sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Enorme lago congelado poderá facilitar colonização humana em Marte


Enorme lago congelado poderá facilitar colonização humana em Marte


A revista Geophysical Research Letters publicou recentemente um artigo em que detalha a descoberta de um lago gigante no Planeta Vermelho.


A descoberta, feita por cientistas da Universidade do Texas, nos EUA, foi possível graças aos radares de penetração da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA.


Marte - Planeta - Ficha Técni


A massa de gelo em questão, com tamanho similar ao Lago Superior, o maior da Terra, está debaixo de uma camada de dez metros de poeira marciana, o que facilitará sua análise nas próximas expedições. Calcula-se que o lago congelado tenha uma profundidade de 170 metros.




O lago está localizado na região marciana de Utopia Planitia, uma vasta planície próxima ao equador, e que é considerada a mais habitável do planeta. Os especialistas acreditam que a presença da massa de água poderá facilitar bastante o assentamento de colônias humanas permanentes em Marte.

Água em Marte !


Acredita-se que o Planeta Vermelho tenha perdido quase todo o seu fluxo de água quando grandes ondas de raios solares destruíram sua atmosfera. No futuro, os pesquisadores tentarão determinar quais fatores influenciaram para que essa porção gigante de gelo sobrevivesse na sua superfície.




Fonte: Gizmodo




Nenhum comentário:

Postar um comentário