terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Conheça as diferentes datas de comemoração de Ano Novo ao redor do mundo


Conheça as diferentes datas de comemoração de Ano Novo ao redor do mundo


Na maior parte do mundo o Ano Novo é celebrado no dia 1º de janeiro, de acordo com o calendário gregoriano.


Diferentes povos ao redor do planeta celebram o início de cada ano de acordo com suas próprias culturas. Selecionamos alguns de exemplos de comemorações ao redor da Terra:


Ano Novo chinês
A data que marca o novo ciclo muda todos os anos na China. A comemoração cai entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro, dependendo de quando ocorre a lua nova do primeiro mês lunar. Esse calendário lunar é corrigido pelo solar a cada três anos. Os chineses celebram a virada durante 15 dias em uma festividade anual conhecida como “Festival da Primavera”.  O período é marcado por fogos de artifício, comidas típicas, decoração vermelha e danças do dragão nas ruas. Além da China continental, a data é comemorada em Hong Kong (foto de abertura), Macau, Taiwan, Singapura (foto abaixo), entre outras localidades. 

Ano Novo Chinês Singapura


Ano Novo judaico
O Ano Novo judaico é chamado de Rosh Hashanah. É celebrado nos dois primeiros dias do sétimo mês do calendário hebraico (a data cai entre setembro e outubro). Para os judeus, esse é um tempo de introspecção e de avaliação dos erros cometidos no ano interior e planos para melhorar o comportamento no ano que começa. A festividade é marcada pelo consumo de maçãs mergulhadas em mel como um símbolo de doçura para o novo ano. 

Ano Novo Judaico - Rosh Hashanah



Ano Novo islâmico
É também é conhecido como Ano Novo Hijri. A data é comemorada no primeiro dia do Muharram (o primeiro mês do calendário islâmico). Como o ano lunar islâmico é onze ou doze dias mais curto que o calendário solar gregoriano, o Ano-Novo cai em datas diferentes a cada ano, geralmente entre setembro e dezembro. O dia é marcado por autorreflexão, orações especiais e jejum. 

Ano Novo Islâmico - Malásia



Ano Novo tailandês
Também chamada de Songkran, a data é celebrada entre 13 e 15 de abril. Os tailandeses costumam comemorar seu Ano Novo molhando uns aos outros com pistolas d’água e mangueiras. A água simboliza a esperança de que o ano novo traga boas chuvas. Todas as estátuas do Buda também são lavadas para trazer boa sorte e prosperidade. 



Ano Novo etíope
A data também é conhecida como Enkutatash, que significa “presente de joias”. Conforme o calendário etíope, ela é celebrada em 11 de setembro (ou 12, em anos bissextos). As comemorações incluem música e dança. Algumas cidades promovem celebrações religiosas extraordinárias, apesar de não ser um feriado exclusivamente religioso.



Ano Novo cambojano
No Camboja, o Ano Novo é chamado de Chaul Chnam Thmey, celebrado em 13 ou 14 de abril. Segundo tradições budistas, a data coincide com o movimento do sol do signo de Peixes ao de Áries. Durante três dias de festividades, os cambojanos promovem desfiles nas ruas, frequentam templos e participam de jogos tradicionais. A celebração é tranquila, sem fotos de artifício e barulho.
Ano Novo indiano

Na Índia, as diversas culturas regionais comemoram o Ano Novo em diferentes períodos do ano. No estado de Karnataka, a celebração é batizada de Ugadi, comemorada entre março e abril. O festival é marcado por boa comida e pela aquisição de novas roupas. Em locais como Madia Pradexe e Rajastão comemora-se o Holi, também chamado de “dia das cores”. Ao todo, mais de 15 datas diferentes marcam o Ano Novo dos indianos. 

Ano Novo Índia Holi


Fontes: Patch, Mega Curioso, Wikipedia






Queima de Fogos Réveillon Copacabana 2015 / 2016 Fireworks New Year's Eve Rio - Brazil 




Nenhum comentário:

Postar um comentário