quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Conheça as impressionantes teorias que explicam os enigmas do Universo


Conheça as impressionantes teorias que explicam os enigmas do Universo


Alguns enigmas perseguem a humanidade: será que os buracos negros são portais para o desconhecido? Existem outros universos?


Confira alguma das perguntas mais inquietantes e algumas das mais impressionantes teorias correspondentes.

O universo se expande cada vez mais rapidamente: A teoria do Big Bang continua sendo a predominante para explicar a origem do universo. De acordo com ela, após a explosão, o Universo se expandiu e se tornou menos denso e mais estável; porém, a expansão avança. O fato curioso é que sua velocidade parece estar se acelerando e, seguindo assim, os cientistas especulam várias consequências. Uma dessas hipóteses, conhecida como a do Grande Rebote, afirma que poderá haver uma nova explosão, e o processo vai se repetir ciclicamente. 

Momentos iniciais do Big Bang - Formação dos Átomos



Existem outros universos? Muito comum na ficção científica, e uma incógnita para a ciência, é a possibilidade de que existam outros universos dentro de algum tipo de “multiverso”. Trata-se de um mistério de difícil comprovação, uma vez que só poderia ser confirmada a existência de um universo paralelo alcançando-o, o que é difícil, se levarmos em consideração a expansão do nosso Universo.





Os buracos negros poderiam ser portais para outros universos? Os buracos negros são um dos maiores mistérios do Universo: objetos cósmicos que concentram a maior quantidade de matéria em menos espaço que qualquer outro elemento do Universo. E, dada sua gravidade poderosa, nada consegue sair dos seus limites gravitacionais.




A energia escura que permeia o cosmos: Outro dos grandes mistérios que está sempre surpreendendo os cientistas é a energia escura, uma força cósmica que se opõe à gravidade. O universo visível de estrelas, planetas e gases representa 4,9% do cosmos; 26,8% correspondem à matéria escura e os 68,3% restantes são energia escura.




A verdadeira força da gravidade: Contrariamente ao que nós imaginávamos, a gravidade é muito mais fraca que outras forças fundamentais, como a eletromagnética ou a nuclear. No entanto, seu poder reside no fato de ela funcionar em grande escala no Universo, modelando-o, e por ser também a única força que não tem reação oposta: só atrai.






Nenhum comentário:

Postar um comentário