sábado, 29 de junho de 2013

Alta Fidelidade Amplificador Valvulado Octave RE290


Alta Fidelidade Amplificador Valvulado Octave RE290


A qualidade deste amplificador valvulado da Octave, tradicional fabricante alemão, é impressionante. É simplesmente incomparável com qualquer equipamento comum.



Este é um assunto sobre o qual não penso e muito menos estou envolvido há muito, muito tempo. Eu ainda tinha 13 ou 14 anos quando estudava eletrônica, e a despeito de já ser uma tecnologia ultrapassada naquela época, a grade curricular insistia em nos ensinar a compreender o funcionamento das válvulas. Então, com muita nostalgia, vamos falar de um amplificador valvulado de alta fidelidade.

A alemã Octave, apresentou este ano o último estágio evolutivo de muitos anos de desenvolvimento, do amplificador integrado RE280, construído em 1980. Trata-se do RE290, que tem como base o modelo eletrônico confiável do RE 280 MKII. Este, por sua vez, é uma evolução do antigo RE280. Este amplificador usa válvulas pentodo de potência KT120, que permitem extrair 100W (RMS, é claro), com apenas dois tubos em push-pull.

A potência gerada pela KT120 é maior em comparação com a clássica KT88. Os transformadores de saída especialmente desenhados para esta válvulas, permitem obter uma estabilidade total na impedância de saída, recurso útil para reproduzir toda a faixa de frequências de uma orquestra em nossa sala de audição.


Infelizmente só mesmo quem estudou eletrônica para entender as características que apresento a seguir, entretanto lhe asseguro que seu home teather de 3 mil reais é um radinho de pilha velho em comparação com este amplificador.

A faixa de resposta do Octave RE290 vai de 15 Hz a 85 kHz. O nível de ruído é 100uV, igual a -106dB, tão baixo que mesmo usando alto-falantes de alta eficiência, será impossível ouvir qualquer zumbido ou ruído.

O controle absoluto no fornecimento de energia fará com que o arranque suave do RE290 permita uma redução drástica dos picos de corrente, muito prejudiciais a este tipo de amplificador, prolongando a vida útil dos componentes suscetíveis a mudanças bruscas de corrente durante a fase de arranque (quando é ligado). Com efeito, os componentes, fabricados na Europa, estão aptos a proporcionar um som estável por mais de 15 anos


Especificações Técnicas
Potência: 2 x 90 W em alta potência ou 2 X 75 W em modo de baixa energia.
Válvulas: 4 + 3 KT88/KT120 na saída e 3 ECC82 no pré-amplificador.
Acabamento em alumínio prateado e preto.
Resposta de frequência: 5 Hz – 80 kHz / – 3 dB.
TDH inferior a 0,1%, com 10 W de saída em 4 Ohms.
Impedância mínima de carga: 2 Ohms.
Ganho/Sensibilidade de entrada: + 30 dB/V.
Consumo de energia: 160 W quando inativo e 320 W em potência máxima.
Acessórios incluídos: Cabo de alimentação e chave de fenda de 3 milímetros  pra ajudar o bias.
Peso: 24.5 Kg.
Mais informações: Octave

www.publicadosbrasil.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário