sábado, 11 de dezembro de 2010

EUA terão lançador de granadas "inteligente", controladas por rádio

30/11/2010 17h05 - Atualizado em 30/11/2010 17h05
EUA terão lançador de granadas 'inteligentes', controladas por rádio
Mira laser ajuda XM25 a determinar ponto de explosão de projétil.
Departamento de defesa encomendou 12.500 armas, a US$ 35 mil cada.


XM25 é capaz de atirar munição controlada por rádio. (Foto: Divulgação/US Army)Soldados do exército dos Estados Unidos atualmente em missão no Afeganistão vão ganhar uma nova arma inteligente. O Departamento de Defesa americano deve entregar a partir de dezembro para as tropas no país asiático o primeiro lote do lançador de granadas XM25, que dispara projéteis programáveis, controláveis por rádio, para explodir no local exato apontado pelo soldado. No total, foram encomendadas 12.500 unidades do XM25.

A arma, que consumiu sete anos de desenvolvimento e custa US$ 35 mil a unidade, é apontada como "revolucionária" pelos especialistas em indústria bélica. Por meio de lasers, é possível indicar um alvo a até 700 metros de distância. A detonação da granada pode ser ajustada para acontecer à frente ou após o alvo, e não apenas no impacto.

Por conta desta característica, o soldado passa a ter mais facilidade para eliminar inimigos que estejam protegidos por barreiras físicas. Com um botão, é possível indicar se o projétil deve explodir 3 metros antes, 3 metros depois ou no local exato do alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário