sábado, 29 de junho de 2013

O que é Android ?


O que é Android ?


O Android é o sistema operacional livre da Google para celulares, smartphones e tablets que está se expandindo e dominando rapidamente todo o mercado.


O que é Android? Esta é uma pergunta feita por cada vez mais pessoas que buscam comprar um novo celular. Este artigo, sem pretensão de esgotar o assunto, pretende te explicar o que é Android de forma descomplicada.

Não faz muito tempo, o nome Android começou a se tornar popular, mesmo entre pessoas que não estão muito atentas ao que acontece no mundo da tecnologia. Para mim, que acompanho o desenvolvimento de novas tecnologias, vejo o Android como algo que chegou meio que atropelando. No começo, não foi muito levado a sério, mas provavelmente devido ao poder da Google, sua desenvolvedora, ele se capilarizou e hoje é o concorrente direto do IOS, o sistema operacional usado pela Apple no iPhone.

O que é Android?
Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, que tem como base o núcleo do Linux. Talvez a maneira mais fácil de explicar, seja dizer que o Android é o Windows de alguns celulares. Da mesma maneira que o Windows nos permite interagir com a máquina e outros programas, o Android da Google nos permite interagir com o hardware dos celulares e usar os programas desenvolvidos para esta plataforma. Ele não é o único sistema operacional para dispositivos móveis. Existem outros, como o iOS da Apple, o Windows Phone da Microsoft e o Symbian da Nokia.

Quem é o dono do Android?
O Android é desenvolvido em parceria pela Google e Open Handset Alliance, mas é a Google quem dá as cartas, controlando a engenharia e gerenciando os processos. Tudo começou com a aquisição da Android Inc, uma empresa de Palo Alto, Califórnia, pela Google no ano de 2005. O Android está disponível como uma plataforma de código aberto desde 21 Outubro de 2008. Código aberto quer dizer que o sistema pode ser usado por terceiros sem o pagamento de licenças.

Versões do Android
Você já deve ter lido nas descrições de grandes lojas online, coisas como Honeycomb, Gingerbread, Froyo, entre outras palavras estranhas, relacionadas a telefones Android. Isto ocorre porque cada versão do sistema operacional Android da Google recebe um nome. Na data de publicação deste artigo, a última versão para celulares e smartphones era a 2.3 Gingerbread, e a última versão para tablets era a 3.0 Honeycomb. Veja abaixo as versões do Android e um gráfico mostrando o uso do sistema em dezembro de 2010.

1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
2.2: FroYo (Frozen Yogourt – Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2010)
2.3: Gingerbread (versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010)
3.0: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)


Muitas opções de celulares Android
Uma das coisas legais, pelo menos para os usuários, é que podemos hoje encontrar celulares Android para todos os gostos e necessidades. Há desde opções simples e baratas até as sofisticadas e caras. O modelo de desenvolvimento é diferente de produtos como o iPhone, uma plataforma fechada em que só aplicativos aprovados pela Apple podem ser comercializados, além de severas restrições aplicadas por esta empresa.

A grande capilaridade do Android, permite que possamos encontrar um modelo de celular e aplicativos que, juntos, satisfazem a praticamente todas as necessidades. Por outro lado, os desenvolvedores tem grande trabalho adicional para tornar seus aplicativos compatíveis com as diversas opções disponíveis no mercado, fato que não assombra os desenvolvedores do IOS da Apple.

Veja abaixo uma pequena lista de aparelhos que usam Android:

Sony Ericsson Xperia X8
Sony Ericsson Xperia X10a
Sony Xperia Arc
Sony Xperia Play
ZTE X850
Motorola XT300
Motorola MB501
Motorola Droid X
Motorola Droid 2
Motorola Droid 2 Global
Motorola Droid Pro
Motorola Atrix 4G
Motorola Milestone X
HTC Droid Incredible 2
LG P500
LG Optimus 2X / G2x
Samsung Behold II
Samsung i5510
Samsung Galaxy Tab
Samsung Droid Charge
Samsung Galaxy Fit
Samsung Galaxy Gio
Samsung Galaxy Mini
Samsung Galaxy Player
Samsung Infuse 4G
HTC Nexus One
HTC G2
HTC Desire HD
HTC Inspire 4G
HTC Incredible S
HTC EVO 4G
HTC EVO Shift 4G
HTC MyTouch 4G
Meizu M9
Sony Xperia Arc
Kyocera Echo

Fotos de celulares Android


Motorola XT300 Spice com Android

Samsung GT i5510 com Android

Motorola MB 525 com Android

Samsung GALAXY S II GT-I9100 com Android



Nenhum comentário:

Postar um comentário