sábado, 28 de janeiro de 2023

BIBLIOTECA NO RIO - Está entre os 13 paraísos dos livros

BIBLIOTECA NO RIO - Está entre os 13 paraísos dos livros

Ainda que você não seja um leitor ferrenho ou não se interesse tanto por livros, algumas bibliotecas pelo mundo são tão lindas que merecem ser incluídas no roteiro da sua próxima viagem. 

A boa notícia é que nem precisa ir tão longe: tem endereço brasileiro entre os famosos paraísos literários. Apaixonada por livros, a professora de italiano Nicole Delucca, 41 anos, de Belo Horizonte, faz questão de visitar tais espaços toda vez que tem chance. "Amo livros incondicionalmente e eles nunca serão obsoletos para mim. Fico impressionada com a quantidade de saberes que conseguimos construir ao longo da nossa história", diz ela.


Entre os lugares que mais encantaram Nicole estão as italianas Biblioteca Apostólica Vaticana (do Vaticano) e a Marciana, de Veneza; bem como as americanas de Nova York e de San Francisco, ambas públicas. Ainda assim, a campeã, em seu pódio pessoal, é o carioca Real Gabinete Português de Leitura. "Me impressiona porque o Brasil é um país que ainda luta muito para as pessoas terem gosto pela leitura. Por todo nosso histórico de luta contra o analfabetismo funcional, é um privilégio ter essa biblioteca belíssima e tão suntuosa ao nosso alcance. Isso me orgulha muito", afirma.



01-Biblioteca Pública de Stuttgart

Oficialmente Stadtbibliothek Stuttgart, recebeu o prêmio nacional de Biblioteca do Ano em 2013. Situada no coração de Stuttgart, no sudoeste alemão, passou a ocupar um novo prédio em 2011, concebido por Eun Young Yi. Por fora, tem formato de cubo. Por dentro, dos oito andares, quatro são integrados verticalmente.




02-Biblioteca Nacional da França

Também conhecida pela sigla BnF, a Bibliothèque Nationale de France fica na capital Paris. Foi fundada em 1368 por Charles V e passou por várias reformas ao longo de sua história. A mais recente, 25 anos atrás, incluiu uma ampliação, com o prédio anexo Couverture, onde fica a conhecida Sala Oval, com arquitetura moderna. Uma das mais famosas, porém, é a Sala de Leitura Richelieu, considerada marco da arquitetura do século XIX.





03-Biblioteca Central de Helsinque



Mais conhecida como Oodi, seu próprio conceito já avisa que não é "só" uma biblioteca. Projetada pelo escritório ALA Architects, é tido como ponto de encontro no coração de Helsinque. São quase 18 mil metros quadrados de construção, em intervenções que deixam o visitante relaxado nos mais diferentes ambientes — tem café, cinema, varanda, estúdios de gravação, além de uma sala de leitura ampla e tranquila, que toma todo o terceiro andar, batizado de "Book Heaven" (paraíso dos livros, em tradução livre).




04-Biblioteca Tianjin Binhai


Parte do Centro Cultural de Binhai, a biblioteca chama atenção sobretudo pela arquitetura amorfa. Inaugurada em 2017, foi concebida por um grupo de arquitetos locais em parceria com profissionais alemães. Apelidada de "The Eye", conta com grande esfera no centro do espaço, que se assemelha a uma íris e pode ser vista de fora, como um olho.






05-Biblioteca Nacional do Qatar



O país-sede da última Copa do Mundo encantou os amantes não só de livros, mas também de arquitetura. A Qatar National Library, localizada em Doha, é recente — foi inaugurada em novembro de 2017 —, mas chama atenção pelo projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas. O ambiente se divide em duas partes: uma é moderna, cheia de luz natural e cadeiras de balanço, enquanto a outra guarda a herança histórica do Oriente Médio.




06-Biblioteca Nacional da Letônia




Conhecida como Castelo da Luz, a LNB (do letão Nacion?l? Bibliot?ka) recebeu o título de melhor do mundo em 2018. Situada às margens do rio Daugava, fica na capital Riga, tendo como principal objetivo criar uma coleção de literatura nacional e preservá-la para sempre. Obra do arquiteto Gunnar Birkerts, boa parte da sua estrutura é revestida por vidro, garantindo que a luz natural ilumine seu interior durante o dia.





08-Biblioteca da Abadia de Admont


A 250 quilômetros da capital Viena, a cidade austríaca de Admont conta com uma biblioteca dentro da abadia local que tem movimentado as redes sociais — a Benediktinerstift Admont. Tudo por conta do interior que parece obra de arte do período barroco. Com um repositório que vem sendo construído desde sua inauguração, em 1776, o espaço mistura arquitetura, esculturas, escritos e pinturas.




09-Biblioteca Joanina


Localizada no coração da Universidade de Coimbra, em Portugal, é uma obra-prima do barroco, fundada com o patrocínio de D. João V — por isso o nome "Joanina". Sua arquitetura foi pensada justamente para exaltar a riqueza do império, entre 1717 e 1728. Contudo, os primeiros livros só chegaram à biblioteca muito depois, por volta de 1750.




10-George Peabody Library


A Biblioteca George Peabody também é acadêmica e fica localizada no campus de Peabody, no centro de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos. Estabelecida em 1878, é uma construção do arquiteto Edmundo Georg Lind e, atualmente, é ligada à Universidade Johns Hopkins.




11-Biblioteca Apostólica Vaticana


A biblioteca oficial do Vaticano foi fundada em 1451 pelo Papa Nicolau V. Conta com mais de 82 mil manuscritos, incluindo alguns dos mais antigos e valiosos do mundo. Além disso, há 1,1 milhão de livros impressos, além de 8.300 incunábulos (livros impressos antes de 1.500). A biblioteca italiana possui ainda uma importante coleção de obras de arte e é aberta ao público, que precisa fazer uma solicitação prévia para a visita.




12-Biblioteca Nacional da Rússia


Além de integrar a lista das maiores bibliotecas do mundo, essa gigante russa tem ainda uma história real: foi formada a partir da Biblioteca Pública Imperial, uma criação de Catarina, a Grande, em meados de 1795. Atualmente, The National Library of Russia conta com mais de 17 milhões de volumes em seu acervo, contemplando sobretudo documentos originais em russo. Fica em São Petersburgo.





13-Biblioteca Beinecke de Livros Raros e Manuscritos


O espaço fica em um dos prédios mais importantes do país: na Universidade de Yale, em New Haven, nos Estados Unidos. A fundação ocorreu em 1963 por um membro da família Beinecke com seus próprios recursos financeiros. Hoje, é independente e cogovernada pela instituição de ensino. Para visitar a Beinecke Rare Book & Manuscript Library é preciso preencher um formulário e seguir as políticas do local.








Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Nova dieta de vacas promete reduzir flatos

02 - Saiba quais foram as Top 10 armas da Segunda Guerra Mundial

03 - Alta Fidelidade Amplificador Valvulado Octave RE290

04 - NUM PISCAR DE LETRAS - Leitura Dinâmica

05 - Historiador revela plano secreto do Papa para matar Hitler

06 - A Cidade da Ciência - Museus

07 - 4 monumentos e artefatos misteriosos que intrigam o mundo

08 - Boi 'ressuscitado' a mando dos Nazistas

09 - Você conhece os seus deuses ? A esquecida mitologia brasileira

10 - Espada de 2300 anos é encontrada brilhando e em perfeitas condições de uso

11 - Empresa de segurança americana discutia projeto de 'supervírus'

12 - O ultimo escriba dos Faraós - Perfil Jean-François

13 - Árvore resiste no meio de milhares de pneus usados na França

14 - CONSTRUINDO UM IMPERIO - EGITO

15 - Nova marmota pré-histórica reescreve história dos mamíferos

16 - O lado negativo do universo - Física

17 - Cientistas conseguem remover HIV de células infectadas com edição genética

18 - Corujas - Rainhas da Escuridão

19 - Clara Água, Cara Água

20 - Top 10 obras fundamentais da ficção científica

21 - Pesquisa de DNA aponta que polvos podem ser classificados como alienígenas

22 - Criança diz ao colega que tem o Um Anel e é suspenso da escola

23 - A Computação e o Linux - História

24 - Usuário de redes de troca de arquivo compra mais filmes e música

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Conheça os demônios de banheiro mais populares do mundo

27 - Pesquisadores acham restos de vinho medicinal com 5.000 anos

28 - Onde você vai morar em 2015 ???

29 - Cão come maconha em parque nos EUA e fica ‘doidão’

30 - Vacinas do Futuro - Medicina

31 - Langsdorff: No coração do Brasil

32 - Aqui entre nós - Os Segredos

33 - Lixo precioso - Reciclagem de PET

34 - O Zôo do absurdo - Paleontologia

35 - Geometria Espacial - Cemitério de Aviões

36 - Mundo de Jeans - Comportamento

37 - Arqueólogos de Israel revelam obra de arte com 1.700 anos

38 - Cientistas identificam onda de gravidade gigantesca na atmosfera de Vênus

39 - Fã do desenho Pingu, alemã tem mais de 7 mil itens de pinguins

40 - Árvore de Natal em Madri faz homenagem ao game 'Pac-man'

41 - Ashton Kutcher ganha disputa por 1 milhão de 'amigos' no Twitter

42 - DICAS PARA VOCÊ - JANEIRO DE 2016

43 - O homem que inventou o fundo do mar - Jacques Cousteau - Aventura

44 - Cientistas encontram tecido cerebral de 300 milhões de anos

45 - Finalmente - Agora você pode usar peças de Lego para construir sua casa

46 - Supercondutores, receita francesa para alcançar um recorde - Tecnologia

47 - Procura-se Jesus Cristo - História

48 - NORMAS REGULAMENTADORAS - ABNT

49 - Túnel secreto pode resolver mistério de civilização perdida no México

50 - E se... Um Tsunami atingisse o Brasil ?

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY





AGORA A HORA DO BRINDE:



CAVERNA DO DRAGÃO


Anos 80 e 90 de Sucesso Caverna do Dragão 

(Dungeons and Dragons) foi um desenho animado criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no jogo de RPG do mesmo nome, que fazia muito sucesso na época.  

(VEJA O "EPISÓDIO FINAL + TODOS EPISÓDIOS" POSTADOS DEPOIS DO TEXTO) 









FAV 173 de 1001 - Abril de 2020  Segue abaixo as 173 músicas 

FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção  "1001 

Songs You Must Hear Before You Die".  







FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção

As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.

“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.

http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html













SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93



C= 1.376.281









Nenhum comentário:

Postar um comentário