segunda-feira, 18 de abril de 2016

Estudo mostra que chimpanzés também podem acreditar em Deus


Estudo mostra que chimpanzés também podem acreditar em Deus


Aqui vai uma pergunta que pode soar um tanto quanto estranha para você: macacos acreditam em Deus?


Imagine que a resposta fosse afirmativa. O quanto isso mudaria a nossa percepção da cultura humana? 

A possibilidade de afirmar que não apenas os seres humanos creem na existência de um ser superior não é pura especulação: vem de uma observação científica de chimpanzés em Guiné, que parecem ter desenvolvido um sistema ritualístico para cultuar um deus. 



A descoberta, realizada por um grupo de cientistas da Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha, foi seguida de uma pesquisa que chegou a resultados surpreendentes. Os pesquisadores filmaram os primatas com câmeras escondidas e registraram o que vemos no vídeo: um comportamento grupal que não tem um objetivo claro, uma função prática, como acontece em todas as tarefas coletivas dos animais, mas que parece remeter a uma crença simbólica, hipótese reforçada pelo fato de a prática ter se repetido de forma idêntica em outras ocasiões. 

Essa descoberta incrível leva a uma pergunta inquietante: será que o sentimento religioso e a consciência de uma entidade superior obedecem a um caminho evolutivo em que os chimpanzés estão andando na mesma direção que nossa espécie? Será que compartilharemos com os macacos, em algum momento, um mesmo Deus? 

Ou será que já o compartilhamos atualmente?  




Fonte: Pijama Surf  




Nenhum comentário:

Postar um comentário