domingo, 26 de dezembro de 2010

Grã-Bretanha e Alemanha criarão arquivo on-line sobre a 1ª Guerra

17/12/2010 08h25 - Atualizado em 17/12/2010 08h25

Grã-Bretanha e Alemanha criarão arquivo on-line sobre a 1ª Guerra
Cartas e fotos serão digitalizados e disponibilizados na internet.
Poucos destes materiais foram expostos publicamente.

A Grã-Bretanha e a Alemanha pretendem criar um arquivo digital de memorabília pessoal da Primeira Guerra Mundial, anunciaram na quinta-feira (16) a Universidade Oxford e a Biblioteca Nacional da Alemanha.

As duas organizações, em conjunto com o arquivo digital europeu Europeana, disseram que vão convidar pessoas de toda a Alemanha a levar itens pertencentes a familiares envolvidos na guerra para serem digitalizados e a contarem suas histórias.

A Universidade Oxford já iniciou o processo na Grã-Bretanha, criando o que descreve como o Grande Arquivo da Guerra, com cartas de familiares, fotos e suvenires recolhidos de pessoas de todo o país, que serão digitalizados.

Agora, as partes pretendem levar o projeto para a Alemanha, o arqui-inimigo da Grã-Bretanha nas duas guerras mundiais, promovendo uma série de mostras em bibliotecas em todo o país e criando um site na internet para o qual as pessoas poderão enviar materiais on-line.

"Temos orgulho de fazer parte desta aliança. Os artefatos e suas histórias sobreviveram, e precisamos registrá-los enquanto ainda fazem parte da memória familiar", disse a diretora da Biblioteca Nacional da Alemanha, Elisabeth Niggemann. "Poucos destes materiais já foram expostos publicamente ou disponibilizados para historiadores. O que a Guerra que ocorreu entre 1914 e 1918 demonstra, especialmente ao nível pessoal, é a inutilidade da guerra e como ela é lamentável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário