS PALMARES - O que você precisa saber sobre a Consciência Negra

Tela de Augusto Earle (1793-1838)

Novembro é o mês da consciência negra, e atribui-se ao dia 20 a comemoração oficial, data que relembra  a morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do maior quilombo das Américas e uma das personalidades mais famosas da história brasileira.


Como já se sabe, o Brasil foi um país escravagista e o último do mundo a deixar esse monstruoso sistema. Além disso, o nosso país também foi um dos que mais importaram escravos, devido a economia que era centrada na agricultura, onde a necessidade de mão-de-obra pesada era grande e por ser o meio mais barato da época, os escravos foram trazidos aos montes para o Brasil.

Ainda no século XV, no início da colonização do país, o açúcar prosperava por aqui, principalmente no nordeste. O "ouro branco",
como era chamado, logo se tornou a base da economia portuguesa, e nesse tempo houve um grande aumento de escravos trazidos da África para os engenhos brasileiros. E foram esses escravos os primeiros a ir de encontro ao sistema de opressão extrema ocidental, fundando os primeiros quilombos.

Zumbi dos Palmares é apenas um dos vários personagens que foram importantes na história dos quilombos e do início da luta pela libertação, tanto física como cultural, dos negros. Sendo assim, antes mesmo de Zumbi nascer o Quilombo dos Palmares já existia.

E se inicia o nascimento do Quilombo dos Palmares.

Não se sabe exatamente quando e onde surgiu o Quilombo dos Palmares. Acredita-se que em meados de 1590 alguns negros escravos teriam fugido e se estabelecido na Serra da Barriga, na capitania de pernambuco, que hoje é o estado de Alagoas ganhando o nome de Palmares devido a enorme quantidade palmeiras no local. Em 1602 ocorreu a primeira expedição oficial para a destruição do quilombo, e consequentemente a primeira a falhar.




Palmares foi construído sobre solo fértil, a agricultura era diversificada, também criavam animais de pequeno porte como galinhas e porcos e fabricavam manteiga, farinha de mandioca, vinho de palma entre outros. Esses  produtos eram usados como escambo em comunidades vizinhas, das quais muitos quilombolas haviam fugido e retornavam para negociar com os brancos da classe baixa. Existiam vários mocambos (aldeias) em Palmares, seu território chegou a ser maior que Portugal e no auge do quilombo estima-se que possuiu cerca de 50 mil habitantes.

Em 1630 a invasão holandesa trouxe o caos da guerra, o que facilitou muito a fuga de escravos e, consequentemente, o crescimento do Quilombo de Palmares. Assim, as trocas de mercadorias eram cada fez mais comuns, pois os portugueses cultivavam basicamente só cana-de-açúcar, isso gerou uma interdependência entre as comunidades, fazendo com que com as trocas no Quilombo se tornassem mais frequentes graças a policultura empregada pelos negros.

Alguns historiadores atribuem grande parte do mérito do crescimento do Quilombo dos Palmares a um líder, o Ganga Zumba, outros chegam a dar total crédito afirmando que ele teria sido um líder melhor que Zumbi. Mas, independente de quem foi melhor ou pior, o fato é que Ganga Zumba foi uma figura de suma importância na história do Quilombo.



Quem foi o Rei Ganga Zumba

Muito se fala que o Quilombo dos Palmares era uma república, mas de fato bem diferente de nossa república atual. Se aproximava bem mais da politica das tribos africanas, de onde descendiam os escravos foragidos. O líder era eleito pelos moradores do quilombo, que escolhiam entre aqueles mais sagazes, fortes e hábeis para liderá-los, com o tempo indeterminado de mandato e com aspectos de monarquia sendo até mesmo chamado de rei.



Ganga Zumba foi um desses lideres, os relatos detalham que ele nasceu na Africa, foi trazido ao Brasil pelos portugueses e seria descendente de uma família real africana. Ele liderou o Quilombo por mais de três décadas, em seu mandato foi que Palmares mais prosperou, porém as coisas começaram a se complicar ao fim da guerra com os holandeses, onde os portugueses e senhores de engenho brasileiros podiam se concentrar apenas nos ataques aos quilombos.

Em 1678, Ganga Zumba recebe uma proposta do governador da capitânia, o suposto acordo de paz daria liberdade a todos os habitantes do Quilombo dos Palmares em troca deles se mudarem para o Vale do Cucaú em Recife e que fossem vassalos da corte portuguesa, como qualquer outro morador da colônia e regularizados no comércio. Porém eles teriam que negar qualquer tipo de auxilio aos futuros escravos que fugissem para lá.

Após ter familiares e amigos capturados pelo governo, Ganga Zumba aceita o acordo. Palmares se divide e o mandato do rei fica abalado. Poucos foram os que seguiram para o Cucaú, tendo a grande maioria ficado em Palmares sobre a liderança de Zumbi. 
É provável que Cucaú tenha sido uma emboscada, ou que o fato de Zumbi ainda manter Palmares tenha enfurecido o governo contra Ganga Zumba, que prometera mover todo o Quilombo, ou até mesmo a combinação de todos os fatores. Estima-se que o Vale do Cucaú durou cerca de dois anos até a morte de Ganga Zumba, a teoria mais aceita de sua morte é que ele tenha sido envenenado por um quilombola contrário a sua causa.



Zumbi dos Palmares é eleito o novo Rei.

Apesar de ser um personagem histórico, faltam muitas provas reais sobre Zumbi, a teoria mais aceita é que ele tenha nascido livre em uma das aldeias do Quilombo de Palmares e capturado quando criança por um bandeirante, sendo vendido em seguida a um missionário português. Ele foi batizado como Francisco, apendeu a ler e a escrever e até um pouco de latim, era um escravo que tinha uma vida melhor que a de muitas pessoas consideradas livres na época.


Retratação de Zumbi por Antônio Parreiras (1860-1937)

Não se sabe o motivo exato que o levou a fugir, acredita-se que o missionário teria facilitado a fuga e Zumbi conseguiu chegar ao Quilombo, onde as histórias contam que Ganga Zumba teria o reconhecido como seu sobrinho que foi levado pelos portugueses e o batizou com o nome de "Zumbi", referente a um fantasma, com a interpretação de que o que está morto não pode morrer, atribuindo a imortalidade ao sobrinho.

Zumbi logo se tornou um dos "generais" do quilombo, era um excelente estrategista e um líder nato. Foi contrario ao acordo firmado entre Ganga Zumba e o Governo, assumindo a liderança de todo o Quilombo dos Palmares após a morte do tio.

É o fato de Zumbi não ter aceitado baixar a cabeça para os escravagistas, e ter lutado até o fim pela liberdade e igualdade sua e de seus companheiros perante os ocidentais que fez com que o Rei Zumbi se tornasse o símbolo da consciência negra, sendo o primeiro grande líder contra o sistema escravagista.



Mas Zumbi dos Palmares tinha escravos?

Como era de se esperar de alguém que só conheceu e viveu nesse tipo de sistema, Zumbi, tinha sim, escravos. Até mesmo os escravos que se tornavam livres ansiavam para ter seus próprios escravos. Se acreditava que a economia e o progresso eram dependentes desse sistema. Porém, o quilombo não tinha o mesmo sistema de escravidão dos portugueses, como tudo no Quilombo dos Palmares, a escravidão deveria se assemelhar ao da escravidão praticada na Africa, onde era comum os inimigos capturados serem transformados em escravos.

Busto de Zumbi dos Palmares em Brasília.


Havia também a divisão de trabalho forçada, onde por exemplo os escravos que chegavam ao quilombo por meios próprios alçavam posições mais elevadas que os escravos libertados nas investidas aos engenhos, esses eram destinados a ficar responsável pelas tarefas diárias comuns.

Porém esse fato não diminui a importância que teve Zumbi e o Quilombo dos Palmares na luta pela liberdade, assim como disse em seu blog, Leandro Narloch, autor do livro O guia politicamente incorreto do Brasil, que faz críticas ao Zumbi dos Palmares, "O fato de ter capturado e mantido escravos não o torna uma fraude, apenas um personagem do seu tempo". 

Também há relatos do Domingo Jorge Velho, o bandeirante que comandou o exército que matou Zumbi, de que os quilombolas sequestravam à força as mulheres, porém, a grande quantidade de mulheres encontradas nos quilombos torna esse relato impossível de ser verdade, sendo considerado mais uma de muitas justificativas criadas na época para a execução e destruição de todo quilombo.



Morre Zumbi dos Palmares e nasce um mito.

Não só o governo local, mas toda a corte portuguesa estavam dispostos a acabar com o Quilombo de Palmares, sendo assim, foi contratado o experiente bandeirante Domingos Jorge Velho, com o qual foi feito um acordo generoso que prometia terras e títulos a ele e aos seus homens caso conseguissem destruir Palmares. Marchando para o cerco ao quilombo em 1693.

Além de autonomia total dada ao bandeirante, que podia julgar e condenar qualquer um que tivesse sob suspeita de negociar com os quilombolas. Também foi lhe fornecido 6 canhões, armas até então consideradas de ponta, e muitas armas de fogo, foi o maior exercito reunido no Brasil na época.


Revista Super Interessante, setembro de 1993.


Após fracassar em algumas investidas, em 1694 o que seria a capital de Palmares, a Aldeia do Macaco, é tomada pelo exercito de Domingos Jorge Velho. Se acreditava que Zumbi teria morrido em combate nesse ataque, mas dados históricos mais recentes comprovam que ele morreu um ano depois, em 1695, no local que teria se refugiado após a investida e estava restabelecendo sua tropa, graças a confissão através da tortura de um de seus companheiros capturados.

Zumbi é assassinado com vários tiros e decapitado, em seguida fazem uma excursão com sua cabeça em todas as comunidades, para que se colocasse medo nos escravos e rebeldes, desmistificando a imortalidade de Zumbi dos Palmares e elevando a moral do governo.
Séculos se passaram após a morte de Zumbi dos Palmares e o Quilombo não mais teve a força militar de outrora, porém a força ideológica e o simbolismo que traz toda essa história de luta pela liberdade e igualdade, mesmo que do ponto de vista do século XVI, fortalece aqueles que buscam o fim do racismo e do preconceito.

Zumbi dos Palmares se tornou um símbolo forte do atual conceito de liberdade, o Quilombo dos Palmares, Ganga Zumba e ainda outros personagens que se apagaram na história são igualmente importantes e fazem da Consciência Negra o que ela é hoje. Algo totalmente brasileiro que firma nossas raízes e nossos laços, sem esquecermos de nossa história e do povo guerreiro que nunca deixou de lutar por seus objetivos
.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares, situado 
no centro de onde ficava o quilombo.



Curiosidades e fatos históricos sobre Zumbi e o Quilombo dos Palmares:

O Quilombo dos Palmares não tinha só negro.
Existia uma grande parcela de índios e mestiços, e até brancos que estavam em dívida com a coroa portuguesa. Também vale lembrar que o exercito de Domingos Jorge Velho, com as promessas de terras e títulos, atraiu todas as etnias, inclusive alguns negros livres. 

Dandara, a mulher-general.
Muito se fala em Dandara, que teria sido mulher de Zumbi, mas os relatos provados sobre ela são muito poucos, a história diz que ela teve três filhos com Zumbi, e que era uma guerreira que liderou vários outros guerreiros em inúmeros combates. Não se sabe onde ela nasceu, mas que teria chegado quando criança ao Quilombo dos Palmares. Dandara teria morrido ao pular de um precipício ao ser emboscada pelos militares, preferindo a morte ao cativeiro.



Capoeira foi a principal arma dos quilombolas.

Tela de Augusto Earle (1793-1838)

Pelo fato de não existir quase nenhum poder bélico, os escravos foragidos tiveram a necessidade da criação de uma luta corporal. O que é hoje chamada de Capoeira, teve seu inicio nas formações dos quilombos onde os negros tiham que aprender a lutar por questão de sobrevivência. Muitos Mestres de Capoeira consideram Zumbi dos Palmares como o primeiro Mestre da arte.


Teria sido uma mulher a fundar o Quilombo dos Palmares?
Há uma história sobre Aqualtune, que seria a mãe de Ganga Zumba e avó de Zumbi, ela era uma princesa do Congo que perdeu uma guerra, na qual foi capturada e vendida como escrava reprodutora para o Brasil. A lenda diz que ela fugiu grávida de um engenho de Porto Calvo, adentrando nas matas e se estabilizando no lugar que futuramente seria Palmares.  




Fontes: Revista Brasiliana Vol. 302, filme Quilombo 1984,  História Hoje, O Globo, FAPESP.



Leia também:

01 - Quando a ciência trabalha para o racismo

02 - Medicina Milagrosa - Bioengenharia

03 - Estudo mostra peso negativo do consumo de álcool

04 - Uma viagem submarina - Beatles 1968

05 - Último sebo a resistir na Praça Tiradentes, Livraria Marins se prepara para fechar as portas

06 - Ciência recria milagre do vinho de Jesus

07 - DETETIVES DA HISTÓRIA - Espada do Paraguai

08 - Megaobservatório é inaugurado a 5 mil metros de altitude nos Andes

09 - 'Máquina quântica' está entre as dez descobertas do ano

10 - AIDS Hoje - Saúde

11 - Veneza vai virar Mar? Urbanismo

12 - Caça-fantasmas diz ter encontrado 'assombração'

13 - Personagens da Marvel estampam uniforme da NASA

14 - Hebe Camargo morre aos 83 anos

15 - Será que o megalodon ainda poderia existir na Terra?

16 - Computador clássico de 8 bits ZX Spectrum será relançado em 2012

17 - Para saber mais - Alienígenas

18 - As 50 músicas mais importantes da história segundo a ciência

19 - Camaleões, Mestres do Disfarce - Natureza

20 - Historiador de Cambridge afirma que ressurreição de Cristo teria sido uma pura ilusão ótica

21 - Físico descobre uma nova e misteriosa forma de vida na Antártida

22 - Caçadores de Mitos - Mythbusters chega ao fim :-(

23 - Mitológicos Reis da África - História

24 - As 40 melhores fotos do Rio2016 - Fotografia

25 - As Imagens da Relatividade

26 - Conheça 10 mulheres incríveis que você não encontra nos livros de história

27 - Os Martelos dos Deuses

28 - Crânio achado no Brasil revela decapitação mais antiga das Américas

29 - Saiba mais sobre a grande história da Chapecoense

30 - Decathlon - Activision 1983 - ATARI

31 - Postagem Populares - Novembro de 2014

32 - Invenções egípcias que continuamos usando até hoje

33 - Um mundo sem fios - Wireless

34 - Policiais ganham reality shows e cadeira cativa na TV

35 - A saga do sultão Suleiman

36 - Da Flecha a Bola - O Esporte

37 - Sentimento Animal - Natureza

38 - Veja os 5 games mais bizarros da década de 80

39 - Recorde - Sociedade - CONFLITOS

40 - Artista alemão vende mesa em formato de disquete

41 - Cidade norueguesa bate recorde com sofá

42 - Esculturas de bronze de 7 mil anos de idade são encontradas na Sérvia

43 - Encontrada maleta antiga com crânios de criatura desconhecida

44 - Múmia de menino inca revela nova linhagem da raça humana

45 - Inversão do campo magnético da Terra pode ocorrer antes do que pensávamos

46 - Redes de troca de arquivo podem ajudar mercado de música

47 - Estudo afirma que a China descobriu a América dois mil anos antes de Colombo

48 - Jurassic Park da vida real: achados fósseis perfeitos de 100 milhões de anos

49 - Uma caverna fechada a 5 milhões de anos

50 - Doenças ligadas a tecnologia



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

C=734.659



Nenhum comentário:

Postar um comentário