quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Por que a gente é assim? O DNA

POR QUE A GENTE É ASSIM? O DNA



O que rege o fascinante espetáculo biológico que transforma duas células numa pessoa capaz de compor poemas, erguer cidades, construir foguetes e propor a si mesmo a pergunta que você acabou de ler? Afinal, o que nos faz humanos?

Na tentativa de responder a questão, o biólogo inglês Matt Ridley não escolhe somente um dos candidatos a regente da sinfonia: a natureza, representada pelas determinações genéticas, ou a cultura, expressa pela influência recebida do ambiente que nos cerca. A tese de Ridley é de que o duelo entre os partidários das duas candidaturas não faz sentido. Uma não sobrevive sem a outra. "Natureza versus cultura está morto. Vida longa à natureza via cultura", escreve.
A conclusão de que o ambiente interage com o DNA na formação humana é resultado da análise dos mais recentes estudos genéticos. Estudos que alteraram a maneira como entendemos o genoma. Sai a idéia de uma planta de edifício que descreve todo o projeto humano e entra uma espécie de receita de bolo, que pode ser alterada de acordo com a manipulação dos "ingredientes". Descobrir até que ponto pode ir o improviso dos fatores ambientais na receita genética é o objetivo de Ridley, que também reconstitui historicamente a longa guerra científica entre natureza e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário