quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Guerra Mundial Zero teria dizimado civilizações e levado Europa à Idade das Trevas


Guerra Mundial Zero teria dizimado civilizações e levado Europa à Idade das Trevas


Um conflito de grandes proporções, há 3200 anos, denominado Guerra Mundial Zero, teria provocado o colapso de importantes civilizações, aponta um nova teoria.


Durante o fim da Idade do Bronze, o Mediterrâneo oriental foi dominado pelo chamado "Grupo dos 8", formado por egípcios, hititas, cananeus, cipriotas, minoicos (de Creta), micênicos (da Grécia), assírios e babilônios. Mas, há aproximadamente 3.200 anos, todas estas civilizações entraram em declínio e algumas, inclusive, foram quase varridas do mapa. 

As razões para este colapso ainda são debatidas por arqueólogos, mas já foram levantadas hipóteses que vão desde catástrofes naturais até rebeliões de civis. Mas agora, o geoarqueólogo Eberhard Zangger propõe uma causa muito maior para o declínio desse Grupo dos 8: uma série prolongada de conflitos antigos que ele chama de "Guerra Mundial Zero", de acordo com Colin Barras, em artigo publicado na New Scientist. 



Cultura luwian 

Mapa da ocupação Luwian

Na última passada, Zangger, diretor da Fundação de Estudos Luwian, com sede em Zurique, na Suíça, lançou um livro e um website argumentando que uma outra cultura, que ele chama de Luwians, deu início a uma série de invasões que culminou com a queda de vários povos na Idade do Bronze. 

"Por milhares de anos, a maior parte do oeste da Ásia Menor foi politicamente fragmentada em pequenos reinos e principados", escreve Zangger. "Isso, certamente, enfraqueceu a região economica e politicamente, e também atrasou o reconhecimento de uma cultura Luwian mais ou menos consistente." 

Zangger afirma que os Luwians formaram uma coalizão forte o suficiente para destruir o império hitita. Ele acredita que os Luwians foram os "Povos do Mar", mencionados em documentos egípcios, que invadiram aquele império e ajudaram a desestabilizar o Novo Reino. 


Inscrições Luwian de 900-700 A.C.



Idade das Trevas 

Civilização Micênica


De acordo com Zangger, os micênicos se anteciparam à investida dos Luwians e lançaram uma série de ataques contra suas cidades portuárias. Mas, após o triunfo, retoranram para casa e foram surpreendidos pelos políticos, que não quiseram dividir o poder, o que levou a Grécia a uma guerra civil e à Idade das Trevas. Quase todas as grandes cidades da região foram destruídas por volta de 1200 a.C. 


Civilização Micênica - Mapa


Mas nem todos os pesquisadores estão convencidos da ideia de uma "Guerra Mundial Zero": 

"Ele está trazendo esta ideia da antiga guerra internacional", rebateu Michael Galaty, chefe do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual do Mississippi. "A maioria dos arqueólogos se recusam a usar essa terminologia." 

Algumas correntes tradicionais acreditam que o colapso da civilização micênica ocorreu após a invasão dórica, que determinou o fim da Idade do Bronze. 


Invasões Indo-Européias



Fonte: Smithsonian Mag 

Civilizações da Idade do Ferro




Nenhum comentário:

Postar um comentário