Clique no PLAY para leitura automática do texto:

sábado, 12 de outubro de 2019

CONAN - ESC - HQ - ANOS 90

CONAN - ESC - HQ - ANOS 90


Bom, como os frequentadores deste blog sabem, sou um fã do Cimério de Bronze e após anos e mais anos consegui reunir na minha coleção digital o máximo que pude deste personagem que é uma verdadeira obra prima da literatura mundial. 


Tantas foram as tardes que ao sair do colégio (CEMG) e almoçar em casa, pegava a minha bicicleta e partia para "caçar" na banca de jornal, ao qual ficava na esquina da Rua Limites com a Rua Silva Neto, mas nem sempre a nova HQ da ESC estava por lá, pois quem chegava primeiro levava.

Era voltar para casa e ficar a tarde lendo e relendo este Gibi e as edições anteriores, admirar as capas e as histórias, que serviam de inspiração para os jogos de RPG como D&D, AD&D e Gurps Fantasy. Foi um dos muitos personagens marcantes que fizeram parte da minha infância e adolescência nos anos 90.

Segue abaixo, uma descrição do personagem e de toda o seu universo, que é único e inigualável.

"Conan, o Bárbaro é o maior personagem da literatura de fantasia heróica -- ou "espada & feitiçaria" (sword and sorcery). Criado pelo escritor texano Robert E. Howard em 1932. Fez sua primeira aparição na revista pulp Weird Tales no conto chamado "The Phoenix on the Sword" (em português, A Fênix na Espada). Howard escreveu mais dezenove histórias e um romance protagonizados pelo personagem (três dos contos só publicados após sua morte), sendo que outros escritores de renome também criaram histórias de Conan ou reescreveram contos, a partir de sinopses e fragmentos originais após 1936, ano em que Howard se suicidou. Dentre esses recuperadores e continuadores da obra de Howard se destacam L. Sprague de Camp e Lin Carter.




As histórias de Howard sobre Conan -- e também sobre Kull, o rei da Valúsia, uma criação anterior a Conan -- ajudaram a definir o formato da fantasia heróica como subgênero da fantasia: A ênfase em um herói que é um poderoso guerreiro, hábil espadachim, de disposição violenta e contrária às hipocrisias e fraquezas da civilização, e que sempre se defrontava com ameaças sobrenaturais sobre as quais sempre prevalecia, fossem elas magos, demônios ou outras criaturas de eras perdidas no tempo.

No começo da década de 70 a editora Marvel Comics começou a publicar histórias em quadrinhos de Conan, com estrondoso sucesso, e esse é o meio a que sua imagem ficou mais vinculada. Os quadrinhos de Conan foram editados pela Marvel até 2004, quando a editora desistiu dos direitos do personagem, que foram adquiridos pela Dark Horse Comics, que começou então a publicar a premiada revista Conan, mais um sucesso de crítica e de público.

Conan foi adaptado com muito sucesso para o cinema por duas vezes nos filmes Conan, O Bárbaro (em 1982) e Conan, O Destruidor (em 1984) e mais recentemente Conan - O Bárbaro (2011). Nos dois primeiros (clássicos), Conan foi interpretado pelo ator Arnold Schwarzenegger e no mais recente por Jason Momoa.



Era Hiboriana
Saiba, ó príncipe, que naqueles anos em que os mares sorveram Atlântida e os vislumbres de cidades, e à época do surgimento dos Filhos de Aryas, houve uma era inimaginável, durante a qual os reinos de esplendor se espalharam pelo mundo como miríades de estrelas sob o manto azul dos céus - Nemédia, Ophir, Brithúnia, Hiperbórea. Zamora, com suas mulheres de cabelos escuros e torres assombreadas por aranhas misteriosas; Zíngara e a nobreza; Koth, fonteiriça com as terras pastoris de Shem; Stygia, com as tumbas vigiadas por fantasmas; Hirkânia, e os cavaleiros vestidos de aço e seda e ouro. Porém, o reino mais orgulhoso do mundo era a Aquilônia, soberana do Ocidente sonhador. Nesta época surgiu Conan da Ciméria, cabelos negros, olhar sombrio e espada na mão, ladrão, saqueador, assassino, assolado igualmente por gigantescas crises de melancolia e jovialidade, para pisotear os adornados tronos da Terra com suas sandálias." (Crônicas da Nemédia)

As histórias de Conan e de alguns outros personagens de Howard se passam na fictícia Era Hiboriana, uma época pré-glacial anterior ao registro da história conhecida, posterior à suposta submersão de Atlântida, segundo L. Sprague DeCamp, doze mil anos atrás, segundo outro autor, Dale Ripke, trinta e cinco mil anos atrás.

O excerto acima foi retirado do livro publicado pela Editora Conrad no Brasil[1], com os contos originais de Howard. A tradução deixa a desejar, inclusive, a referida citação contém erros que foram reproduzidos fielmente.



Ciméria
Conan é natural da fantasiosa Ciméria, um reino fictício do norte, considerado místico e bárbaro pelos mais civilizados reinos do Sul e que, geograficamente, corresponderia aproximadamente às Ilhas Britânicas. Os cimérios eram, supostamente, descendentes decaídos dos antigos atlantes e eram conhecidos por sua belicosidade, habilidade em escalar obstáculos e ódio aos atarracados pictos e aos ruivos vanires, dois outros povos com os quais disputavam fronteiras.

A Era Hiboriana de Conan



Quem é Conan
Nascido em um campo de batalhas e filho de um ferreiro, aos quinze ou dezesseis anos, Conan deixou voluntariamente sua tribo e começou a vagar pelo mundo, tendo lutado ao lado dos loiros aesires sendo, posteriormente, escravizado pelos hiperbóreos. Escapando, atuou como saqueador, mercenário e pirata, sendo esta fase uma de suas mais marcantes devido a seu grande amor, a morena Bêlit, mais conhecida como a Rainha da costa Negra, que veio a falecer nas mãos do último sobrevivente de uma raça milenar. Durante sua vida enfrentou guerreiros, feiticeiros, monstros, vampiros, demônios, lobisomens e até mesmo criaturas dimensionais. Após inúmeras aventuras, aos quarenta anos, Conan conseguiu se tornar rei da Aquilônia, que, junto com a culta Nemédia, constituíam as mais altivas e poderosas nações hiborianas. Isto se deu após uma sangrenta guerra civil, quando o cimério estrangulou o traiçoeiro regente anterior, Numedides, e usurpou o trono. Após algumas tentativas deposição, ele teria se casado com a cortesã Zenóbia e tido filhos com a mesma. Depois de cerca de trinta anos no poder, com cerca de sessenta e oito anos, Conan teria deixado o reino para seu filho mais velho, Conn, e partido para o enigmático Oeste, onde, após uma contenda nas misteriosas Ilhas de Antillia, remanescentes da desaparecida Atlântida, teria rumado com velhos companheiros de seus tempos de pirata ao obscuro continente de Mayapan, sendo que até aqui constam suas crônicas.

Conan, o Bárbaro - O Filme



Personalidade e habilidades de Conan
Conan é descrito como ladrão sagaz, mercenário e assassino frio, formidável guerreiro, com olhos sombrios e mãos sempre prontas a empunhar uma espada. Vaga pelo mundo, por luta, ouro, mulheres e vinho. Detesta particularmente a magia e todos os seus praticantes. Ainda assim, ele conserva um certo príncipio ético de justiça, o que o faria, por exemplo, defender pessoas indefesas, depor governantes mesquinhos, etc. Seu deus é Crom, considerado distante e que pouco liga para o destino dos homens. É considerado invencível no combate de espadas. Possui força física avantajada e reflexos e sentidos aguçados. Ele também é um líder nato e excelente estrategista militar.

Conan, O Destruidor - O Filme



Constantes nas histórias de Conan
Duas constantes nas histórias de Conan são as aparições quase que obrigatórias de seres sobrenaturais grotescos e mulheres inversamente belas. Dentre estas, além da Rainha da Costa Negra, apareceram com destaque em suas aventuras as guerreiras Red Sonja (nos quadrinhos) e Valéria. Quase todas as bestas acabam inevitavelmente sendo mortas por Conan, e quase todas as mulheres, seduzidas por ele. Suas aventuras são sempre bastante violentas, repletas de ação, sendo que os reinos mais civilizados são mostrados como antros de corrupção, decadência, libertinagem e burocracia. O motivo disso seria a grande decepção de Howard com os rumos da sociedade moderna. Por isso, em suas histórias, aqueles que são chamados de bárbaros é que são geralmente os guardiões de uma certa ética.


A ESC Coleção / Editora Abril - Eu caçava estas HQ's  pelas bancas nos anos 90




O Seu filme marcou os anos 80:

Conan - O Bárbaro - Ano 1982


CONAN - O BÁRBARO
Sinopse:
Para vingar a morte de seus pais, Conan (Arnold Schwarzenegger) enfrenta um perigoso feiticeiro em busca da liga de aço, que fará com que sua espada se torne invencível. Quando criança, Conan viu seus pais serem mortos na sua frente e seu povo massacrado. Criado em um campo de escravos, ele desenvolve uma enorme força física e se torna um gladiador. Mas Conan nunca esqueceu seu triste passado e está determinado a vingar o assassinato de sua família.




A ESPADA SELVAGEM DE CONAN 1:

Segue abaixo a ESC1, a primeira da série que eu caçava nas bancas, e hoje temos disponível na internet em formato digital:




Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Garanta um futuro bem nutrido - Saúde

02 - Vizinhos Problema - Astronomia

03 - Confirmação histórica - há um novo planeta no sistema solar

04 - A imagem do amor - O Beijo

05 - 9 Postagens Destacadas - Abril 2016

06 - Cursos de noivos da Igreja Católica

07 - Britânica pinta escada de casa em homenagem a seus livros favoritos

08 - Uma guerreira contra o Câncer - Silva Brandalise - Perfil

09 - Motor que pode nos levar a Marte em 42 horas é testado com sucesso

10 - Eletricidade sob suspeita - Biofísica

11 - Charcot - Anatomia da Loucura

12 - O ano novo da Onça - Zoologia

13 - Cientistas pretendem criar simulador da vida na Terra

14 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil

15 - Anfioxo - Milhões de anos de sucesso - Imunologia

16 - Game presta homenagem a Chuck Norris

17 - Essa Gíria é da Hora - Linguistica

18 - Conheça a história dos reatores nucleares

19 - A Inteligência do Chip - Informática

20 - Trombeta apocalíptica - Som sinistro é escutado novamente ao redor do mundo

21 - Diamantes para toda Obra - Materiais

22 - A sociedade secreta mais antiga do mundo está prestes a abrir suas portas

23 - Serra do Cipó, o jardim rochoso de Minas - Ambiente

24 - 2015, três odisseias no espaço

25 - Movimento, volver - Medicina

26 - RIM vê grande mercado no varejo e planeja próxima versão do Storm

27 - 10 fatos inconvenientes sobre a vida de Nikola Tesla

28 - História Fugaz - Cachorrito de charco la palma

29 - O Rifle de Maior Alcance do Mundo

30 - O retrato do mal antes da hora

31 - Conheça as seis galáxias mais estranhas do Universo

32 - Pesquisadores usam vídeo game para criar Supercomputador

33 - Relógios inteligentes

34 - Afinal, tem problema deixar o smartphone conectado na tomada a noite toda ?

35 - Sinestesia: saiba o que a neurociência já avançou sobre a mistura dos sentidos

36 - Retrato em close da mata Atlântica

37 - De onde surgiu o mito do desaparecimento dos maias?

38 - Arqueólogos encontram suposto esconderijo nazista na selva argentina

39 - Atenção, Tripulação! - Astronomia

40 - Manuscrito enigmático em Oxford pode provar que Jesus existiu

41 - Ato de cozinhar criou a humanidade

42 - O Vôo do desequilíbrio - Tecnologia

43 - O Estômago que chocava - Gastric Brooding Frog

44 - Coloridos cidadães de coral - Oceanos.

45 - Como funcionam as leis de extradição ?

46 - Mania de Magreza - Dieta

47 - 5 filmes para você baixar da Netflix e assistir onde quiser

48 - Escritor nerd transforma jogo de RPG que se desenrola há 20 anos em livro

49 - Einstein estava errado! Teste inovador revela que entrelaçamento quântico é real

50 - Japão dispara laser capaz de explodir o planeta



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=791.326






Nenhum comentário:

Postar um comentário