quarta-feira, 20 de abril de 2016

Cientistas buscam nos animais a origem da maldade


Cientistas buscam nos animais a origem da maldade


O mal está ao nosso redor: Hitler, Maníaco do Parque e atentados terroristas são apenas alguns exemplos de até onde ele pode chegar.


A maldade pode ser definida como qualquer atitude que seja ruim, perversa ou cruel.  Mas de onde vem o impulso de agir assim? Os humanos evoluíram de primatas ancestrais e animais ainda mais simples. Isso quer dizer que herdamos nossos comportamentos deles? 

Será possível traçar a evolução do mal?

Um grupo de psicólogos da University of British Columbia, no Canadá, dividiu a maldade em quatro categorias: Maquiavelismo, Psicopatia, Narcisismo e Sadismo. Eles questionam por que esses comportamentos existem nos humanos e se propuseram a descobrir se eles também existem em outros animais. 

Maquiavelismo e Psicopatia 

O Maquiavelismo consiste em usar inteligência estratégica para obter poder e derrotar um rival. Esse comportamento é comum em atividades como a política, por exemplo. Mas ele também pode ser observado em macacos. Estudos que acompanharam animais da espécie rhesus por mais de 20 anos mostram que eles criam táticas complexas para se sobressaírem dos competidores. Essas estratégias envolvem alianças com outros indivíduos e o uso de violência física para proteger seus grupos, fêmeas e comida.

A Psicopatia é caracterizada por comportamentos antissociais, falta de remorso, agressividade, ausência de laços emocionais e insensibilidade. Especialistas acreditam que esse comportamento pode ser visto em animais. Um estudo observou mãe e filha gorilas canibalizando oito bebês-chimpanzés durante um período de quatro anos. Os pesquisadores atribuíram essas atitudes a um distúrbio de personalidade. Animais como chimpanzés também podem apresentar traços de psicopatia. 

Narcisismo e Sadismo

O egoísmo excessivo associado ao Narcisismo também é uma frequente fonte de maldade. O narcisista se sente especial e exala uma confiança capaz de atrair vítimas em potencial. A fêmea do louva-deus atrai o macho com sua exuberância e arranca a cabeça do parceiro durante a cópula. Já o Sadismo consiste em ter prazer com o sofrimento alheio. Animais como gatos aprendem a caçar na infância “brincando” com suas vítimas. A princípio eles não querem matá-los, apenas torturá-los. Bichos adultos que permanecem se comportando assim, estariam fixados em um comportamento infantil que não foi superado. 

A ideia de maldade é vinculada com conceitos humanos de moralidade. O verdadeiro mistério não está na origem dos comportamentos “maldosos”, mas no fato de que nossa espécie passou a rejeitar esses atributos mesmo que eles possam trazer benefícios em termos de sobrevivência genética. O mais surpreendente é que os homens tenham sido relativamente bem-sucedidos em reprimir esses impulsos. 


Fonte: BBC





Nenhum comentário:

Postar um comentário