quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cientistas criam o micróbio com genética mais econômica da história


Cientistas criam o micróbio com genética mais econômica da história


Cientistas americanos desenvolveram um genoma microscópico, com menos de 500 genes, ao manipular em laboratório múltiplos fragmentos de DNA.


Os cientistas, liderados por Craig Venter, publicaram os resultados do seu estudo na revista Science, onde forneceram os detalhes sobre a criação de um micro-organismo com o menor genoma já registrado pela história, isto é, o menor número de genes necessários para que um organismo sobreviva e se reproduza. 

Em termos relativos, é algo impressionante: enquanto o micróbio do laboratório, chamado JCVI-Syn 3.0 é formado por 473 genes, o organismo humano conta com mais de 20 mil. Para ser ter uma ideia, a bacteria Escherichia Coli tem em torno de 9.500 genes e Mycroplasma genitalium, uma bactéria parasita, é o ser vivo com menos genes que se tem conhecimento, com apenas 525. 

Vinte anos de pesquisas 

A criação do Syn 3.0 é resultado de mais de 20 anos de pesquisas. “A única maneira de responder às questões mais básicas sobre a vida era chegar a um genoma mínimo, e a única forma de fazê-lo era criando-o artificialmente em um laboratório”, afirmou Venter, que trabalha pra o J. Craig Venter Institute (JCVI) e é um dos fundadores da Synthetic Genomics, uma empresa de biotecnologia, localizada em San Diego, na Califórnia.  

Após um teste de descarte, em que foram eliminados os genes não essenciais para a vida do micróbio, os especialistas formaram um novo genoma, que, posteriormente, foi transferido para uma bactéria vazia, ou seja, sem informação genética, dando origem ao menor organismo vivo da história. 

“É um passo importante para a criação de uma célula viva, em que o genoma esteja completamente definido”, afirmou o biólogo Chris Voigt, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge.


Fonte: Science 


Nenhum comentário:

Postar um comentário