Mouse para Deficientes Visuais
Diante das tecnologias foi possível produzir um mouse especialmente para pessoas com deficiência visual, o Mouskie. (Foto: Divulgação)
É a evolução da tecnologia permitindo criar meios para que todos possam ter acesso à internet e informática de modo geral.
Você Sabia?
Uma espécie de régua localizada a frente do mouse para deficientes visuais é que faz toda a diferença, nela os pontos sobem e descem sempre que o equipamento é movimentado, assim é possível sentir cada letra.
A chegada do mouse para deficientes visuais se deu por insistência de dois pesquisadores suíços que tiveram o interesse em desenvolver para essas pessoas facilidades na hora de utilizar o computador.
Philippe Racine e Jean-Marc criaram o mouse para deficientes que funciona com muita agilidade e facilidade. A ideia é que os deficientes visuais sejam capazes de perceber as letras apenas sentindo-as no equipamento.
Como Funciona o Mouse?
Como a tecnologia serve tanto para os parcialmente cegos, assim como para os que não enxergam absolutamente nada, existem duas formas de saber exatamente o que está escrito ou o que se escreve.
Ao pressionar qualquer tecla e passar o mouse sobre a letra, aparecerá na tela o que foi digitado, ao lado terá a inscrição em braille, também uma síntese vocal será emitida e dirá o que está escrito e para finalizar é possível sentir com os dedos os pontos que compõe a letra.
O sistema funciona de modo bastante veloz, o que possibilita ao usuário ler palavras inteiras ao passar o equipamento por cima. O cursor sai de uma letra e logo é capaz de detectar outra e formar o alfabeto braile.
Mouskie
O mouse para deficientes visuais recebeu o nome de “Mouskie”, ele funciona através da tecnologia wi-fi e apresenta ótimos resultados. Recentemente, na Feira Reabilitação ele apareceu.
Aprovado, o equipamento deixou feliz muito dos que ali estiveram e os fiz perceber o quanto pesquisas e colaborações podem ser benéficas para que cada dia mais as pessoas possam ultrapassar os limites físicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário