segunda-feira, 24 de junho de 2013

Óculos especiais bloqueiam reconhecimento facial por câmeras


Óculos especiais bloqueiam reconhecimento facial por câmeras

Óculos com luzes infravermelhas de LED impedem reconhecimento facial por câmeras (Foto: Divulgação/National Institute of Informatics)

Luzes infravermelhas impedem que câmeras façam identificação.
Aparelho ainda não tem data para chegar ao público.



Para quem tem medo dos novos sistemas de reconhecimento facial, com câmeras que podem identificar as pessoas nas ruas, em lojas, cafés - ou até o Google Glass, que reconhece contatos do usuário - pesquisadores japoneses criaram um óculos que impede que estes sistemas reconheçam rostos. O aparelho ainda não tem nome oficial nem data para ser disponibilizado ao público.

O dispositivo possui pequenas luzes infravermelhas de LED que impedem que as câmeras façam o reconhecimento dos rostos, mas a luz é invisível ao olho humano. Deste modo, uma forte iluminação aprece ao redor do rosto de quem usa os óculos impedindo a identificação.

Por enquanto, apenas câmeras com que captam imagens infravermelhas são bloqueadas com o uso do aparelho, que possui um design meio estranho.

Os óculos foram criados pelo Instituto Nacional de Informática do Japão. Os criadores afirmam que trabalham em uma versão que impedirá o bloqueio de imagens por qualquer câmera ou sensor.

Rosto do usuário não é reconhecido por câmera ao usar os óculos (Foto: Divulgação/National Institute of Informatics).

www.publicadosbrasil.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário