sábado, 29 de junho de 2013

Pistola Taser Arma de choque elétrico – Informações


Pistola Taser  Arma de choque elétrico – Informações

Pistola Taser: A arma não letal utilizada pelos homens da polícia e que tem provocado mortes (Foto: Divulgação)

Depois da morte de dois brasileiros surge debate quanto ao uso da Pistola Taser, que imobiliza uma pessoa por meio de choque elétrico



Pesquisas apontam que 500 pessoas já foram vítimas da pistola Taser nos Estados Unidos. Lá essa alternativa já vem sendo usada desde 2001, ou seja, em 11 anos de utilização essa arma de choque elétrico tem causado algumas mortes, cabe aos responsáveis pela segurança pública analisar.

A polícia de modo geral tem usado a Pistola Taser, arma de choque elétrico, com a intenção de diminuir a utilização da arma letal. Sempre quando é necessário imobilizar uma pessoa, não importa o motivo, seja por se tratar de um contraventor ou para preservar a vida de alguém ela é usada e já está dando o que falar.

Nos últimos dias muitos debates foram promovidos acerca da Pistola Taser. Será que ela protege a sociedade civil ou prejudica? Tudo isso pelo fato de terem morrido dois brasileiros, um no exterior e  outro em Florianópolis.

Na madrugada de domingo (25) a Policia Militar do Sul foi acionada para conter um homem que segundo informações ameaçava pular da janela do prédio onde residia. Para impedir o acontecimento os policiais agiram com a arma considerada não letal de choque elétrico, a vítima não resistiu a descarga e faleceu.

Outro fato bastante parecido aconteceu com o estudante Roberto Laudísio Curti, 21 anos. Ele morava em Sydney, na Austrália e foi atingido por 18 disparos da Taser, o garoto também não resistiu e morreu mais tarde.

Taser, a pistola que imobiliza e em alguns caso mata (Foto: Divulgação)

O que é a Taser e seus efeitos?
De acordo com os órgãos de segurança que utilizam a pistola, ela é um dispositivo elétrico incapacitante, menos letal que uma arma de fogo;

Emite choque elétricos através de dardos;

A pessoa atingida pode ficar paralisada de 10 segundos a 5 minutos. A sensação é uma espécie de cãibra no corpo todo. Em alguns casos a descarga elétrica é tão forte que a pessoa não pode suportar.


As perguntas que não querem calar
Diante de todos esses acontecimentos uma dúvida surgiu, será que essas armas de descarga elétrica realmente são benéficas para sociedade ou só a prejudica?

Quem não corre risco de morte quando atingido com uma pistola desse “calibre”?
Quem são as pessoas que podem ser vitimas fatais da Taser?

Essas questões foram levantadas e precisam de resposta, todo o cuidado é pouco já que se sabe que não é possível utilizar a arma em qualquer pessoa ou em qualquer situação.

Os que correm mais risco de morte

1 ºAs pessoas com problemas cardíacos têm mais chances de responderem aos disparos fatalmente, pois se existir a predisposição de desenvolver uma taquicardia, esse choque pode levar à morte.

2º Os usuários de drogas. Uma pessoa sob efeito dessas substâncias pode vir a falecer.

3º Pessoas que acabaram de realizar algum esforço físico.


Veja no vídeo como funciona
Policiais fazem testes para saber como exatamente funciona a pistola Taser e quais os efeitos que ela causa no ser humano. Através das imagens é possível perceber que imediatamente ao ser atingida a pessoa sente alguma dor.

Assim que a arma é disparada, sondas ligadas por fios saem e se prendem ao corpo do individuo, a corrente elétrica é descarregada e  é por esse motivo que os músculos se contraem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário