domingo, 23 de fevereiro de 2020

MEDICINA - Os 7 tratamentos médicos mais bizarros da história

MEDICINA - Os 7 tratamentos médicos mais bizarros da história


A medicina demorou milênios para se desenvolver. Atualmente contamos com tratamentos modernos para todo tipo de doença, mas nem sempre foi assim. Civilizações antigas usaram todo o tipo de medicamento bizarro durante séculos. Confira abaixo as sete terapias mais inusitadas da história:



1 - Sangria


Por milhares de anos, os médicos acreditavam que as doenças eram apenas o resultado de "sangue ruim". A sangria provavelmente começou com os antigos sumérios e egípcios, mas só se tornou uma prática comum na Grécia Clássica e Roma Antiga. Médicos influentes como Hipócrates e Galeno defendiam que o corpo humano era formado por quatro substâncias básicas, ou "humores" - bílis amarela, bílis negra, catarro e sangue. Acreditava-se que esses elementos precisavam ser mantidos em equilíbrio para manter uma boa saúde. 

Assim, os pacientes com febre ou outras doenças eram frequentemente diagnosticados com excesso de sangue. Para restaurar a harmonia corporal, o médico simplesmente abria uma veia e drenava seus fluidos vitais. Em alguns casos, sanguessugas eram usadas para ajudar no serviço. 

Embora possa facilmente resultar em morte acidental por perda de sangue, a flebotomia permaneceu como uma prática médica comum até o século XIX. Os médicos medievais prescreviam a drenagem do sangue como um tratamento para tudo, desde dores de garganta até a peste. Até mesmo alguns barbeiros ofereciam o serviço, junto com cortes de cabelo e barba. A prática finalmente saiu de moda depois que novas pesquisas mostraram que ela fazia mais mal do que bem, mas sanguessugas e sangrias controladas ainda são usadas hoje como tratamento para certas doenças raras.




2 - Trepanação


A forma mais antiga de cirurgia da humanidade também é considerada uma das mais terríveis. Há cerca de sete mil anos, civilizações antigas já praticavam a trepanação, que consiste em fazer buracos no crânio como forma de curar doenças. Ninguém sabe ao certo como essa técnica surgiu. Uma teoria sustenta que ela pode ter começado como uma espécie de ritual tribal. Assim, esse seria um método para libertar espíritos malignos que estariam possuindo os doentes. 

Outros historiadores argumentam que a técnica sempre teve caráter de cirurgia convencional, sendo usada para tratar epilepsia, dores de cabeça, abscessos e coágulos sanguíneos. Crânios trepanados encontrados no Peru sugerem que  muitos dos pacientes sobreviviam à cirurgia.




3 - Mercúrio



O mercúrio é conhecido por suas propriedades tóxicas, mas já foi usado em tratamentos médicos. Os antigos persas e gregos receitavam a substância como pomada, enquanto alquimistas chineses do século II acreditavam que ela servia para aumentar a vitalidade. Alguns curandeiros defendiam que quem ingerisse bebidas tóxicas contendo mercúrio venenoso, enxofre e arsênico poderia conquistar a vida eterna e a capacidade de andar sobre a água. Uma das vítimas mais famosas desse "remédio" foi o imperador chinês Qin Shi Huang, que supostamente morreu depois de ingerir pílulas de mercúrio criadas para torná-lo imortal.

Do Renascimento até o início do século XX, o mercúrio também foi usado como um medicamento popular para doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis. Enquanto alguns relatos alegam que o tratamento com metais pesados ​​era eficaz no combate à infecção, os pacientes frequentemente morriam de danos no fígado e nos rins causados ​​por envenenamento.




4 - Pomadas de excrementos 


Os antigos egípcios tinham um sistema de saúde bem organizado que incluía médicos especializados em curar doenças específicas. No entanto, os tratamentos prescritos nem sempre eram bons. Sangue de lagarto, camundongos mortos, lama e pão mofado eram usados ​​como pomadas e curativos tópicos, e as mulheres às vezes recebiam doses de saliva de cavalo como cura para a falta de libido.

Além disso, os médicos egípcios usavam excrementos humanos e animais como remédio para doenças e lesões. De acordo com Ebers Papyrus, de 1500 a.C., fezes de burro, cachorro, gazela e mosca eram utilizadas devido a suas supostas propriedades curativas e capacidade de afastar os maus espíritos. Embora esses remédios nojentos pudessem causar tétano e outras infecções, provavelmente não eram totalmente ineficazes. Pesquisas mostram que a microflora encontrada em alguns tipos de esterco animal contém substâncias antibióticas.




5 - Curas canibais


No passado, médicos podiam receitar elixires feitos de carne, sangue ou osso humano para problemas como dores de cabeça persistentes, cãibras musculares e úlceras estomacais. O chamado "remédio de cadáveres" era comum há centenas de anos. Os romanos acreditavam que o sangue dos gladiadores mortos poderia curar a epilepsia, enquanto os farmacêuticos do século XII eram conhecidos por manter um estoque de “pó de múmia” - um extrato macabro feito de múmias moídas saqueadas do Egito. Enquanto isso, na Inglaterra do século XVII, o rei Charles II era conhecido por ingerir uma bebida "revigorante" feita com crânio humano desintegrado e álcool.

Acreditava-se que os medicamentos canibais possuíam propriedades mágicas. A crença dizia que ao consumir os restos mortais de uma pessoa falecida, o paciente também ingeria parte de seu espírito, levando ao aumento da vitalidade e bem-estar. Assim, crânios eram usados para enxaquecas e a gordura humana para dores musculares. Mas renovar os estoques desses medicamentos poderia ser um processo difícil. Em alguns casos, os doentes até compareciam à execuções na esperança de conseguir um copo barato do sangue da pessoa recém-morta.




6 - Útero Errante


Os médicos gregos antigos acreditavam que o útero de uma mulher era uma criatura independente, com uma mente própria. De acordo com os escritos de Platão e Hipócrates, quando uma mulher era celibatária por um longo período de tempo, seu útero - descrito como um "animal vivo" ansioso para ter filhos - poderia perambular livremente dentro de seu corpo, causando sufocamento, convulsões e histeria.

Para impedir que seus úteros "passeassem", as mulheres eram aconselhadas a se casar jovens e a gerar o maior número possível de filhos. Para um útero que já havia "se libertado", os médicos prescreviam banhos terapêuticos, infusões e massagens para tentar forçá-lo de volta à posição. Os médicos podiam até fumigar a cabeça da paciente com enxofre e piche, enquanto esfregavam loções com cheiro agradável entre as coxas dela. A lógica é que o útero fugiria dos maus cheiros e voltaria ao seu devido lugar.




7. A Cura da Caveira da Babilônia


Os antigos babilônios acreditavam que a maioria das doenças era resultado de forças demoníacas ou castigo dos deuses. Os médicos geralmente tinham mais coisas em comum com padres e exorcistas do que com os médicos modernos: suas curas geralmente envolviam algum componente da magia. Por exemplo, se um paciente rangia os dentes, o curandeiro poderia suspeitar que o fantasma de um membro da família estava tentando entrar em contato com ele enquanto dormia. De acordo com textos necromânticos antigos, o médico recomendava dormir com um crânio humano por uma semana como forma de exorcizar o espírito. Para garantir que esse tratamento funcionasse, o portador de bruxismo também era instruído a beijar e lamber a caveira sete vezes por noite.



AS MAIORES DESCOBERTAS DA ANTIGUIDADE - MEDICINA





Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Cidade norueguesa bate recorde com sofá

02 - Conheça a rede social que promete a vida eterna digital

03 - Cientistas encontram indícios de um dilúvio universal na Europa

04 - Câncer, testes que salvam - Medicina

05 - Técnica brasileira de cirurgia para Parkinson ganha prêmio na Europa

06 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

07 - Conheça o exoplaneta que pode ser o mais importante já descoberto

08 - Cientistas conseguem remover HIV de células infectadas com edição genética

09 - Terra pode vir a colidir com outro planeta

10 - Egito começa a restaurar máscara de Tutancâmon colada com massa

11 - Tundra e florestas boreais - Região Selvagem

12 - Paul MCCartney esta morto ??? Rock

13 - Maior Lua de Saturno pode abrigar forma de vida que não envelhece

14 - O curto-circuito do orgasmo - Biologia

15 - Júpiter um ano depois do cometa - Astronomia

16 - Rumo a Plutão - o gigante entre os anões

17 - Projeto TALOS - EUA preparam soldados ciborgues

18 - Pela primeira vez, NASA acaba de avistar algo saindo de buraco negro

19 - Retrato de Bebê - Mapa do Universo

20 - 10 grandes mulheres da ciência

21 - Asustek quer vender 13 milhões de portáteis

22 - Fundadores da Microsoft Bill Gates e Paul Allen recriam foto de 1981

23 - Decathlon - Activision 1983 - ATARI

24 - A casa do espaço - Astronomia

25 - Esta prática comum está mudando a evolução humana

26 - Ciência recria milagre do vinho de Jesus

27 - Assim caminha a humanidade - Primeiras pegadas do H. erectus são achadas

28 - Internautas elegem melhores do ano na música; veja os resultados

29 - Conheça as lendas urbanas bizarras

30 - Por que as mulheres tem pavor de barata - Psicologia

31 - Crânio revela contato entre humanos e neandertais no Oriente Médio

32 - O Charme dos Átomos no espelho - Física

33 - Gigantes para todo Serviço - Bioquímica

34 - Enorme lago congelado poderá facilitar colonização humana em Marte

35 - Arqueólogas acham ossada de criança de 3.500 anos no Piauí

36 - A História do D&D (e da TSR) - RPG

37 - Veja detalhes de réptil pré-histórico mais que estranho

38 - Tornozelo torcido sara mais rápido com gelo

39 - AS 10 MAIORES FAÇANHAS JÁ REALIZADAS POR JACKIE CHAN

40 - Chineses fazem 'acupuntura' com abelhas para tratar artrite e câncer

41 - O que os genes podem explica - Genética

42 - NASA acha minério que pode reescrever o passado de Marte

43 - Fio Maravilha - Porcelana

44 - Ingerir água em excesso pode matar

45 - Conheça os cinco tesouros mais procurados do mundo

46 - Greenglow o projeto misterioso que quer controlar a gravidade

47 - Jurassic Park da vida real: achados fósseis perfeitos de 100 milhões de anos

48 - Cinco lendários dinossauros que são bem diferentes do que a gente imagina

49 - Teoria aponta que romanos chegaram à América antes de Colombo

50 - Civilização das Baratas - Natureza

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=868.198






Nenhum comentário:

Postar um comentário